Gestor da Qualidade: Conheça a Carreira, Curso e Onde Estudar!

Você deseja saber mais acerca da profissão de Gestor de Qualidade? Então acesse nosso blog e confira todos os tópicos importantes acerca dessa profissão.


A eficiência de uma empresa é guiada pelos altos índices de produtividade e pela satisfação dos seus clientes. Unir esses dois fatores não é tarefa fácil, mas é necessário para o sucesso da organização. Tal atividade fica a cargo do Gestor de Qualidade.

O trabalho desse profissional consiste em garantir que empresas de todos os setores reduzam o desperdício e correspondam com os requisitos de entidades certificadoras. A gestão de qualidade é uma área que tem o objetivo de garantir que produtos e serviços sejam entregues de acordo com as expectativas.

Sendo assim, para que uma empresa não se coloque em risco diante de um mercado cada vez mais exigente é essencial que ela paute as suas atividades nos princípios da gestão de qualidade. Diante da importância dessa área, convém analisar tudo acerca do profissional que atua com isso: o Gestor de Qualidade.

Como é a profissão de Gestor de Qualidade

O Gestor de qualidade tem a responsabilidade de garantir os padrões de qualidade de um produto ou de um serviço ofertado por uma empresa, objetivando assegurar que os processos produtivos sejam mais eficazes. Tal processo está intimamente ligado à redução de custos e ao aumento da satisfação do consumidor com o produto ofertado.

O processo da garantia da qualidade permite que os consumidores recebam o produto ou serviço de maneira padronizada e satisfatória. Para tanto, isso requer uma série de etapas, processos e supervisões a serem cumpridas.

Dentre as principais atividades desempenhadas por um gestor de qualidade estão:

  • Inspeção e supervisão de setores ligados a processos de produção;
  • Desenvolvimento de procedimentos operacionais padrão;
  • Estudo dos aspectos legais, de segurança e biossegurança do negócio;
  • Elaboração de metas de controle de qualidade;
  • Preparação de pessoas ou equipes para assegurar padrões de qualidade;
  • Elaboração de relatórios sobre os resultados da produção;
  • Análise de pontos de melhoria para adequar-se às normas vigentes.

Como é o curso de Gestão de Qualidade

O curso de Gestão de Qualidade capacita os alunos para lidarem com as diversas etapas de um negócio que vão desde a administração, escolha da matéria-prima, seleção de colaboradores, até os mecanismos produtivos. No período da graduação o estudante é ensinado a fazer análises de processos, planejamento de soluções e avaliações de resultados.

A Gestão da Qualidade possui diversas matérias direcionadas a uma administração mais eficiente de empresas, objetivando formar profissionais com uma visão integral acerca dessa área.

Além disso, durante a graduação, o aluno também aprende a acompanhar a rotina de trabalho, os métodos de produção em indústrias, bem como no comércio e nas empresas fornecedoras do serviço.

Basicamente, no curso de Gestão de Qualidade o estudante aprende a:

  • Programar e implementar sistemas de gestão da qualidade;
  • Mapear processos organizacionais, conforme indicadores de qualidade;
  • Desenvolver e analisar documentação e relatórios de qualidade;
  • Realizar avaliações sistemáticas dos procedimentos e rotinas de uma empresa.
  • Administrar pessoas para que possam agir com qualidade nas suas atividades;
  • Gerenciar o fluxo de informação e comunicação na companhia;
  • Promover a capacitação de pessoas para minimizar a produção fora das normas;
  • Criar ferramentas para reduzir falhas;
  • Desenvolver programas de avaliação de performance produtiva nas empresas.

Design sem nome (19)-2

Onde estudar Gestão de Qualidade

O curso de Gestão de Qualidade pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Sendo assim, essa universidade é capaz de desenvolver profissionais extremamente aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

O tecnólogo é ministrado 100% online e possui duração de dois anos, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

Curso de Gestão de Qualidade da Unit

A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Gestão de Qualidade. O ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que ele reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades relevantes para a atuação do gestor de qualidade.

A Unit proporciona aos alunos contato com métodos de trabalho que ampliam habilidades e competências de gerenciamento, liderança, autoconfiança e capacidade de enfrentar e solucionar problemas. Dessa forma, é ideal para aqueles que percebem que a qualidade é uma ferramenta de extrema importância para aprimoramento das etapas da produção, bem como do negócio em geral.

Portanto, se você tem o interesse em se tornar um grande líder e destacar-se não só na empresa em que trabalha, mas também no mercado de trabalho, então não perca tempo, se matricule já no curso de Gestão de Qualidade e venha ser um aluno EAD.

POSTS RELACIONADOS

emec