emec

Arquitetura e Urbanismo: um guia rápido sobre a carreira

Gosta de Arquitetura e Urbanismo? Conheça as vantagens de fazer o curso, como se destacar na área e os desafios do mercado de trabalho!


Desde os primórdios da humanidade, as pessoas ocupam espaços. Neles, são construídos casas e edifícios, que futuramente servirão como residência ou local de trabalho. E, diante dessa tendência de crescimento das zonas urbanas, surgiu a necessidade de criar novas formas de planejar e organizar ambientes.

Neste post, você vai entender a importância da Arquitetura e Urbanismo e conhecer com detalhes o papel essencial dos profissionais formados nesse curso: a responsabilidade de facilitar, otimizar e viabilizar o processo de ocupação dos espaços urbanos.

Continue lendo!

profissional-de-arquitetura-projeto

O que é Arquitetura?

Para começar, nós vamos explicar o que é Arquitetura. Basicamente, este é o nome que se atribui ao processo de projetar e organizar espaços ou ambientes que atendam às diferentes necessidades humanas.

E urbanismo?

No que diz respeito ao urbanismo, esse conceito contempla o estudo e o planejamento das cidades, considerando não apenas o fluxo de estradas, mas também o espaço urbano que será utilizado em processos de zoneamento e edificação, visando, assim, o desenvolvimento urbano e o aproveitamento racional de espaços públicos.

 

Como se tornar um arquiteto profissional

Para ser um arquiteto profissional de sucesso é preciso:

  • Ter um grande conhecimento em desenhar plantas, cortes e fachadas;
  • Sempre levar em consideração os critérios e regulamentações técnicas;
  • Observar alguns fatores muito importantes em um projeto de arquitetura como: acústica, iluminação, ventilação e manutenção após o encerramento da obra.

Além disso, é muito importante que o profissional esteja pronto para liderar projetos, sempre atento às tendências de mercado e novas regulamentações para não cair na defasagem.

estudante-de-arquitetura-fazendo-projeto

Habilidades de um bom arquiteto

Durante a execução de um projeto, quem se formou no curso de Arquitetura e Urbanismo deve se destacar por sua capacidade de aliar o conhecimento técnico à sua sensibilidade estética e criatividade.

Em outras palavras, o novo arquiteto precisa ter o olhar treinado para reconhecer as diferentes manifestações artísticas, buscando maneiras de valorizá-las por meio da exploração de semelhanças ou diferenças de traços, cores e formas.

Para desenvolver seu trabalho, o profissional deve considerar os padrões estéticos e tendências, bem como o período histórico e os valores que refletem ou norteiam o comportamento social, fazendo com que a arquitetura do lugar acompanhe e reflita as transformações que afetam a sociedade durante os tempos.

 

equipe-de-arquitetos-em-um-trabalho

Afinal, quem é formado em Arquitetura e urbanismo faz o que? Quais desafios enfrenta?

Para conquistar o reconhecimento no trabalho, um profissional formado em Arquitetura e Urbanismo precisa vencer alguns desafios nos projetos que for responsável. Então, ao projetar ou reorganizar espaços arquitetônicos, urbanos ou de interiores, o arquiteto é estimulado a:

  • Usar a criatividade para planejar lugares belos e confortáveis,
  • Pensar em locais que sejam funcionais;
  • Construir propostas de regiões ambientalmente sustentáveis.

Atualmente, o terceiro ponto é um dos maiores desafios em um projeto de arquitetura, pois há uma crescente preocupação com os possíveis impactos que uma intervenção urbana pode causar ao meio ambiente.

Nesse contexto, o profissional de Arquitetura e Urbanismo também é o responsável pela seleção de materiais que serão utilizados e deve priorizar aqueles que sejam menos poluentes ou então que sejam passíveis de reaproveitamento, sempre observando as normas técnicas em vigor.

 

Restauração: uma área nova e interessante para arquitetos

Se decidir trabalhar no segmento de restauração, a missão do arquiteto e urbanista é viabilizar um plano de recuperação para edifícios antigos, que podem, inclusive, estar em estágio de deterioração. O desafio, neste caso, é manter as características originais do imóvel, tornando-o habitável ou credenciando-o para visitação pública.

 

Leia também:

Soft Skills: saiba como desenvolvê-las

Importância do segundo idioma: mercado de trabalho

 

Ei! Gostou de saber mais sobre a área?

Então baixe nosso e-book especial do curso de Arquitetura e Urbanismo e mergulhe ainda mais em curiosidades exclusivas sobre o dia a dia e mercado de trabalho!

facebook-unit-se-ebook-arquitetura-e-urbanismo

 

🎯 E se já quiser entrar nessa área tão interessante, entre na página do curso de Arquitetura e Urbanismo para conhecer a grade curricular, disciplinas, carga horária e como se inscrever!

 

capa-ebook-arquitetura-e-urbanismo

Fazer Arquitetura e Urbanismo é bom?

Baixe agora nosso ebook especial e descubra curiosidades sobre Arquitetura e Urbanismo, benefícios de fazer o curso, se tem vagas no mercado de trabalho e muito mais!

 

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
Inglês instrumental: já ouviu falar?
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica

POSTS RELACIONADOS