emec

Importância do segundo idioma: mercado de trabalho

Para entrar mais rápido no mercado de trabalho é preciso falar outro idioma? Descubra as vantagens de aprender um novo idioma para ter sucesso na carreira!


Antigamente, dominar um segundo idioma era considerado diferencial no mercado de trabalho e muito importante para ampliar as chances de conseguir uma boa vaga. 

Contudo, mesmo que esses benefícios ainda existam, ter fluência em outra língua se tornou pré-requisito em grande parte das vagas atuais, tornando-se assim uma habilidade essencial no mundo profissional. 

Nesse artigo, vamos te mostrar como aprender um novo idioma pode ajudar na sua carreira e contar qual a melhor língua para você começar a estudar hoje. Continue a leitura!

 

Qual a importância do segundo idioma no mercado de trabalho?

Conforme o acesso à educação alcança mais pessoas, o nível de profissionalização no mercado trabalhista também aumenta gradativamente. 

Além disso, devido à globalização, as empresas estão crescendo cada vez mais e se expandindo para outras nações. 

Nesse sentido, a importância do segundo idioma no mercado de trabalho além de ser  um diferencial se tornou uma necessidade do mercado. Por isso, vamos conhecer os motivos profissionais para aprender uma nova língua hoje!

pessoas-fazendo-anotacoes-entrevista-emprego

Pré-requisito de vagas 

O domínio de um segundo idioma deixou de ser um diferencial e virou um pré-requisito em diversas vagas no mercado de trabalho, principalmente em multinacionais, como Apple, Nestlé e Samsung. 

Para você ter uma ideia, 60% das vagas disponíveis atualmente pedem fluência no inglês, segundo o estudo da Page Personnel. Além disso, a empresa de recrutamento internacional revelou que a tendência é o idioma ser requisito para profissionais de qualquer nicho de atuação em cerca de 10 anos. 

Sendo assim, dominando outra língua, você pode ser selecionado em processos seletivos por saber o idioma requerido pela empresa, mesmo que outros candidatos possuam um currículo mais extenso.

 

Possibilidade de salário maior 

Elaborada por Adam Smith, a lei da oferta e da demanda diz que o preço baixa quando há mais produtos do que clientes interessados em comprar (e vice-versa). 

Essa teoria é aplicada no comércio, mas também dentro do mercado de trabalho.

Como existem mais recrutadores precisando de profissionais com o domínio de uma segunda língua do que o contrário, os salários oferecidos tendem a ser maiores. 

gif-transf-12

Não é à toa que uma pesquisa salarial feita pela Catho evidenciou que um trabalhador com inglês fluente pode receber entre 47% e 52% a mais do que quem não sabe uma segunda língua. 

Portanto, se você deseja ganhar mais em um emprego, investir no conhecimento de um novo idioma pode ser uma boa estratégia. 

 

Acesso a mais conteúdo 

Caso você domine as duas línguas, você tem acesso a conteúdos em português, bem como os escritos em outro idioma e, assim, ganha mais repertório. 

Esse acesso a mais informações é valiosíssimo no mercado de trabalho porque, dessa forma, você pode trazer conhecimentos inéditos para implementar no seu trabalho e se tornar um diferencial na empresa. 

 

Chance de trabalhar no exterior 

Imagine ter possibilidade de emprego em 31 países ao redor do mundo?

Se você dominar o espanhol e somar o número de países que o possuem como idioma oficial (22) mais os 9 países que possuem o português como língua materna, poderá trabalhar em cerca de 15% dos países. 

mundo-ilustracao

Portanto, você amplia as possibilidades de morar em vários outros lugares do mundo e conseguir um trabalho. 

Além disso, muitas multinacionais brasileiras recrutam alguns de seus colaboradores para representar a empresa fora do Brasil e para isso é preciso dominar a língua da região. 

 

Amplia seu networking 

Ter uma boa rede de contatos é importante, sobretudo para quem está iniciando no mercado de trabalho e quer crescer mais rápido uma vez que o networking proporciona trocas de experiências e conhecimentos que são valiosos para qualquer profissional. 

Portanto, como falar outro idioma permite que você se comunique com mais pessoas, você pode ganhar contatos importantes na sua rede e quem sabe, ainda encontrar uma oportunidade de trabalho ou ascensão na carreira. 

 

Qual é o melhor idioma para o mercado de trabalho?

Muitas pessoas responderiam inglês, mas, na verdade, o idioma escolhido para ser sua segunda língua depende do seu objetivo profissional

Por exemplo, se você quer morar em um país que tenha o francês como idioma oficial, essa seria a melhor língua para você aprender nesse momento. Caso você tenha o sonho de trabalhar em uma empresa espanhola, o espanhol seria o melhor idioma para esse fim. 

A escolha do seu segundo idioma depende do seu objetivo na carreira e, de qualquer forma, aprender uma nova língua, seja ela qual for, também proporciona todos os benefícios que falamos anteriormente em maior ou menor grau. 

folha-de-dicionario-ingles

Inclusive, quando você domina um idioma difícil de encontrar fluentes, como francês ou alemão, você se torna, praticamente, indispensável no mercado de trabalho. 

Agora, se você deseja ter um forte diferencial e maiores possibilidades na carreira, realmente, o melhor idioma para você aprender atualmente é o inglês. Afinal, como a língua inglesa é considerada universal, esse é o idioma mais requerido do mercado, ainda mais se você for da área de tecnologia. 

Então, caso esteja em dúvida, saiba que aprender inglês é uma opção muito boa. 

 

5 outros motivos para aprender um segundo idioma 

Existem mais algumas razões para estudar uma nova língua que, mesmo não impactando no seu trabalho de forma direta, podem agregar na sua carreira. Veja quais são elas: 

 

Amplie sua visão de mundo

Quando estamos limitados apenas à visão de mundo do nosso idioma, enxergamos a realidade somente por uma perspectiva. 

Ao aprender uma segunda língua, você pode ter acesso a mais livros, materiais, pesquisas e entre outras fontes de informação que são capazes de te ajudar a pensar um pouco mais fora da caixa. 

Assim, esse é um motivo que pode te fazer ter sucesso na sua carreira, uma vez que você pode trazer ideias e ações que não são comuns no Brasil e impressionar seus superiores. 

 

Exercite seu cérebro 

Você anda muito esquecido por aí?

Então, saiba que aprender um novo idioma pode ajudar!

Nossos neurônios fazem conexões cerebrais quando aprendemos algo novo, portanto, toda vez que estudamos uma língua desconhecida, nosso cérebro se exercita e melhoramos a nossa memória

cerebro-aprendendo-novo-idioma

Esse benefício, além de melhorar sua performance em provas e atividades que exijam esforço mental, retarda doenças como o Alzheimer. Existem até estudos que mostraram que adultos que são bilíngues ou multilíngues começam a manifestar sinais de demência somente com 75,5 anos contra 71,4 de quem não sabe. 

Além disso, você ainda acelera seu tempo de aprendizagem de um determinado conteúdo — é justamente por isso que fica mais fácil dominar uma outra língua nova quando você já domina um segundo idioma. 

Ademais, existem outros benefícios interessantes para seu cérebro, como:

  • Aumenta sua percepção;
  • Melhora sua habilidade de tomar decisões;
  • Estimula a sua capacidade de resolver problemas; 
  • Melhora seu foco;
  • Exercita sua criatividade.

 

Consiga bolsas de estudos no exterior 

Intercâmbios são viagens com o foco de adquirir conhecimentos, experiências e bastante bagagem intercultural. 

Essa é uma alternativa que te ajuda, sobretudo, a melhorar no aprendizado do segundo idioma, além de aperfeiçoar bastante o currículo!

Existem diversas modalidades de intercâmbio, entre elas:

  • Trabalho e estudo: alguns países oferecem vagas especiais para intercambistas, então, você pode trabalhar em um período e estudar em outro; 
  • Au Pair: você mora com uma família e cuida das crianças e em troca, é pago pela função e pode estudar. 
  • Especialização ou Graduação: conhecido como graduação sanduíche, essa é uma alternativa em que você viaja para fora e estuda matérias de seu curso. 
  • Voluntário: ajude pessoas e receba moradia e alimentação gratuita para ficar no local. 
  • Curso de idiomas: possui o foco de melhorar sua fluência em um idioma.
  • High school: vai proporcionar o conhecimento e estudo no ensino médio de outro país.

Na Unit oferecemos bolsas de estudos de até U$4.000 para o estudante passar uma temporada em outra nação. No entanto, é preciso ter um bom domínio do idioma do destino do intercâmbio para preencher um dos requisitos. 

 

Viaje melhor

Viajar se torna uma aventura ainda mais prazerosa quando você sabe se comunicar no idioma local, pois você pode pedir informação, conversar e fazer amigos, não passar perrengue na hora de pedir uma comida e uma série de benefícios. 

viaje-o-mundo

Além disso, você ainda fica disponível para viajar em nome da empresa — o que também é uma vantagem profissional. 

Se você ainda escolher um idioma popular no mundo para aprender (como inglês e espanhol), ainda é possível se aventurar em dezenas de países!

 

Tenha mais autoconfiança

Sabe aquela felicidade de estudar para uma prova e tirar uma boa nota? É assim! Perceber que fomos capazes de aprender algo novo e alcançar um objetivo eleva a nossa autoestima. 

A importância do segundo idioma também está em melhorar a nossa confiança em nós mesmos e nos preparar para vencer novos desafios com segurança. 

E qual empresa não quer um funcionário confiante? 

 

Venha para o Unit Idiomas 

Se você reconheceu a importância do segundo idioma no mercado de trabalho, saiba que o Unit Idiomas possui cursos em três línguas (inglês, espanhol e francês) que podem trazer novas possibilidades engrandecedoras para sua carreira. 

Oferecemos aulas dinâmicas e interativas com professores altamente qualificados para acelerar seu aprendizado na língua! Conheça nossos cursos e entre em contato conosco!

 

Gostou do post? Veja também:

 

capa-teste-vocacional-internacional

Teste Vocacional Internacional 🌎✈️

E se você pudesse descobrir agora mesmo qual é o país ideal para você estudar ou trabalhar? 😉 Com nosso Teste Vocacional Internacional, você vai descobrir isso e muito mais!

Preencha e acesse agora mesmo:

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
Inglês instrumental: já ouviu falar?
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica

POSTS RELACIONADOS