Advogado: como é a profissão, onde estudar e mais!

Conheça como é a rotina de um Advogado, informações importantes sobre a profissão, dicas sobre o mercado de trabalho e onde cursar Direito.


O Direito representa a ciência que zela, cuida da aplicação e do cumprimento das normas jurídicas de um país, a fim de organizar e manter um bom relacionamento interpessoal entre os diversos grupos e indivíduos da sociedade.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Direito, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Advogado

O objetivo profissional do trabalho de um advogado é cuidar, zelar pela manutenção e integridade de bens e direitos, preservando interesses individuais e coletivos, dentro dos princípios éticos que regem a profissão. Dessa forma, o advogado representa e fala em nome de seus clientes em diversas situações, sejam eles empresas, pessoas ou entidades.

O advogado atua em escritórios de advocacia, em empresas privadas, comerciais, industriais e de serviços e pode atuar, também, na administração pública, como estatutário, com carteira assinada ou de modo autônomo.

A profissão é regulamentada e para exercê-la como bacharel em Direito, é necessário possuir o diploma de uma faculdade reconhecida pelo Ministério da Educação (MEC), assim como para atuar com profissões ligadas ao exercício do Direito, como advogado, promotor e juiz, é obrigatório obter um diploma de bacharel em Direito em curso reconhecido pelo MEC e realizar a prova da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB).

Entre suas principais funções estão:

  • Propor ou contestar ações;
  • Solicitar providências junto ao magistrado ou ao Ministério Público;
  • Avaliar provas documentais e orais;
  • Realizar audiências trabalhistas, penais comuns e cíveis;
  • Instruir seu cliente e atuar no tribunal do júri, entre outras.

O advogado tem a possibilidade de atuar judicialmente, em tribunais, varas, juizados especiais, órgãos superiores, através da realização de ajuizamento de ações, defesa, recursos e acordos ante o Poder Judiciário.

Extrajudicialmente, pode mediar questões, contribuir na elaboração de projetos de lei, assessorar negociações internacionais e nacionais e, também, analisar, atualizar e implementar diferentes tipos de legislação.

Como é o curso de Direito

O curso de Direito é do tipo bacharelado e é oferecido por faculdades públicas e privadas de todo o Brasil. O curso faz parte das Ciências Sociais Aplicadas e, por essa razão, seu currículo fornece diversas matérias da área de Humanas, como Sociologia, História e Ciência Política.

A graduação de Direito tem duração média de cinco anos. Pode ser ofertado nas modalidades diurnas e noturnas e os semestres podem variar de instituição para instituição, no entanto, geralmente a sua duração é de 10 semestres.

Após concluir o curso, o estudante obtém o título de bacharel em Direito, o que o habilita a concorrer a vagas em concursos públicos que exijam essa formação. 

Além disso, outra etapa importante é a aprovação no exame da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), requisito obrigatório para quem deseja exercer a profissão de advogado, de forma autônoma ou em escritórios de advocacia, atendendo a clientes em assuntos de ordem trabalhista, criminal, de família ou tributário, e dentre outros.

Como é a grade do curso de Direito

A grade curricular de Direito pode variar de acordo com a instituição. No entanto, o MEC estabelece algumas diretrizes sobre os conteúdos que as universidades devem prever em seus cursos de Direito. São basicamente três eixos principais de formação:

  • Fundamental: são as matérias que conectam o Direito a outras áreas, como Antropologia, Ciência Política, Economia, Ética, Filosofia, História, Psicologia e Sociologia.
  • Profissional: aborda a parte jurídica, seu conjunto de normas, leis e sua aplicação. Nesse eixo, os conteúdos são das áreas do Direito Constitucional, Direito Administrativo, Tributário, Penal e outros.
  • Prática: são atividades que preparam para situações da profissão, como estágios supervisionados e Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Onde estudar Direito

O curso de Direito pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam  o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Dessa forma, quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Direito da Unit

O principal objetivo do curso de Direito da Unit é colocar no mercado de trabalho profissionais altamente qualificados e capazes de solucionar os problemas jurídicos dos seus clientes com excelência, focando no desenvolvimento das competências exigidas pelo mercado de trabalho com diversas vivências práticas profissionais. 

Ser advogado ou jurista é contribuir para uma sociedade mais justa, harmônica e pacífica coletivamente, estimulando a solução de conflitos, na obtenção de resultados e na evolução do Direito no Brasil e no mundo.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec