Biomédico: o que faz, perspectivas, mercado de trabalho e mais!

A área da saúde é bastante reconhecida no mercado, já que tem uma grande contribuição para o bem-estar da população. Conheça sobre o mercado de Biomedicina


A Biomedicina sem dúvidas é uma das profissões mais importantes, basicamente sua atuação colabora para identificação, controle e cura de doenças que podem afetar o ser humano. 

Juntamente com uma equipe médica colabora para o diagnóstico de um paciente, através de exames, por exemplo das análises clínicas. Dessa forma o biomédico têm o seu espaço garantido no mercado, uma vez que a área da saúde é uma das mais valorizadas. 

Principalmente em laboratórios e hospitais é possível encontrar esses profissionais, tanto na rede privada quanto pública. Por ser tão necessário suas funções e conhecimentos para o bem-estar da população, o número de contratados nessa área têm bons índices. 

Além disso com a biomedicina focada também na estética trouxe uma inovação e mais visibilidade para essa profissão.Promovendo procedimentos para prevenir o envelhecimento e reparar cicatrizes, etc.

Como está o mercado de trabalho em Biomedicina

Com a pandemia a biomedicina ganhou mais ênfase o número de exames aumentaram e de contribuir com o controle da doença, através da sua ajuda com os exames dos diagnósticos do covid. 

Além de colaborar com pesquisas realizadas para a produção de uma vacina específica para a prevenção da doença.  

Outro fator é o avanço das pesquisas e da tecnologia, facilitando descobertas e abrindo mais caminhos para outros estudos e consequentemente mais conhecimento sobre algumas doenças, possibilitando a produção de medicamentos como paliativo ou para a cura.   

Atualmente a formação de biomedicina permite ao profissional 30 habilitações para atuar na profissão, tudo isso promovendo amplitude para o mercado biomédico.

Portanto, o profissional formado em Biomedicina não fica limitado a somente uma atuação na área, tendo a sua disposição diversas formas de atuar nessa profissão.

Nesse sentido, a formação em biomedicina se torna um dos cursos com mais crescimento no mercado, por oferecer boas possibilidades de atuação e com um bom índice de empregabilidade.

Quem se forma em Biomedicina trabalha onde

Os biomédicos vão coletar sangue, análise, fazer transfusões, participar de pesquisas e desenvolvimento de medicamentos e vacinas. Além de atuarem na promoção da estética da população. Por isso, podem ser encontrados em:

  • Hospitais;
  • Clínicas;
  • Laboratório;
  • Centros de Pesquisas;
  • Clínicas de estética.

Muitos dos profissionais em estética abrem seu próprio negócio para fornecer seus serviços, por ser uma área que pode ser exercida independente, tornando ainda mais atraente sua habilitação. 

Principais áreas de atuação de Biomedicina

O biomédico contribui para o diagnóstico e para o tratamento do paciente, por meio de exames e pesquisas disponibilizando a saúde melhores possibilidades de bem-estar. 

Como foi dito anteriormente, esses profissionais atuam em diversos segmentos da área, conheça alguns deles:

Análises Clínicas

Uma das habilitações mais exercidas na biomedicina. Basicamente, é para a identificação e o controle de doenças que podem afetar o ser humano. 

Ou seja, através de exames como sorologia e processamentos de sangue, vai aplicar técnicas que o ajudaram na interpretação dos resultados e assim fornecer laudos do procedimento. 

Banco de Sangue

Aqui o seu foco é o processamento de exames de transfusão, além disso trabalhar com células-tronco para transplantes de medula, etc. 

Portanto, trabalha em parceria com a equipe médica com a intenção de colaborar com a recuperação do paciente.

Biomedicina Estética

Atualmente um dos ramos mais procurados para exercer a produção, por conta da grande demanda.

Nesta especialização é voltada para a correção de disfunções estéticas, corporais, faciais e diminuir o impacto do envelhecimento fisiológico. 

A princípio seu objetivo é atender pacientes com o desejo de realizar procedimentos estéticos que tragam bons resultados para sua aparência, auxiliando para a conquista de uma autoestima.

Imunologia

Com a pandemia essa área ganhou bastante ênfase no mercado dessa área.

Pois, através da atuação desses profissionais desse ramo conseguiram identificar e classificar os agentes patológicos do vírus, porque é uma das especialidades da imunologia.

Além de contribuir para o desenvolvimento de medicamentos e vacinas, fornecendo à população meios de se proteger contra doenças de vários tipos.

Microbiologia dos Alimentos

Uma das áreas mais diferentes dessa profissão é a sua função de identificar quais são os microrganismos que têm chances de contaminar os alimentos e prejudicar a saúde das pessoas. 

Sendo uma das maneiras de estar na biomedicina, exercendo sua função principalmente no campo da indústria alimentícia.

o-que-e-biomedicina

Perfil do profissional de Biomedicina 

O comprometimento com suas responsabilidades diante dos prazos é essencial para o perfil desses profissionais, muitas das suas funções que chegaram até ele precisa ser realizada até um determinado momento para não comprometer o paciente. 

Dessa forma, é importante ser ágeis e atentos ao que estão fazendo para não preocupar a equipe médica que depende das suas funções para entrar em ação da forma devida. Além disso, precisam ser curiosos e gostar de investigar, porque isso é um dos aspectos mais aparentes da sua profissão, por causa dos diagnósticos e das pesquisas. 

Como em toda profissão é importante está se atualizando, nesta também, procurando sobre estudos e descobertas para que sua atuação seja de acordo com as inovações da ciência. Portanto, esses aspectos vão contribuir para a formação de uma carreira sólida e de sucesso, oferecendo uma atuação qualificada e comprometida com o bem-estar.

Curso de Biomedicina Unit

O curso de Biomedicina pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A grade curricular de Biomedicina tem o foco no funcionamento do corpo humano para entender como reagem às doenças e microrganismos. Com disciplinas como:

  • Biologia Molecular;
  • Bromatologia;
  • Imaginologia;
  • Farmacologia;
  • Parasitologia, entre outras.

Sendo acessada através de uma plataforma digital (AVA) onde tem disponível também materiais, questionários digitais para a contribuição do aprendizado. 

O aluno só precisa comparecer na instituição para a realização das provas no final do período. Aliás, tem a sua disposição videoconferência com seus tutores e colegas como forma de crescimento e de tirar dúvidas, como também um momento interessante para estabelecer uma rede de contatos.

POSTS RELACIONADOS

emec