Ciências Biológicas e Biomedicina: quais são as diferenças?

Há diferenças entre as duas áreas que muitos ainda desconhecem, principalmente, na hora de escolher a faculdade e decidir uma carreia. Acesse já e saiba mais!


Na hora de escolher qual graduação cursar, sempre temos muitas dúvidas. Entre a graduação em Ciências Biológicas e a graduação em Biomedicina, é difícil escolher: ambos os cursos formam cientistas, têm muitas atividades em laboratório e estudam os seres vivos.

As duas graduações são excelentes opções para quem gosta da área de Biologia.

Nesse post vamos esclarecer sobre as áreas de atuação de cada uma e sobre o que se estuda tanto na faculdade de Biomedicina quanto em Ciências Biológicas. Confira!

Graduação em Ciências Biológicas

O curso de Ciências Biológicas inclui várias disciplinas da área de Saúde e de Ciências Biológicas, como o próprio nome diz. Também há algumas matérias das Ciências Exatas no currículo, além de disciplinas que estimulam a pesquisa científica.

biologos analisando biomasDurante o curso, boa parte das aulas acontecem em laboratórios. Também ocorrem saídas a campo, nas quais os alunos têm a oportunidade de observar os seres estudados em primeira mão, em locais como a Mata Atlântica e manguezais, por exemplo.

A Biologia estuda todas as formas de vidas, animais e vegetais, grandes e microscópicos.

Um biólogo entende a estrutura dos organismos vivos, sabe suas origens e compreende o ambiente em que cada um vive. O profissional formado tem um conhecimento aprofundado dos seres vivos e da natureza.

Graduação em Biomedicinacientista de biomedicina fazendo remedios

faculdade de Biomedicina está entre os mais novos na área da Saúde.

Além de aprender conteúdos teóricos, o aluno também desenvolve atividades em laboratório e tem muitas aulas práticas. O curso é voltado para a pesquisa de doenças em seres humanos, incluindo suas condições ambientais, causas e tratamentos.

Assim, o estudante descobre como identificar agentes determinantes de doenças e desenvolve meios de combatê-los. Também são abordadas a análise de exames e a interpretação de resultados.

Tanto durante o curso quanto após a formatura, o biomédico realiza pesquisas em parceria com vários outros profissionais da saúde, como médicos, farmacêuticos e biólogos.

Mercado de trabalho

Embora os profissionais de Ciências Biológicas e de Biomedicina estudem seres vivos e passem muito tempo em laboratório, em suas atuações práticas são carreiras muito diferentes.

Área de atuação em Ciências Biológicas

Um biólogo se relaciona com o meio ambiente como um todo, promovendo a sustentabilidade e a preservação de diversas formas de vida. Sua área de atuação é ampla, ele pode trabalhar com saúde, meio ambiente, biocombustíveis e biotecnologia, entre outras áreas.

graduação em ciências biológicas

O profissional formado em Ciências Biológicas será capaz de gerir parques e reservas florestais, reproduzir e manipular organismos em laboratório, realizar análises de DNA e desenvolver programas de preservação ambiental.

Caso se interesse por pesquisas científicas, pode especializar-se na área, tornando-se professor.

Ele também pode encontrar oportunidades como paleontólogo ou na área de biotecnologia, que está em crescimento. Atuando de forma autônoma, é possível trabalhar como consultor na implantação de projetos ambientais e políticas sustentáveis em empresas.

Área de atuação em Biomedicina

A Biomedicina é um campo que está entre a Biologia e a Medicina. Um graduado em Biomedicina desenvolve ou melhora remédios e vacinas, além de estudar os microrganismos causadores de doenças.

Entre as áreas que mais crescem em demanda por biomédicos, estão a reprodução humana e as pesquisas com células tronco. Então, as melhores oportunidades de trabalho estão em laboratórios, especialmente no setor de análises clínicas, hospitais, centros de pesquisa, indústrias de medicamentos e bancos de sangue.

Agora que você já conhece as principais características do Biomédico e do bacharel em Ciências Biológicas, que tal conhecer nossa faculdade de Biomedicina.

 

Leia também: 

Biomedicina: conheça o curso, mercado e profissão

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

O crescimento do mercado de trabalho na área de Enfermagem

POSTS RELACIONADOS

emec