Descubra como anda o mercado de trabalho para Administração

O formado no curso de Administração pode atuar em carreiras correlatas, por isso, é importante saber quais os segmentos que o mercado abrange. Acesse já!


Quando chega o momento de escolher uma graduação, é comum questionar-se sobre como está o mercado de trabalho, se a profissão dos seus sonhos está saturada ou ainda sentir aquele frio na barriga com a dúvida se essa é a carreira certa para você.

No caso de quem faz o curso ou tem interesse no mercado de trabalho para administração, uma das áreas com maior número de profissionais no Brasil, essa dúvida pode ser ainda maior.

Mas, não se preocupe, esse é um excelente campo para se trabalhar e algumas informações reunidas aqui vão lhe ajudar a definir se é a profissão para você. Confira!

Mercado de trabalho

o-que-esperar-area-administracao

Embora seja o curso que mais forme profissionais no Brasil, Administração também é a área que mais emprega. Isso porque as chances de atuação são muito amplas, adaptando-se a diferentes necessidades das empresas.

Pense em qualquer tipo de organização. Desde o pet-shop do seu bairro até as maiores empresas do país, independente do tipo de companhia, ela com certeza emprega um administrador.

Também é uma área com salários atraentes. Claro que isso vai variar conforme seu nível de experiência e tipo de empresa que o contratar. Mas, de acordo com o Vagas, a média da remuneração no Brasil costuma ser R$ 3.094,00.

A função do administradora-funcao-do-administrador

É comum encontrar formados no curso de Administração desenvolvendo atividades em diversos departamentos de uma empresa, o que aumenta ainda mais a demanda por esse profissional. Os mais comuns são:

  • Departamentos contábeis;
  • Financeiros;
  • Vendas;
  • Logística;
  • Gestão de processos;
  • Marketing;
  • Recursos humanos;
  • e Tecnologia da informação.

Em cada um desses setores, a função irá variar, mas seu objetivo será sempre aplicar seus conhecimentos para que todo e qualquer processo aconteça de forma otimizada. O administrador traça as melhores estratégias para que a organização em que trabalha obtenha lucros e se destaque no mercado.

É possível encontrar uma grande quantidade de vagas em empresas particulares, instituições relacionadas ao governo, comercialização de mercado de capitais e riscos e instituições financeiras, incluindo bancos.

Outras profissões não ocupam os cargos oferecidos?

Algumas vezes é comum encontrar profissionais com outras graduações no mercado de trabalho para administração, seja em uma vaga voltada para o administrador mesmo ou ofícios relacionados. Isso acontece porque algumas pessoas realizam especializações com ênfase na administração.

Por isso, não tenha medo, dedique-se e encontre o nicho que mais lhe agrada!

Torne-se o melhor administradortorne-se-o-melhor-profissional-de-administracao

Mesmo com um mercado de trabalho para administração receptivo, é muito importante que você busque maneiras para se destacar. Por isso, faça um plano de carreira e aproveite os programas disponíveis na própria universidade, desde projetos de pesquisa a estágios.

Dessa maneira, você acumula experiência desde o começo da graduação, aumentando suas habilidades e colocando em prática aquilo que você aprende em sala de aula! Além disso, pesquise o que mais pode contribuir para a sua carreira, desde cursos de outros idiomas a possíveis especializações na área.

E então, agora que você sabe que o mercado é grande e cheio de oportunidades, confira a página do nosso curso de Administração e comece já sua carreira! 

 

Leia também:

Administração: diversas carreiras e oportunidades de emprego

Áreas de trabalho para quem faz Administração

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?

POSTS RELACIONADOS

emec