Mercado de trabalho para Gastronomia: Tendências e oportunidades!

A Gastronomia ganhou notoriedade, conquistando brasileiros seja como hobby, profissão ou até mesmo arte. Veja sobre o mercado de trabalho para Gastronomia!


O mercado de trabalho para gastronomia tem adquirido popularidade por diversas frentes, mas acima de tudo graças à necessidade que todos têm de alimentar.

A alimentação é um dos maiores consumos da sociedade, um segmento amplo e com inúmeras possibilidades de atuação.

Segundo a Associação dos Bares e Restaurantes (Abrasel), nos últimos cinco anos o mercado de gastronomia cresceu 10%.

Com isso, novas atuações foram surgindo. Hoje, o chef de cozinha não precisa estar limitado a elaborar pratos, planejar um cardápio ou comandar uma equipe.

Agora podem prestar consultorias nas aberturas de novos bares ou restaurantes, bem como opinar em melhorias aos que já estão em funcionamento. 

Os gastrólogos são inseridos também em panificações e confeitarias, atuando como um chef pâtissier.

Além disso, a área de segurança alimentar, responsável por verificar cozinhas, indústrias, restaurantes e etc, podem ser exercidas pelo gastrólogo, que assume a responsabilidade de avaliar os estabelecimentos conforme os padrões de higiene. 

A área de gastronomia está se tornando uma das mais atraentes no mercado, conseguindo ocupar novos espaços.

Diante disso, o gastrólogo não precisa buscar apenas restaurantes ou estabelecimentos para atuar. Agora, ele possui a liberdade de expandir seus horizontes na área.

Como está o mercado de trabalho em Gastronomia 

De acordo com uma pesquisa realizada pela Ticket, os brasileiros gastam em média 60% do salário com a alimentação, uma parte dela é em refeições fora de casa. 

Nesse sentido as pessoas estão buscando consumir refeições em estabelecimentos do que em suas casas, um dos motivos para essa procura é uma sociedade acelerada e devido a isso muitos não tem tempo de elaborar suas próprias refeições.

Assim, empresas estão investindo em entregas a domicílio e essa é uma das modalidades que mais cresce. Fazendo o mercado de trabalho para gastronomia bem aquecido.

Atualmente, a gastronomia em grandes centros turísticos é bastante benéfica para os profissionais da área.

Principalmente no nordeste, pela junção da culinária com a paisagem, em outros lugares do Brasil o turismo cresce consideravelmente também, nas regiões sul e sudeste.

Tanto hospitais públicos quanto particulares estão contratando gastrólogos para cuidar da alimentação dos pacientes, atuando juntamente com um nutricionista em busca de cardápios novos, variados e nutritivos. 

Portanto, o mercado de trabalho em gastronomia aumenta ainda mais, alcançando mais destaque e visibilidade na sociedade.

Quem se forma em Gastronomia trabalha onde

As várias formas de atuação consistem em várias oportunidades de emprego. Assim, o profissional de gastronomia pode atuar em segmentos como:

  • Indústria; 
  • Restaurantes;
  • Bares;
  • Confeitarias;
  • Buffets;
  • Hospitais e etc. 

Além disso, também existe a possibilidade de oferecer seus serviços de forma autônoma e atingindo um maior número de clientes. Essa também é uma ótima maneira para ter mais flexibilidade e independência no mercado. 

Principais áreas de atuação do profisisonal de Gastronomia

Com um mercado de trabalho em ascensão, a facilidade em atuar em várias áreas aumenta ainda mais. Conheça algumas das formas de atuação do gastrólogo

Confeitaria

Neste ramo, a especialidade do chef é desenvolver alimentos doces e apetitosos, buscando novas receitas para conquistar o público através dos seus dotes culinários. Atua, principalmente, em padarias, confeitarias, buffets ou em seu próprio negócio.

Cozinha criativa

As pessoas não estão buscando somente se alimentar e ficar satisfeitas, estão valorizando o visual do prato.

Por isso, os gastrólogos estão reinventando a estética de apresentação dos seus pratos, utilizando para isso artifícios como a criação de novos sabores e texturas através da fusão dos ingredientes. 

Personal chef 

Essa é uma boa oportunidade para aqueles que querem autonomia. Neste ramo, são os responsáveis por liderar ou fazer refeições para uma família ou grupo de pessoas que o contratam.

Também trabalham na preparação de refeições para elencos cinematográficos ou de espetáculos. 

Desenvolvimento de produtos

Nesta área, o profissional vai encontrar meios de elaborar pratos mais saudáveis e nutritivos. Contudo, o chef vai precisar se dedicar, pesquisar e experimentar vários ingredientes para que assim possa oferecer um novo produto. 

Segurança alimentar

Principalmente em indústrias ou estabelecimentos que são distribuidores, sua função é criar estratégias para que o alimento chegue até o consumo em bom estado e com os seus valores nutritivos garantidos.

Consultoria gastronômica

Na maioria das vezes, as pessoas procuram o profissional para tirar dúvidas sobre a alimentação de uma maneira geral.

Em alguns casos, algumas pessoas são portadoras de algum tipo de restrição alimentar e desejam reinventar seu cardápio para se alimentar adequadamente e com uma certa variedade.

Perfil do profissional de Gastronomia 

Os gastrólogos são pessoas que vão lidar diretamente com o paladar, por isso, é necessário ter certas habilidades na hora de exercer sua profissão.

Conheça algumas das características fundamentais para sua atuação:

  • Organização: muitas pessoas na cozinha, ingredientes e prazo para entregar os pratos podem tornar um ambiente sem ordem e consequentemente a elaboração dos pratos não sairá também. É importante estabelecer uma organização para que tudo seja feito de acordo com o planejado. 
  • Trabalhar em equipe: aqueles que estarão trabalhando para grandes estabelecimentos devem ser flexíveis, pois vão lidar com uma equipe grande e todos têm o mesmo propósito, por isso,  criar estratégias para ter um bom convívio é fundamental. 
  • Criatividade: como criar pratos e fazer novas fusões de ingredientes é algo inovador, o chef precisa ser criativo para ousar e entregar algo novo e que satisfaça os clientes. 

Vale ressaltar que como todas outras profissões é necessário buscar conhecimento e estudos sobre os principais pontos da sua atividade.

Do mesmo modo que o mercado se expande, novidades surgem, por isso, para se destacar, é crucial estar atualizado.

Curso de Gastronomia da Unit 

O curso de Gastronomia é encontrado na Unit na modalidade presencial.

A instituição é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), e, sem dúvidas, formando os melhores profissionais para o mercado.

A faculdade de Gastronomia vai ajudar os estudantes a desenvolver habilidades culinárias, por exemplo:

  • Como elaborar um prato;
  • Fusões de ingredientes;
  • Como preservar a história cultural na culinária de um prato, etc. 

Com aulas práticas em seus centros gastronômicos, a Unit possibilita aos seus alunos criarem pratos sob a orientação de um corpo de professores qualificado.

Portanto, se deseja ingressar no mercado de trabalho para gastronomia, tudo isso vai garantir que o estudante se torne um profissional qualificado e detentor de conhecimentos técnicos atualizados e modernos.

Caso esteja decidido em fazer o curso, comece já seus primeiros passos na carreira, e conheça nossa faculdade de Gastronomia

 

Leia também:

O que é Gastronomia?

O mercado de trabalho para quem cursa a faculdade de Gastronomia

POSTS RELACIONADOS

emec