Social Media Profissional: profissão, formação e instituições

Tem interesse em atuar como um Social Media, mas não sabe por onde começar? Então confira a seguir tudo acerca dessa profissão e da graduação no curso de Mídias Digitais.


O advento de novas tecnologias impulsionou o surgimento de novas profissões associadas aos aparelhos telefônicos e as redes sociais, essas, especificamente, foram cruciais para a criação de uma profissão que se dedica às mídias digitais.

Somado a isso tem-se que o mundo no período pós pandemia entendeu a importância do meio digital e a sua repercussão positiva nos negócios. Dessa forma, a área de mídias digitais ganhou cada vez mais espaço, exigindo, assim, profissionais extremamente capacitados para transformar negócios e estabelecer comunicação com o mercado de maneira eficiente.

O Social Media é esse profissional que atua com toda a comunicação realizada por meio da internet e com os mais diversos conteúdos. É responsabilidade dele o gerenciamento dos perfis de redes sociais, promovendo atualizações e geração de conteúdo, com o objetivo de atrair seguidores, marcas ou personalidades.

Possuir o conhecimento sobre as mídias digitais é fundamental nos dias de hoje, seja para aumentar vendas, melhorar relacionamentos ou ainda fortalecer marcas. Sendo assim, convém analisar tópicos importantes sobre a profissão que lida com isso: o Social Media.

Como é a profissão de Social Media

O social media tem a responsabilidade de administrar as redes sociais para que o público tenha acesso a todas as informações que necessitam de maneira eficaz, seja ela uma notícia ou informações acerca de um produto à venda.

Para tanto, esse profissional planeja, desenvolve, elabora, publica, e faz análises em cima de resultados provenientes das mídias sociais. Um social media ainda gera conteúdo e gerencia as redes sociais de alguma pessoa ou empresa.

Atuação do Social Media

Diversas são as funções exercidas por esse profissional. A seguir confira mais algumas atribuições do social media:

  • Divulgação de conteúdos;
  • Divulgação de novos produtos;
  • Fortalecimento da identidade de uma marca nas mídias sociais;
  • Promoção de engajamento e interação com o público;
  • Administração de crises de imagem;
  • Desenvolvimento de anúncios;
  • Planejamento das redes sociais;
  • Análise de métricas, a fim de otimizar investimentos, entre outras.

Design sem nome (30)-1

Mercado de trabalho de um Social Media

A profissão de social media possui um mercado diversificado e amplo. Esse profissional pode trabalhar em empresas, prestadoras de serviço, indústrias ou comércio. Ele tem a possibilidade de desenvolver atividades direcionadas ao marketing digital, interação com o mercado e comunicação.

O social media também pode atuar na coordenação de redes sociais de organizações tecnológicas, agências de publicidade, instituições de ensino, órgãos públicos, entre outros.

Como é o curso de Mídias Digitais

O curso de Mídias Digitais forma profissionais capazes de compreender o mercado e o consumo no ambiente digital. Os estudantes aprendem a se comunicar mediante a produção de conteúdo.

O curso possui duração de 2 anos e tem disciplinas focadas para proporcionar uma formação diferenciada. Durante a graduação há o estudo acerca de anúncios nas mídias sociais, publicidade digital, bem como instrumentos que facilitaram o desenvolvimento de negócios e interação virtual com os consumidores.

Esse curso tem a intenção de formar profissionais qualificados e dotados de uma visão estratégica em relação aos diversos meios eletrônicos e ao universo digital. O estudante aprende a desenvolver técnicas para a criação de conteúdos, adquiri propriedade para realizar o gerenciamento de redes e torna-se apto para estabelecer estratégias de comunicação.

Além disso, no curso de Mídias Digitais, o aluno conhecerá os modelos mais atualizados de negócio e as técnicas eficazes de SEO, e-mail marketing, Social Media Ads. Ou seja, o estudante será capaz de realizar um planejamento de mídia mais adequado à realidade do cliente, elaborando campanhas virtuais que gerem bons resultados.

Onde estudar Mídias Digitais

O curso de Mídias Digitais pode ser encontrado na Universidade Tiradentes (Unit), uma das faculdades de maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação). Sendo assim, essa universidade é capaz de desenvolver profissionais extremamente aptos para enfrentar o mercado de trabalho.

O tecnólogo é ministrado 100% online e possui duração de dois anos, sendo que o aluno só necessita se deslocar ao polo em que está matriculado para a realização das provas no fim do período, ou seja, a maior parte do tempo o aluno estuda de maneira autônoma por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Essa plataforma é uma sala de aula virtual moderna, onde ficam concentradas as videoaulas e os materiais de apoio necessários para a formação do estudante. Além disso, durante as atividades virtuais, os estudantes têm a possibilidade de tirar dúvidas e interagir com professores e tutores.

Curso de Mídias Digitais da Unit

A Unit EAD proporciona uma graduação de alto nível em Mídias Digitais. O ingresso nesse curso é de grande valor, uma vez que ele reúne um conjunto de conhecimentos e habilidades relevantes para a atuação do Social Media.

O curso tem como propósito formar profissionais multidisciplinares e com uma visão estratégica em relação aos meios eletrônicos. Possui uma estrutura curricular com disciplinas que visam esclarecer a área, demonstrar como se organizam projetos e como se produz conteúdos, edição de vídeos e entre outras coisas. 

O curso tem duração de dois anos, correspondente a quatro semestres.  Portanto, não perca tempo! Se matricule já no curso e venha ser um aluno EAD!

POSTS RELACIONADOS

emec