Engenheiro Elétrico: como é a profissão, onde estudar e mais!

Como é a carreira de engenharia elétrica, as possibilidades de atuação e as habilidades necessárias para se destacar na profissão. Como é essa profissão.


O Engenheiro Elétrico é o profissional responsável por cuidar de toda estrutura de energia de prédios, casas, apartamentos em construção ou já construídos, indústrias e dentre outros, possuindo como objetivo principal fornecer segurança e realizar serviços elétricos com qualidade e eficiência.

O mercado de trabalho para esses profissionais está em constante avanço porque a necessidade por mão-de-obra especializada na área tem sido crescente. Portanto, quem tiver um curso de graduação terá maior oportunidade por uma vaga de trabalho de destaque e com boa remuneração.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Engenheiro elétrico, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Engenheiro Elétrico

A profissão do Engenheiro Elétrico possui como objetivo principal fornecer segurança e realizar serviços elétricos com qualidade e eficiência. De modo que todo planejamento para qualquer empreendimento que necessita de energia é realizado pelo Engenheiro Eletricista, isso desde as pequenas ligações elétricas até os grandes sistemas de eletricidade, como saber ligar um transformador trifásico, por exemplo.

No mercado de trabalho, o engenheiro eletricista pode atuar no planejamento e operação de sistemas elétricos, em concessionárias de energia, indústrias, consultorias, empresas prestadoras de serviços e no setor público. Bem como na fiscalização e em perícias de obras, inclusive, com informática e sistemas e redes de comunicação e telecomunicações com e sem fio.

Esse profissional atua em diversos ramos, desde empresas de sistemas elétricos até empresas que trabalham com dispositivos eletrônicos, como por exemplo, fábrica de transformadores. Segue abaixo, as principais funções do Engenheiro Elétrico nas diversas áreas de atuação:

  • Sistemas de Biomedicina - a atuação nessa área é bastante ampla, sendo a sua principal função:  projetar energia para os equipamentos hospitalares e pode ainda projetar, construir ou consertar aparelhos cirúrgicos e ortopédicos, como, por exemplo, endoscópios, óticos e aparelhos diversos.
  • Controle e automação - pode atuar em indústrias com maquinários eletromecânicos automatizados ou sistema de automação industrial. Esse setor é bastante promissor para a área de Engenharia Elétrica, envolvendo robótica e esse profissional é capaz de propor soluções para questões eletrônicas e tecnológicas.
  • Eletrônica de potência - nessa área o profissional atua com dispositivos em motores e maquinários elétricos, além de poder trabalhar com conversores elétricos e digitais.
  • Telecomunicações – atualmente, um setor que está em constante crescimento é o das telecomunicações, no qual o Engenheiro Elétrico pode atuar na área com sistemas de fibras óticas e diversos tipos de telefonia, como por exemplo, no digital, analógica e satélite.

Como é o curso de Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica tem duração, em média, de cinco anos, e geralmente, dura em torno de dez semestres, formando profissionais com habilidades e competências para lidar com a geração, transmissão e distribuição da energia elétrica.

Ao longo da graduação, o estudante tem contato com disciplinas que exigem, principalmente, habilidades das Ciências Exatas, como Matemática e Física e também habilidades digitais. Ao final do curso, é necessário cumprir a carga horária do Estágio Supervisionado, entregar e apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

O curso é reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC) e pelo Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (CONFEA). Portanto, para exercer a profissão, é necessário que o graduado possua o registro no Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (CREA).

Como é a grade do curso de Engenharia Elétrica

A grade curricular representa o conjunto de disciplinas que o estudante estudará ao longo da graduação.

Sendo assim, confira aqui a grade curricular para o curso de Engenharia Elétrica da Unit. Lembrando que o conjunto de disciplinas pode variar de instituição para instituição.

Onde estudar Engenharia Elétrica

O curso de Engenharia Elétrica pode ser encontrado na UNIT, uma das Universidades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). 

A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do País.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Engenharia Elétrica da Unit

Engenharia Elétrica é a parte da Engenharia que é responsável pelos estudos e aplicações da eletricidade, bem como do eletromagnetismo e da eletrônica. Esse ramo da engenharia é um dos mais antigos e vem acompanhando os movimentos de comercialização e distribuição da energia elétrica.

A Unit proporciona uma graduação de alto nível em Engenharia Elétrica. O ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades relevantes para a atuação do Engenheiro Elétrico.

Os egressos são aptos para desenvolver o projeto elétrico de prédios, casas e demais instalações, elaborar estruturas e componentes elétricos, bem como trabalhar na automação de processos.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec