Cursos para se tornar um criador de conteúdo digital

Saiba mais sobre a profissão de criador de conteúdo, que trata de vários nichos e pode ser alcançada através dos estudos.


A área profissional que mais cresce no meio digital e é sucesso entre jovens e adultos sem dúvidas é a de criador de conteúdo, mas o que é de fato e como começar?

A criação de computadores e o surgimento da internet ocorreram há mais de 50 anos, mas foi necessário muito tempo e muitas inovações tecnológicas para que fosse possível chegar à popularização que conhecemos hoje.

O aumento da produção de peças de computadores e outros dispositivos, com custos menores e tecnologia mais apurada, e a expansão da capacidade da internet, produziram uma revolução na economia e na vida das pessoas.

As indústrias começaram a usar vários dispositivos tecnológicos, máquinas automatizadas e sistemas informatizados para otimizar a produção. Por sua vez, smartphones, tablets e outros produtos, mudaram a vida social com suas redes sociais, jogos e afins.

Uma consequência direta desse processo é o constante surgimento de novas profissões que seriam inimagináveis há menos de 20 anos, pois são todas baseadas nesta atual vida digital que o mundo inteiro vive.

Profissionais como Engenheiro de Cibersegurança, Especialista em Big Data, Analista de IoT (internet das coisas), são algumas das profissões que surgiram recentemente. E uma que tem se destacado entre elas é o Criador de Conteúdo.

Com as redes sociais, plataformas de vídeo e stream (transmissão ao vivo com interação com o público) e a facilidade de produzir, gravar e editar por conta própria, trabalhar com produção de conteúdo para internet ficou muito mais acessível.

Por esse motivo, cada vez mais jovens possuem o desejo de atuar nessa profissão. Porém, muitos não sabem por onde começar a sua trajetória. Assim sendo, indicamos a seguir dicas de cursos e nichos que facilitam a entrada nesse setor do mercado digital.

Cursos para Criador de Conteúdo

Também conhecido como Produtor de Conteúdo ou ainda como Influenciador Digital, o Criador é um profissional que produz material de consumo para plataformas digitais, sejam redes sociais ou serviços de reprodução multimídia (imagens, sons e vídeos).

Embora não exista uma graduação específica para essa profissão, há alguns cursos que contribuem com conhecimentos para atuar nessa área, seja como criador ou como parte da equipe de apoio.

Design Gráfico

O curso de Design Gráfico é especializado em formar profissionais que são especialistas em criar elementos visuais para facilitar a comunicação e atrair a atenção do público, utilizando editores de vídeo e imagem para alcançar melhores resultados.

Com o crescimento das plataformas de vídeo, saber planejar e editar a qualidade visual dos vídeos, tal como criar backgrounds, logos e ilustrações é fundamental para se destacar em meio aos concorrentes.

Fotografia

O conhecimento do Fotográfo não se resume a saber operar uma câmera e fazer uma foto. Afinal, com as câmeras de smartphones cada vez mais sofisticadas e de uso intuitivo, não é difícil fazer fotografias e gravar vídeos.

Porém, o diferencial desse curso é aprender diferentes técnicas fotográficas e combiná-las para obter resultados únicos que transformarão as suas fotos e vídeos em verdadeiras obras de arte. E assim, colaborar para manter a atenção do público no seu conteúdo.

Nesse caso, conhecimentos profissionais de fotografia são essenciais para produção de vídeos como clipes, sketchs, cenografia para uma stream ou canal de vídeos e, principalmente, para perfis sobre fotografia em redes sociais.

Mídias Digitais

O curso de Mídias Digitais tem como objetivo formar profissionais especializados em atuar de forma estratégica nas diversas plataformas digitais. Proporcionando aprendizados em produção, edição e divulgação de conteúdos no meio digital.

Seja nas redes sociais, plataformas de vídeo ou de streaming de áudio, saber como produzir e usar as melhores estratégias para o seu material alcançar mais pessoas é fundamental para o sucesso como Criador de Conteúdo

Quais os principais nichos?criadora de conteudo

O campo de atuação é muito amplo e com diferentes variações. Como o objetivo é criar materiais que o usuário queira consumir, basicamente qualquer assunto que seja do interesse dele pode ser alvo desse profissional.

Entre as diversas possibilidades, há segmentos que são mais populares e são mais fáceis de iniciar na carreira, como:

Cultura nerd ou geek

Esse segmento tem um grande mercado consumidor devido a enorme variedade de material que pode e tem sido produzido. A cultura nerd/geek consiste em tudo o que é produzido com tema de super-heróis, cinema, animação, fantasia, tecnologia e muito mais.

Independente de ser filme, série, livro ou outro tipo de produto, o profissional que atua neste nicho produz análise e comentários sobre as obras que estão em maior evidência no momento.

Por isso, demanda que a pessoa acompanhe os lançamentos e seja rápido para criar e publicar o seu conteúdo enquanto o público está empolgado com a obra.

E seja qual for o nicho de atuação, o Produtor de Conteúdo Digital precisa saber como organizar, gravar, editar e publicar o seu material, principalmente no início da carreira em que ainda não é possível contar com uma equipe de apoio.

Saúde e bem-estar

Um dos nichos mais amplos e que fazem grande sucesso é o voltado ao incentivo de hábitos saudáveis. Aqui, o profissional tem como objetivo contribuir para que seus seguidores sejam incentivados a praticar atividades físicas e cuidar da saúde.

Assim, o foco é apresentar a própria rotina, mostrar como se organizar para ter tempo de cuidar de si, indicar exercícios, dar dicas de academias e locais públicos para a prática esportiva e muito mais.

Jogos digitais

A indústria dos games é uma das que mais crescem no mundo inteiro. Cada vez mais tecnológicos e realistas, atualmente os jogos que chegam a custar milhões de dólares para serem produzidos e são consumidos por milhões de consumidores por todo mundo.

O profissional que atua nesse nicho é especialista em analisar, avaliar e jogar jogos de diversos consoles (Playstation, Xbox e computador) e gêneros (luta, esporte, corrida, estratégia, entre outros).

Moda e comportamento

Um último segmento muito popular e que a grande mídia tem produzido e procurado são os influencers voltados para vestimenta, maquiagem, estilo e consumo.

Pessoas com bons conhecimentos estéticos que orientam sobre combinações, peças de roupa e produtos cosméticos ou para adornos. Contando, é claro, com criatividade e um bom trabalho de design que ajude a atrair e manter o público.

Cursos para Criador de Conteúdo

E para quem tem interesse em “viver de internet”, antes de qualquer coisa cabe identificar o que gosta de fazer e qual a profissão tradicional que mais se relaciona com o que deseja.

Dentre as profissões diretas para se atuar na área podemos então citar:

Streamer, Fotógrafo, Especialista de áudio, Videomaker, Roteirista, Produtor e etc.

Já para casos de profissionais de áreas específicas, mas que desejam transformar seus conhecimentos em conteúdo informativo para outras pessoas, não é fácil, mas sempre há busca por: Maquiador, Figurinista, Cozinheiro, Personal Trainer e muitos outros.

Portanto, quando descobrir qual área de atuação deseja, o primeiro passo para ser bem sucedido e se destacar começa com os estudos. Então, aproveite também a flexibilidade da internet fazendo uma faculdade EAD.

 

Leia também:

Design gráfico: curso, mercado de trabalho e meios de se destacar na profissão

Jornalismo: uma carreira mais atual do que nunca

Oportunidades de trabalho para quem faz o curso de fotografia

Como fazer um portfólio?

capa-ebook-design-grafico-unit-se

Quer saber mais sobre Design Gráfico?

Conheça agora os principais detalhes sobre o curso de graduação e fique por dentro do mercado de trabalho da área. 

👇Preencha o formulário e tenha acesso exclusivo:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec