Como é o mercado de trabalho para psicólogos?

O mercado de trabalho para psicólogos oferece mais áreas do que as popularmente conhecidas, como na área jurídica, esportiva e outras. Saiba mais!


A busca por cuidados com a saúde mental tem movimentado o mercado de trabalho para psicólogos nos últimos anos. Venha conhecer mais sobre a atuação desse profissional!

A pandemia do Covid-19 que assolou o mundo inteiro nos últimos dois anos e fez acender uma luz de atenção sobre a importância da área da Saúde, pois os médicos, enfermeiros e outros profissionais foram fundamentais para a superação dessa doença.

Com isso, a Saúde como preocupação social virou assunto em todos os lugares. As pessoas começaram a falar mais sobre doenças, a busca por tratamentos necessários aumentou, como também a valorização de médicos e outros profissionais da área.

A necessidade do isolamento social para evitar o contágio, acentuou a procura por cuidados com a saúde mental que já vinha crescendo no período anterior à pandemia. Dados da Associação Brasileira de Psicologia da Saúde, ABPSA, evidenciam esse cenário.

Em estudos recentes, a associação constatou que mais de 80% dos psicólogos entrevistados obtiveram um aumento da demanda por atendimentos durante a pandemia.

Sintomas de ansiedade, depressão, fobia social, entre outras questões, foram os principais motivadores desse aumento da procura por tratamentos psicológicos.

Diante disso, o mercado de trabalho para psicólogos está com uma demanda bastante significativa, com muitas oportunidades para recém formados no setor. E a tendência é de manutenção dessa situação para os próximos anos.

O mercado de trabalho para psicólogos atualmente

Com a maior preocupação com a saúde mental provocada pela Covid-19, falar sobre estado mental e problemas psicológicos está deixando de ser um tabu na sociedade. Antes o que era visto com estranheza, hoje é justamente compreendido como fundamental para a sociedade.

O sinal mais evidente dessa mudança de percepção das pessoas é a maior participação de psicólogos em programas de TV e rádio, a criação de podcasts tratando sobre cuidados mentais, além do maior número de publicações especializadas.

Diante desse quadro, há um crescimento generalizado em todas as áreas de atuação do bacharel em Psicologia, não apenas no atendimento clínico, mas também em empresas, escolas, centros de pesquisa, universidades e muitos outros.

Assim há boas oportunidades de emprego para quem está interessado em iniciar a graduação em Psicologia, mas tinha dúvidas quanto às perspectivas de conseguir um emprego após concluir a sua formação.

Principais áreas de trabalho para o psicólogo

A maior preocupação social com a saúde fez crescer a importância no oferecimento de cursos na área da saúde. Assim, o número de graduandos em cursos de Psicologia aumentou significativamente em todas as regiões do Brasil.

E com o mercado de trabalho para psicólogos bastante movimentado, algumas áreas se destacam por oferecer mais oportunidades de emprego. Vejamos a seguir os exemplos de setores que mais empregam atualmente.

Pesquisador acadêmicopsicologo fazendo anotaçoes enquanto ouve uma paciente

O conhecimento científico no Brasil, em qualquer área dele, é produzido principalmente nas universidades e centros de pesquisa. Neles, além de realizar pesquisas e estudos especializados, os profissionais são responsáveis por lecionar nos cursos superiores.

Ainda na graduação é possível ter contato com essa função por meio dos projetos de Iniciação Científica, em que o aluno realiza uma pesquisa científica sob a orientação de um professor da instituição.

Devido às consequências da pandemia, as pesquisas nas diversas áreas da saúde estão recebendo mais financiamentos e permitindo que mais concursos e bolsas de pesquisa sejam disponibilizados para quem deseja entrar neste ramo.

Psicologia clínica

O setor mais popular e desejado pela maioria dos psicólogos é o atendimento clínico. Nesse segmento, o profissional atua diretamente com a população, usando seus conhecimentos para ajudar na manutenção da saúde mental.

Uma das possibilidades é atuar em hospitais e clínicas de recuperação. Nesses locais o psicólogo é fundamental para ajudar pacientes e familiares a conseguirem lidar com doenças e tratamentos delicados.

Nesses casos, o profissional trabalha como empregado com registro CLT. Outra alternativa, é atuar de forma autônoma, como PJ, por meio de consultório particular.

Possuir o próprio consultório, de forma individual ou em parceria com colegas, dá maior liberdade de organizar os horários de atendimento. Porém, por outro lado, irá demandar algumas horas para lidar com a parte administrativa.

Psicologia do esporte

O mundo do esporte está recebendo cada vez mais dinheiro para investimentos no cuidado dos atletas para aumentar o rendimento nas diversas modalidades existentes.

E recentemente a Psicologia tem sido cada vez mais vista como uma aliada no desempenho esportivo. Grandes times de futebol, por exemplo, estão contratando psicólogos especialistas em esporte para atuar junto às suas equipes médicas

Com isso, a área da Psicologia que lida com práticas esportivas, pensando práticas para auxiliar no tratamento da pressão psicológica e do esforço mental, está com perspectivas muito positivas para os próximos anos.

Psicologia jurídica

O psicólogo jurídico atua diretamente no trato com pessoas em presídios e vítimas de crimes diversos, principalmente os ligados ao risco de vida. Esse trabalho é bastante delicado e requer muita dedicação e especialização para saber atender os pacientes.

Psicologia empresarial

O psicólogo sempre atuou nas empresas integrando a equipe de recrutamento no setor de  Recursos Humanos. Mas, recentemente elas passaram a perceber mais a importância do seu trabalho para a qualidade de vida e produtividade de seus funcionários.

Nessa nova realidade, os psicólogos estão sendo requisitados para atuar nas empresas desenvolvendo ações que auxiliem a melhorar o relacionamento entre os trabalhadores, propiciando um ambiente saudável, evitando problemas como o burnout.

Além desses segmentos, há muitas outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho para psicólogos. Confira nossa faculdade de Psicologia, começando uma carreira que contribui para a melhora da saúde mental na sociedade.

 

Leia também:

Como é a faculdade de psicologia?

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

Cursos de humanas: Conheça a área e seu mercado de atuação

capa-ebook-psicologia

Quer saber mais sobre Psicologia?

Conheça agora os principais detalhes sobre o curso de graduação e fique por dentro do mercado de trabalho da área. 

👇Preencha o formulário e tenha acesso exclusivo:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec