Descubra 4 métodos de estudo para vestibular

Em época de vestibular não dá para perder tempo, é preciso desenvolver um cronograma de estudos organizado e eficiente. Um bom planejamento é essencial, mas para torná-lo realmente eficaz, bons métodos de estudo são indispensáveis.

Acompanhe este guia prático que será seu maior aliado na preparação para a prova. Você conhecerá os melhores métodos para estudar sozinho, com auxílio ou em grupo.

Além disso, essas são dicas valiosas também para sua futura vida acadêmica. Confira!

 

Post 12 - tabela

 

1. Tabelas

Um obstáculo que prejudica a evolução de muitos estudantes é a dificuldade em organizar informações. Elaborar uma simples tabela no Excel pode resolver esse problema por meio da relação de dados. Por exemplo, em cada coluna insira um tipo de governo ou sistema econômico.

Nas linhas, insira informações sobre cada um deles, como o nome de teóricos que o idealizaram, principais características e um exemplo prático. Desse modo, um conjunto de informações soltas passa a fazer sentido, pois você estabeleceu uma relação lógica e coerente entre elas.

Uma dica é tentar refazer a tabela sem consultar nenhum material.

No início pode parecer difícil, mas com o tempo você desenvolve a habilidade de raciocinar desse modo e fica cada vez mais fácil absorver a matéria. Esse é um bom método de estudo para faculdade nas disciplinas humanas e sociais.

 

Post 12 - mapa mental

 

2. Mapas Mentais

Este método de estudo para vestibular funciona com uma lógica muito parecida das tabelas, mas em um formato de resumo esquemático. O objetivo é relacionar palavras-chave elaborando uma linha de raciocínio esclarecedora.

Pode ser um método para estudar sozinho ou de forma colaborativa.

Os softwares são mais recomendáveis do que fazer o mapa manualmente, pois otimizam o tempo de estudo e facilitam a organização. O aplicativo MindNode é uma opção.

Outra dica é utilizar o Coggle, onde vários usuários podem colaborar na produção do mapa e manter um grupo de estudos realmente eficiente.

Também pode ser uma forma de desenvolver a criatividade para criar uma lista de referências sobre o tema em questão.

Na hora de elaborar a redação, por exemplo, esse conjunto de dados ajuda muito a organizar a estrutura de argumentação.

 

Post 12 - método clássico

 

3. Métodos de estudo clássicos

Algumas técnicas são tão comuns que nem percebemos quando as utilizamos, mas é preciso ter atenção para a eficiência desses métodos de estudo. O resumo é o maior exemplo e pode ser bastante eficiente, desde que você utilize suas próprias palavras na reescrita do conteúdo.

Apenas grifar trechos na apostila ou copiar frases não ajuda muito, pois sua memória não é capaz de decorar tudo. Escrever do seu jeito é uma garantia de aprendizagem, pois lhe força a pensar e elaborar o assunto. Resolver exercícios e provas de anos anteriores entra na mesma categoria.

Neste caso, porém, muitos alunos deixam a desejar. Um grande erro!  O melhor método de estudo para vestibular é a realização de exercícios práticos. Afinal, é dessa forma que o conteúdo será cobrado e você aprende a utilizar seu conhecimento de modo direcionado a um problema.

 

 

integracao-de-tecnologias-para-estudo

4. Integração de mídias

Um método de estudo para faculdade, com o qual você terá muito contato também na graduação, é a utilização de mídias diversas. Assim como na resolução de exercícios, aplicar o conhecimento em vários contextos é a melhor forma de desenvolver a habilidade de aplicá-lo de forma prática.

Para o vestibular, aproveite o máximo das ferramentas de que dispõe.

Primeiro, utilize diversos métodos para estudar um único conteúdo. Isso ajuda a revisar e elaborar o conteúdo, além de evitar a monotonia na rotina de estudos. Também, leia textos, veja filmes e ouça a aula.

Utilizar múltiplos sentidos é uma das formas mais eficazes para aprender um novo conhecimento. Assistir a um filme e fazer sua análise a partir de um conteúdo teórico, por exemplo, é muito comum na faculdade, justamente por utilizar essa forma de aprendizagem global e aplicada.

O vestibular é um grande desafio, mas com a técnicas e ferramentas certas é possível ser bem-sucedido de primeira. Além disso, conhecer bons métodos de estudos será um grande diferencial na sua vida acadêmica.

Não deixe de colocar nossas dicas em prática e arrase no dia da prova! 

 

E para complementar seus estudos, disponibilizamos um guia onde reunimos várias dicas para quem quer passar no vestibular de primeira. Preencha o formulário e baixe o e-book. Boas provas!

 

 

Leia também: 

 

capa-sem-medo-da-prova

Prepare-se para o vestibular!

Neste e-book, vamos te dar uma série de dicas para encarar esse processo com a responsabilidade que ele merece, mas sem deixar a ansiedade levar a melhor.

Preencha o formulário abaixo e faça o download. 👇

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre Vida Universitária, Ensino Superior e Carreira Profissional. 🎓

VER MAIS CONTEÚDOS