Biomedicina: curso, mercado e profissão

Biomedicina: conheça o curso, mercado e profissão

Uma das carreiras que cresceu muito no país nos últimos tempos foi a de biomédico, profissão essencial da área da saúde. Saiba tudo sobre a faculdade!



Você sabe o que o profissional de biomedicina faz? Quem se forma na faculdade de Biomedicina - biomédico -  é responsável por elaborar estudos, diagnósticos e tratamentos para microrganismos patogênicos, tornando-se uma peça fundamental em todas as áreas da saúde.

Inicialmente, essa área foi criada para formar mais pesquisadores na área da saúde. Porém, com o passar dos anos, demonstrou um grande potencial que se dividiu em muitas possibilidades de atuação. Hoje é responsável pelas inovações mais relevantes da área.

O que se estuda no curso de Biomedicina?o-que-se-estuda-no-curso

As bases teóricas da faculdade de Biomedicina incluem disciplinas sobre a Anatomia e Fisiologia Humana. O principal enfoque da formação é capacitar o profissional a compreender a interação entre o organismo e agentes químicos e patógenes causadoras de doenças, como por exemplo, as bactérias. 

A partir disso, utiliza-se de conhecimentos técnicos em:

  • Análises Biomédicas;
  • Pesquisa Aplicada;
  • e Farmacologia.

E, a partir deles, faz intervenção em diagnósticos clínicos, pesquisas de relevância social e científica ou no desenvolvimento de vacinas e outros medicamentos.

Esse objetivo é conquistado a partir de aulas práticas em laboratório e ações de extensão que incluem o contato com a comunidade. Fator importante para o profissional de Biomedicina, cujo mercado concentra-se nos ramos de saúde pública e pesquisa.

Como é o mercado de trabalho de Biomedicina?como-e-o-mercado-de-trabalho-de-biomedicina

Em todo o país, o mercado de trabalho em Biomedicina está em constante crescimento. 

Há muitas oportunidades em:

  • Hospitais;
  • Laboratórios;
  • Clínicas de saúde;
  • Centros de pesquisa;
  • Clínicas de estéticas;
  • na Indústria farmacêutica, entre outras.

Esses são os principais nichos dessa área profissional. Uma dica: A área da saúde pública, acessada por meio de concursos, oferece bons salários e estabilidade.

Vale a pena investir nessa carreira?

Para um curso de 4 anos, a área de Biomedicina oferece, apenas com a graduação, muitas oportunidades ao futuro profissional. 

Além disso, realizando especializações na área, o profissional possui grandes chances de elevar a carreira a novos patamares, a nível nacional e internacional, mas para isso, é necessário investir constantemente na formação.

Quanto ganha esse profissional?

Nesse sentido, ainda existem ações governamentais necessitam do profissional sanitarista no controle de pragas urbanas e atenção à população vulnerável.

O salário médio segundo a Catho de um profissional graduado no Brasil é de R$ 2.540,24.

Contudo, investir em aprimoramentos e realizar concursos pode aumentar significativamente esse valor.

O mercado aquecido, em alta e com excelentes perspectivas futuras é muito convidativo para quem tem interesse pela área.

Gostou de saber mais sobre a área de Biomedicina?

>>> Faça download do e-book do curso de Biomedicina

Conheça o curso de Biomedicina da Unitconheca-o-curso-de-biomedicina

Muitos cursos têm um caráter generalista e o de Biomedicina certamente é um deles.

Entretanto, poucos preparam um profissional tão completo que possa escolher entre 33 opções de área de atuação. Além de uma infinidade de oportunidades de aprimoramento em pós-graduação.

A faculdade de Biomedicina da Unit oferece o diferencial de uma formação voltada às principais demandas locais, de modo a preparar o estudante para o mercado que o aguarda futuramente.

Um exemplo é a organização de ações de atendimento à população que auxiliam a formação prática e humanizada do aluno Unit.

O corpo docente também destaca-se por sua ampla experiência e participação ativa na produção de conhecimento da área, despertando o interesse do estudante pelo ramo de pesquisa, uma vertente importante da Biomedicina.

Assim, conseguem aliar a tudo isso consciência social e qualidade técnica para uma formação integrada às necessidades do mercado.

Portanto, se tem interesse na carreira de biomédico, comece já seus primeiros passos na carreira entrando na faculdade de Biomedicina.

 

Leia também:

Ciências Biológicas e Biomedicina: quais são as diferenças?

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

O crescimento do mercado de trabalho na área de Enfermagem

POSTS RELACIONADOS

emec