O que faz um Advogado: Como trabalha, onde estudar e mais!

Além de representar seus clientes, qual é o papel de um advogado? Conheça as diversas funções que um advogado pode desempenhar.


Esse profissional é responsável por realizar a defesa dos interesses do seu cliente, que pode ser tanto uma pessoa jurídica como uma pessoa física. O Advogado vai conversar com o cliente para entender o que está acontecendo, pois o cliente pode necessitar de um defensor tanto para processar alguém como para se defender em um processo, então entender em qual polo do processo ele vai atuar é fundamental. 

Além disso, o advogado pode fazer ações extrajudiciais, como por exemplo uma notificação ou a elaboração de um contrato.

O Advogado atua realizando pesquisas jurisprudenciais, petições, contestações, apelação, sustentação oral, elaborando contratos, realizando audiências, dentre outras atribuições. 

A atuação do advogado sempre é voltada aos interesses do seu cliente, então cada ato desse listado acima será realizado para que se tenha atendido aos interesses do seu tutelado de acordo com a lei vigente no país e o Estatuto da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, assim ele pode atuar prestando serviços para o serviço público, pode atuar em um escritório de advocacia, pode trabalhar de forma autônoma para pessoas físicas ou jurídicas, pode ministrar aulas em faculdades, também pode se dedicar a pesquisa acadêmica trabalhando em faculdades ou de forma autônoma, dentre outros ambientes de trabalho.

O que faz um Advogado

O Advogado vai ser responsável por elaborar a petição inicial caso seu cliente deseje ingressar com uma ação em face de alguém. Além disso, caso o cliente seja o réu, ele poderá fazer a contestação no processo, apresentando a sua defesa das acusações que lhe forem imputadas na petição inicial.

Além disso, esse profissional pode atuar na fase recursal realizando o recurso de Apelação ou o Recurso Inominado se o seu cliente não for vitorioso na primeira instância. Ele também pode fazer contratos de várias espécies e que pode ser destinado tanto para pessoas jurídicas ou pessoas físicas, o que vai definir isso será o cliente. Nesse aspecto essa função é exclusiva do advogado, pois a elaboração de contrato é ato privativo de Advogado.

No mais esse profissional pode realizar a sustentação oral, ou seja, nesse ato processual o advogado vai ter o direito de falar e apresentar seus argumentos para mostrar que sua tese jurídica merece prosperar. Além disso, pode também realizar a defesa de clientes que serão julgados pelo tribunal do Júri, nesse caso ele vai defender pessoas que estão sendo acusadas de crimes dolosos contra a vida.

Como atua um Advogado

Este profissional tem várias áreas de atuação dentro da Advocacia, entre elas pode-se destacar a área cível. Nesse segmento o profissional pode prestar serviços para pessoas físicas atuando na resolução de conflitos, ajuizando ações de usucapião, possessão, reivindicação de posse. Ele também atua garantindo o cumprimento de obrigações, realiza contrato de Compra, venda, locação de imóveis, produtos, bens, equipamentos, serviços, dentre outras funções.

Ademais, esse profissional pode atuar também como um Advogado Trabalhista, assim podem tanto defender o empregador quanto ser o defensor do empregado. No primeiro caso ele pode prestar consultoria para a empresa e assim por meio de análises verificar se a mesma está de acordo com o que a lei exige. 

No segundo caso ele vai verificar se o empregado teve algum de seus direitos desrespeitados como por exemplo: horas extras, férias, pagamento de comissões, etc e se algum dos direitos não tiver sido respeitado ele pode entrar com uma ação judicial contra a empresa representando o empregado.

Onde atua um Advogado

O mercado de trabalho para o Advogado é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos. O primeiro é o setor público, assim ele pode prestar concurso público e seguir as carreiras de Juiz, Promotor, Defensor Público, Delegado, Procurador, dentre outras. Ademais, o Advogado pode abrir seu próprio escritório e prestar serviços para pessoas físicas ou jurídicas e defender seus interesses de acordo com a lei.

Outros segmentos que ele pode atuar é no departamento jurídico de uma empresa, nesse ambiente o profissional tem muitas opções de áreas para seguir, pois ele pode trabalhar na área trabalhista do departamento jurídico, empresarial, tributária, etc. No mais o profissional que já tem experiência pode também prestar serviços a outros advogados realizando consultoria.

Ademais, um Advogado que tenha um mestrado ou doutorado também pode ser professor universitário ou se dedicar a realização de pesquisas científicas, produção de artigos científicos e livros. Também podendo realizar consultorias, e assim tirar dúvidas, por meio de análises no caso concreto e propor soluções práticas de acordo com a lei aos problemas apresentados.

Conheça o curso de Direito da Unit

O curso de Direito é do tipo bacharelado, na Unit tem duração de 5 anos, possui 10 semestres, tendo uma carga horária total de 3.760 horas aula e o aluno pode estudar no período noturno. Nesse curso o discente tem contato tanto com matérias de ciências humanas e ao final do curso tem que apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), com o intuito de capacitar o aluno para atuação no mercado de trabalho.

A faculdade de Direito está no espectro das ciências humanas, sendo assim possui matérias diversificadas, segue abaixo algumas das matérias presentes no curso de Direito da Unit, sem levar em conta as matérias optativas que disponibiliza durante o curso:

  • Linguagem Jurídica e Hermenêutica;
  • História do Direito e Teoria da Constituição;
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos;
  • Ciência Política e Teoria Geral do Estado;
  • Direitos Humanos e Fundamentais;
  • Organização Espacial e Política do Estado;
  • Responsabilidade Civil e Consumerista;
  • Métodos Alternativos de Resolução de Conflitos;
  • Impugnação das Decisões Judiciais;
  • Sistema Tributário Nacional;
  • Execução;
  • Cumprimento de Sentença, entre outras matérias.

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura de qualidade, possibilita aos alunos aulas práticas também, para que assim o aluno possa aliar o que aprende na teoria com a prática e conta com um corpo docente muito bem preparado de Mestre e Doutores.

POSTS RELACIONADOS

emec