Ciências Biológicas: Mercado de trabalho, atuação e mais!

As Ciências Biológicas abrangem o estudo da vida e seus processos. Desde a célula até o meio ambiente, essa área de conhecimento é fundamental para a saúde


Ciências Biológicas é o estudo das diferentes formas de vida e como elas se comportam desde a sua origem, genética, estrutura e desenvolvimento dos seres vivos.

É uma área que exige muito estudo e pesquisa, por isso é reconhecida e valorizada no mercado, estando presente nos estudos dos seres vivos (humanos, plantas ou animais). Assim, o profissional pode escolher em qual vai se especializar. 

Diante disso, a escolha de especialização vai ser determinante para saber em qual lugar vai trabalhar, já que a área é ampla e oferece inúmeras oportunidades de atuação, que vão desde zoológico à indústrias de segmento alimentício e produtos de limpeza. 

Além disso, têm os profissionais que optam pela docência e lecionam matérias e conhecimentos das Ciências Biológicas para alunos do fundamental, médio ou superior. Sobretudo, para isso, é fundamental uma especialização na área, que pode ser adquirida em um mestrado. 

O biólogo fica apto para lecionar na graduação de Ciências Biológicas, além de participar de pesquisas de extensão, colaborando para estudos e descobertas dos assuntos ligados à área. 

Como está o mercado de trabalho em Ciências Biológicas

Um fator que tem potencializado o crescimento dessa área é a tecnologia, pois suas inovações e equipamentos modernos estão servindo no auxílio das pesquisas e agilizando descobertas. 

A área de saúde é uma das mais promissoras no mercado e os profissionais de Ciências Biológicas colaboram com a descobertas de doenças e de medicamentos, por essa razão, ajudam na atuação dos médicos, tornando-se valorizada e reconhecida.

Nesse sentido, a tendência é o crescimento contínuo da profissão e mais acréscimos das Ciências Biológicas na sociedade, já que sua atuação é de suma importância para a sobrevivência dos seres vivos.

Quem se forma em Ciências Biológicas trabalha onde

Esses profissionais têm o privilégio de estar vinculados em várias áreas do mercado, por causa da sua importância na sociedade.  A partir das observações realizadas por eles, é possível atuar em: 

  • Alimentos;
  • Remédios;
  • Vacinas, etc.

Por isso, podem ser encontrados tanto na rede pública, quanto na privada. Confira alguns  dos locais que esses profissionais estão inseridos:

  • Indústrias;
  • Zoológico;
  • Centros de pesquisas;
  • Instituições de ensino, etc.

Nesse sentido, o profissional não fica limitado a apenas uma área  de atuação, podendo estar inserido em vários setores do mercado. 

Principais áreas de atuação da Ciências Biológicas

A Ciências Biológicas tem uma gama de vertentes a ser estudada e é por essa razão que há várias formas de atuação. Conheça algumas delas:

Ensino 

Nesta área, muitas pessoas que optam pela licenciatura em Ciências Biológicas são as que  têm o interesse em ministrar aulas ou até mesmo realizar pesquisas acadêmicas. 

Pois, habilidades vão ser adquiridas durante o decorrer da graduação e pós, com a intenção de fazer com que o estudante saia capacitado para apresentar conteúdos, como:

  • Evolução;
  • Botânica;
  • Ecologia, etc. 

Vale ressaltar que a licenciatura é mais indicada para aqueles que se sentem à vontade em falar diante de muitas pessoas. 

Zoologia

Neste ramo, o profissional vai focar no estudo dos animais, através de análises de morfologia, evolução, desenvolvimento, classificação e o comportamento de várias espécies. 

Na maioria das vezes, é comum encontrar esses profissionais em museus, zoológicos e até mesmo em reservas naturais.

Controle de Pragas e Vetores

O objetivo principal é assegurar o bem-estar da população. Visando isso, vai estudar sobre quais pragas podem se proliferar e quais são os meios para evitar. Além disso, também irá coordenar equipes de dedetização e de outras práticas que colaborem para amenizar os impactos causados pelas pragas. 

Genética e Biotecnologia

A tecnologia está ganhando espaço em várias áreas, uma delas é na Ciências Biológicas, que a utiliza para o estudo dos organismos e da sua genética a partir de equipamentos tecnológicos.

Além disso, a tecnologia também é  essencial para o aperfeiçoamento da qualidade dos alimentos e até de remédios, ou seja, com a ajuda destes equipamentos, o trabalho dos profissionais é facilitado. 

Microbiologia

Um dos trabalhos mais importantes desses profissionais é o estudo da fisiologia dos microrganismos e das suas interações com os humanos e com os animais. 

Com a pandemia, o trabalho desses profissionais foi essencial para entender o comportamento e proliferação do vírus Covid-19. 

Basicamente, nesta área da Ciências Biológicas, seu foco é desenvolver remédios  e vacinas, até mesmo a conservação dos alimentos, tratamento da água e controle dos agentes patológicos a partir dos estudos de vírus, bactéria e protozoários.

Perfil do profissional de Ciências Biológicas

A Ciências Biológicas espera dos seus profissionais um comportamento no qual possa auxiliar no desempenho das suas funções.

Como é uma área pautada em estudos e pesquisa, é importante que os seus profissionais sejam observadores e analíticos, assim vão conseguir reunir dados e percepções para chegar a uma resposta concreta e esperada. 

Além disso, são os responsáveis pela criação de meios para evitar que a sociedade esteja mergulhada em pragas e vírus, por isso sua dedicação, perseverança e paciência são os seus aliados para encontrar soluções.

E aqueles que vão escolher a licenciatura, é fundamental ser atencioso e comunicativo, visto que para ministrar conteúdo, é crucial saber como se comunicar para que os alunos consigam aprender de fato.

Por essa razão, é indicado ter uma linguagem fácil de ser compreendida, para não deixar os alunos perdidos durante suas explicações.

Vale ressaltar que o motor principal nessa área é o estudo e a pesquisa, colaborando para o avanço da sociedade. Desse modo, esses profissionais devem buscar cada vez mais conhecimentos e especializações.

Curso de Ciências Biológicas da Unit

O curso de Ciências Biológicas pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, na forma de licenciatura ou bacharelado. A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

Tanto no bacharelado quanto na licenciatura, os alunos vão ter matérias essenciais para a sua atuação e laboratórios disponíveis para aulas práticas ou pesquisas. 

Contudo, ao decorrer da graduação, a grade curricular vai se especificar conforme a modalidade do curso. Por exemplo, na licenciatura, vai ter mais disciplinas voltadas ao ensino; em contrapartida, do bacharelado, o seu foco maior será como a profissão pode atuar em diversos segmentos dos negócios.

POSTS RELACIONADOS

emec