O que faz um Enfermeiro: A profissão, onde atua e mais!

O enfermeiro é um profissional da saúde responsável por cuidar de pacientes, administrar medicamentos, realizar procedimentos, prestar assistência e mais.


Esse profissional tem diversas atribuições dentro de um hospital, assim, ele trabalha em conjunto com os demais profissionais do ambiente hospitalar para que o paciente tenha um bom atendimento e dessa maneira proporcionar o bem estar ao paciente. Dentre as funções de um enfermeiro pode-se citar algumas: 

  • Aplicar injeções;
  • Realizar exames; 
  • Organizar prontuários; 
  • Separação de instrumentos cirúrgicos;
  • Fazer a triagem dos pacientes;
  • Realizar a interpretação de exames de imagem;

O Enfermeiro tem um mercado de trabalho bem amplo à sua disposição, então sua atuação pode ser bem diversificada. Dessa forma, ele pode atuar por exemplo na enfermagem cardiológica em que ele vai ser responsável por interpretar exames de imagem, como tomografia e ressonância. A partir do resultado dos exames o enfermeiro usa de técnicas especializadas para poder melhorar os resultados do paciente. Em todas as áreas de atuação o enfermeiro sempre vai pensar no bem estar do paciente.

Como o mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, ele pode atuar prestando serviço em vários ambientes como por exemplo: 

  • Ambulâncias;
  • Upas;
  • Hospitais; 
  • Prestando assistência em residência;
  • Clínicas;
  • Maternidades;

No mais ele pode atuar na docência, ministrando aulas, também pode realizar pesquisas científicas, escrever artigos científicos e livros.

O que faz um Enfermeiro

O Enfermeiro vai ser responsável por auxiliar os médicos e prestar os cuidados devidos aos pacientes. Assim, o trabalho de um enfermeiro tem como base o cuidado de pessoas, dessa forma os enfermeiros podem aplicar injeções, fazer curativos, administrar remédios prescritos, zelar pela organização e limpeza do ambiente hospitalar. Com o objetivo sempre de garantir o bem estar do paciente.

Esse profissional também é responsável por supervisionar as atividades dos técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem. Assim o enfermeiro realiza o exame físico no paciente para avaliar quais são as necessidades do mesmo e depois passa as orientações aos técnicos de enfermagem e auxiliares de enfermagem, para que eles realizem as ações que o enfermeiro solicitou.

As funções acima citadas vão depender da forma de atuação do enfermeiro, pois caso ele atue na modalidade de Home Care vai ter seu contato reduzido com os profissionais do hospital e não vai ficar responsável pelos auxiliares e técnicos de enfermagem. Nesse caso o profissional vai prestar seus serviços na residência do paciente, isso pode ocorrer em casos no qual o paciente tenha a mobilidade reduzida. Assim, o enfermeiro realiza ações como troca de curativos e acompanhamento das medicações.

Diferentes áreas de atuação de um Enfermeiro

Este profissional tem várias formas de atuação e só depende da área de especialização que ele deseja seguir. Por exemplo, o enfermeiro pode se especializar em enfermagem para centros cirúrgicos, assim ele será responsável por realizar os cuidados necessários para que os pacientes recebam a internação e a preparação devida ao realizar cirurgias de baixa ou grande complexidade. Dessa forma, esses profissionais vão acompanhar a alimentação, exames preparatórios, medicação e anestesia dos pacientes.

Ademais, o enfermeiro pode se especializar em enfermagem dermatológica, assim ele vai ficar responsável por realizar o atendimento dos pacientes do pré e pós-atendimento que realizaram algum procedimento dermatológico ou vão realizar. Assim, esse profissional nesse segmento pode atuar em clínicas ou consultórios que realizam esse tipo de tratamento, nesse caso o enfermeiro vai ter sua atuação também voltada ao bem estar do paciente.

No mais, esse profissional pode atuar na área da enfermagem de resgate, nesse segmento o enfermeiro vai ter uma atuação direta com as equipes de salvamento e atua em situações em que o paciente está correndo risco de vida. 

Dessa forma, ele será o responsável por realizar os procedimentos pré-hospitalares, com o objetivo de reduzir os danos e estabilizar o paciente para que o mesmo possa ser direcionado a um hospital. Geralmente a maior parte da atuação desse profissional ocorre em ambientes como o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU).

O que precisa para se tornar um Enfermeiro

Para se tornar um enfermeiro é necessário realizar o curso de graduação em enfermagem em uma instituição que tenha a autorização do Ministério da Educação (MEC). Depois de formado, o enfermeiro deve se registrar no Conselho Regional de Enfermagem (Coren) do seu Estado.

Além desse aspecto técnico que o enfermeiro precisa para exercer a profissão é necessário que o mesmo goste de proporcionar o melhor atendimento possível aos seus pacientes, pois essa será uma de suas funções durante o exercício da profissão. Além disso, é importante que ele tenha afinidade com as matérias voltadas para área da saúde, pois a graduação possui em sua maioria essas disciplinas.

Conheça o curso de Enfermagem da Unit

O curso de Enfermagem é oferecido na modalidade bacharelado, na Unit esse curso tem duração de 5 anos, possui 10 semestres, tendo uma carga horária total de 4560 horas aula e o aluno pode estudar no período noturno ou matutino. 

Nesse curso o discente aprende sobre o comportamento humano, desenvolvendo habilidades de comunicação, equilíbrio emocional, liderança e gerenciamento em Enfermagem, isso com o intuito de capacitar o aluno a trabalhar em diversos segmentos e atender às atuais demandas do mercado de trabalho.

A faculdade de Enfermagem está no espectro das ciências da saúde, sendo assim possui matérias várias matérias específicas da área, segue abaixo algumas das matérias presentes no curso da Unit, sem levar em conta as matérias optativas que são disponibilizadas durante o curso:

  • Processo Histórico da Enfermagem
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
  • Prática Social da Enfermagem
  • Genética e Biologia Molecular
  • Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem I
  • Práticas de Pesquisa na área de Saúde
  • Semiologia e Semiotécnica de Enfermagem II
  • Interpretação de Exames Diagnóstico
  • Práticas de Extensão na Área da Saúde
  • Sistematização da Assistência de Enfermagem
  • Enfermagem Baseada em Evidências , dentre outras matérias

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura que possibilita o aluno a ter aulas práticas e assim pode aliar o que aprende na teoria com a prática. No mais, a faculdade possui um corpo docente altamente capacitado e no final do curso para conseguir o diploma o aluno precisa apresentar o Trabalho de conclusão de curso ( TCC).

POSTS RELACIONADOS

emec