Gastrólogo: como é a profissão, onde estudar e mais!

Tem habilidade com a cozinha e quer se profissionalizar? Descubra tudo sobre a profissão do Gastrólogo e veja se Gastronomia combina com você.


A formação no curso de Gastronomia capacita os profissionais para o manuseio de alimentos e o preparo de pratos, oferecendo também conhecimentos sobre gestão, processos industriais, valores nutricionais do alimento, segurança alimentar, processos industriais, legislação relacionada à indústria alimentícia.

O profissional graduado no curso de Gastronomia está habilitado para trabalhar em todas as funções da cozinha, seja ela chefiando equipes, produzindo eventos ou mesmo na indústria de alimentos, portanto existem diversas opções de carreira.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão de gastrólogo, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Gastrólogo

O gastrólogo é o profissional responsável por utilizar conhecimentos teóricos e práticos do ramo culinário, a fim de aplicar técnicas no preparo de alimentos, bebidas, bem como na gestão de restaurantes. Nesse sentido, é de responsabilidade desse profissional aplicar os métodos de segurança alimentar, de planejamento e da elaboração de cardápios que atendam as necessidades exigidas.

Esse profissional atua em todas as funções dentro de uma cozinha, seja chefiando equipes ou produzindo eventos. Logo, essa é uma profissão que oferece várias oportunidades de atuação, dentre algumas áreas tem-se:

  • Chef de Cozinha: a tarefa do chef é comandar a cozinha toda, elaborar o cardápio e supervisionar a equipe em todos os tipos de restaurantes.
  • Eventos: o chef trabalha eventos dos mais diversos tipos. É um ramo bastante amplo.  
  • Chef Pâtissier : o chef se especializa em confeitaria e panificação, ou seja, torna-se especialista em pães e sobremesas.
  • Personal Chef: o profissional pode trabalhar como chef de cozinha na casa ou no evento de quem o contratou.
  • Consultoria: aqui, o profissional atua como um conselheiro. Ele sugere mudanças na área em que ele entende. Desde a disposição das mesas até estratégias de marketing, mudanças no cardápio, etc.
  • Segurança Alimentar: oprofissional pode atuar com vistoria de cozinhas para ver se está tudo limpinho e se as regras estão sendo seguidas.
  • Desenvolvimento de Produtos: nessa área, o profissional vai atuar no desenvolvimento de produtos industrializados, tais como sorvete, lasanha congelada, lata de molho de tomate, etc.
  • Gestão: administrar o restaurante. As tarefas são variadas, desde a contratação da equipe, treinamento, cuidar da grana e entrar em contato com fornecedores e clientes.
  • Crítica de Gastronomia: o profissional pode atuar avaliando o trabalho dos outros. O crítico avalia o atendimento, a apresentação do prato, o sabor, aroma, tempo de espera e vários outros aspectos do restaurante. 

Como é o curso de Gastronomia

O curso de Gastronomia é ofertado em duas versões: na versão bacharelado, realizada em quatro anos, e na versão de tecnólogo, feita em dois anos. Entre as duas opções de curso, há diferença no conteúdo que é passado na faculdade e também na quantidade de aulas teóricas. Em ambos os formatos, o estudante terá contato com aulas práticas, porém a carga horária de aulas teóricas é maior no bacharelado.

O curso é composto por disciplinas teóricas como a de História da Gastronomia, sua evolução e a relação com a cultura, assim como matérias do curso de Química, como Bioquímica e Microbiologia, na qual a ênfase é dada nos princípios da nutrição.

Somado a isso, a parte prática envolve técnicas específicas, como de panificação, preparo de bebidas, cortes e preparos mais específicos. Para complementar o curso, o estudante de Gastronomia tem matérias de administração, como Gestão Financeira e Planejamento de Cardápios.

Onde estudar Gastronomia

O curso de Gastronomia  pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, essa universidade tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Gastronomia da Unit

O objetivo do curso de Gastronomia da Unit é formar profissionais capacitados para o mercado de trabalho, através de conteúdos bem mais abrangentes do que a manipulação de alimentos e preparação de pratos.

Um tecnólogo em Gastronomia pode trabalhar de forma direta ou indireta na produção de pratos, na elaboração de cardápios e na gestão do negócio.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec