Como escolher uma faculdade e estudar para o vestibular?

Saiba como identificar e escolher a melhor faculdade e a organizar, sistematizar e criar ferramentas que facilitem o estudo pré-vestibular.


O vestibular se aproxima e junto dele o sentimento de apreensão em torno do estudo. Serão dezenas de matérias a serem estudadas, centenas de temas a serem exercitados e milhares de páginas a serem lidos.

 

No entanto, não há razão para desespero. A escolha da faculdade e estudo para o vestibular, requer pesquisas, dedicação e empenho, mas sobretudo organização e metodologia, se o candidato for capaz de adequar o seu método de aprendizado à uma organização sistematizada e regular as suas chances de êxito serão enormes, para isso é essencial estar atento à alguns fatores.

Como escolher uma faculdade?

pensando-1

A velha máxima “quanto mais melhor” definitivamente não se aplica na escolha dos processos seletivos que irá concorrer, nesse momento se faz necessário um olhar criterioso para as universidades e cursos do seu interesse, leve em consideração fatores como:

  • Verificar o posicionamento em ranking e aprovação do MEC;

  • Falar com alunos e ex. alunos para partilharem de suas experiências pessoais que podem ser até mais importantes na hora da decisão;

  • Conhecer a grade de aulas, o sistema metodológico e quando possível, visitar a universidade e conversar com os professores. Essa etapa lhe fará refletir sobre a opção selecionada e compreender se realmente quer estudar lá;

  • Após esse período de contato real com as universidades será essencial entrar em contato com o tipo de vestibular que elas praticam, a organização e divisão de disciplinas,  para que esteja familiarizado e consiga elaborar a melhor estratégia para realização da prova.

Como estudar para o vestibular?

flexibilidade-para-os-estudos

1. Planeje os seus estudos e defina metodologias

Atualmente além dos cursinhos presenciais, estão disponíveis ferramentas on-line para estudo e suporte. É interessante quando possível associar metodologia presencial a on-line para que o interesse e ritmo sejam mantidos.

Uma boa maneira de organizar as disciplinas, é separá-las entre humanas, exatas e biológicas e dar ênfase de acordo com a necessidade específica. Lembrando que poderá haver prova de aptidão prática, nesse caso não se esqueça de incluir a prática aos estudos.

 

2. Esteja atento à temas de atualidade

Ponto importantíssimo: crie o hábito de ler jornais e atente-se as principais discussões em pauta. As redações costumam trazer temas de destaque midiático e quanto mais contato você tiver com o assunto, mas facilidade terá para elaborar o seu texto.

 

Preencha o formulário para receber um e-book com as principais mudanças que quase todo estudante irá passar na transição do Ensino Médio para o Ensino Superior

 

Leia também:

A história do vestibular: entenda porque no Brasil é assim

 

vida-de-estudante

 Vida de Estudante: o que muda depois de entrar na faculdade

Confira um panorama das principais diferenças entre o Ensino Médio e a Universidade e saiba como a nova rotina na faculdade irá te transformar.

Acesse agora! 👇

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec