Você sabe o que o profissional de biomedicina faz? O biomédico é responsável por elaborar estudos, diagnósticos e tratamentos para microrganismos patogênicos, tornando-se uma peça fundamental em todas as áreas da saúde.
Inicialmente, essa área foi criada para formar mais pesquisadores na área da saúde. Porém, com o passar dos anos, demonstrou um grande potencial que se dividiu em muitas possibilidades de atuação. Hoje é responsável pelas inovações mais relevantes da área.
O que se estuda no curso de Biomedicina?

As bases teóricas do curso de Biomedicina incluem disciplinas sobre a Anatomia e Fisiologia Humana. O principal enfoque da formação é capacitar o profissional a compreender a interação entre o organismo e agentes químicos e patógenes causadoras de doenças, como por exemplo, as bactérias.
A partir disso, utiliza-se de conhecimentos técnicos em:
- Análises Biomédicas;
- Pesquisa Aplicada;
- e Farmacologia.
E, a partir deles, faz intervenção em diagnósticos clínicos, pesquisas de relevância social e científica ou no desenvolvimento de vacinas e outros medicamentos.
Esse objetivo é conquistado a partir de aulas práticas em laboratório e ações de extensão que incluem o contato com a comunidade. Fator importante para o profissional de Biomedicina, cujo mercado concentra-se nos ramos de saúde pública e pesquisa.
Como é o mercado de trabalho de Biomedicina?

Em todo o país, o mercado de trabalho em Biomedicina está em constante crescimento.
Há muitas oportunidades em:
- Hospitais;
- Laboratórios;
- Clínicas de saúde;
- Centros de pesquisa;
- Clínicas de estéticas;
- na Indústria farmacêutica, entre outras.
Esses são os principais nichos dessa área profissional. Uma dica: A área da saúde pública, acessada por meio de concursos, oferece bons salários e estabilidade.
Vale a pena investir nessa carreira?
Para um curso de 4 anos, a área de Biomedicina oferece, apenas com a graduação, muitas oportunidades ao futuro profissional.
Além disso, realizando especializações na área, o profissional possui grandes chances de elevar a carreira a novos patamares, a nível nacional e internacional, mas para isso, é necessário investir constantemente na formação.
Quanto ganha esse profissional?
Nesse sentido, ainda existem ações governamentais necessitam do profissional sanitarista no controle de pragas urbanas e atenção à população vulnerável.
O salário médio de um profissional graduado no Brasil é de R$ 2.540,24.
Contudo, investir em aprimoramentos e realizar concursos pode aumentar significativamente esse valor.
O mercado aquecido, em alta e com excelentes perspectivas futuras é muito convidativo para quem tem interesse pela área.
Gostou de saber mais sobre a área de Biomedicina?

Conheça o curso de Biomedicina da Unit

Muitos cursos têm um caráter generalista e o de Biomedicina certamente é um deles.
Entretanto, poucos preparam um profissional tão completo que possa escolher entre 33 opções de área de atuação. Além de uma infinidade de oportunidades de aprimoramento em pós-graduação.
O curso de Biomedicina da Unit oferece o diferencial de uma formação voltada às principais demandas locais, de modo a preparar o estudante para o mercado que o aguarda futuramente.
Um exemplo é a organização de ações de atendimento à população que auxiliam a formação prática e humanizada do aluno Unit.
O corpo docente também destaca-se por sua ampla experiência e participação ativa na produção de conhecimento da área, despertando o interesse do estudante pelo ramo de pesquisa, uma vertente importante da Biomedicina.
Assim, conseguem aliar a tudo isso consciência social e qualidade técnica para uma formação integrada às necessidades do mercado.
Leia também: Ciências Biológicas e Biomedicina: quais são as diferenças?