Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?

O vestibular se aproxima e junto dele o sentimento de apreensão em torno do estudo. Serão dezenas de matérias a serem estudadas, centenas de temas a serem exercitados e milhares de páginas a serem lidos.

 

No entanto, não há razão para desespero. A escolha da faculdade e estudo para o vestibular, requer pesquisas, dedicação e empenho, mas sobretudo organização e metodologia, se o candidato for capaz de adequar o seu método de aprendizado à uma organização sistematizada e regular as suas chances de êxito serão enormes, para isso é essencial estar atento à alguns fatores.

processo-deComo escolher uma faculdade?

A velha máxima “quanto mais melhor” definitivamente não se aplica na escolha dos processos seletivos que irá concorrer, nesse momento se faz necessário um olhar criterioso para as universidades e cursos do seu interesse, leve em consideração fatores como:

  • Verificar o posicionamento em ranking e aprovação do MEC;
  • Falar com alunos e ex. alunos para partilharem de suas experiências pessoais que podem ser até mais importantes na hora da decisão;
  • Conhecer a grade de aulas, o sistema metodológico e quando possível, visitar a universidade e conversar com os professores. Essa etapa lhe fará refletir sobre a opção selecionada e compreender se realmente quer estudar lá;
  • Após esse período de contato real com as universidades será essencial entrar em contato com o tipo de vestibular que elas praticam, a organização e divisão de disciplinas,  para que esteja familiarizado e consiga elaborar a melhor estratégia para realização da prova.

Post 11 - alunas

 

Como estudar para o vestibular?

Separe um período com antecedência para planejar o seu estudo e definir metodologias.

 

Atualmente além dos cursinhos presenciais, estão disponíveis ferramentas on-line para estudo e suporte. É interessante quando possível associar metodologia presencial a on-line para que o interesse e ritmo sejam mantidos.

 

Uma boa maneira de organizar as disciplinas, é separá-las entre humanas, exatas e biológicas e dar ênfase de acordo com a necessidade específica. Lembrando que poderá haver prova de aptidão prática, nesse caso não se esqueça de incluir a prática aos estudos.

 

Outro ponto importantíssimo é: esteja atento à temas de atualidade, crie o hábito de ler jornais e atente-se as principais discussões em pauta.

 

As redações costumam trazer temas de destaque midiático e quanto mais contato você tiver com o assunto, mas facilidade terá para elaborar o seu texto.

 

Quer saber o que acontece após entrar na faculdade ou na universidade? Preparamos um conteúdo bem bacana para você! Preencha o formulário para receber um e-book com as principais mudanças que quase todo estudante irá passar na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior

 

 

Leia também:

A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim

 

vida-de-estudante

 Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Neste e-book, trouxemos um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade. Confira como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS