Como é a faculdade de psicologia?

Mesmo antes da pandemia a psicologia já tinha grande importância para as pessoas. Saiba como funciona o curso responsável em formar profissionais da área.


A faculdade de psicologia é uma das mais procuradas dentro da área da saúde e tem enorme importância social. Descubra aqui tudo o que você precisa saber sobre o curso!

Em muitos momentos da vida o peso de enfrentar determinadas situações é maior do que podemos carregar, seja por uma trauma antigo ou acontecimento recente que nos desestabilizou. Por essas e outras ocasiões é que o psicólogo é fundamental.

A pandemia do coronavírus mostrou o quanto podemos ser afetados mental e emocionalmente e o quanto esse profissional é importante para o bem-estar social. Um indicativo disso são os dados apresentados pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP).

Em consulta aos seus associados, cerca de 59% deles tiveram um aumento de 25% de consultas na pandemia. Além disso, 69,3% voltaram a atender pacientes que haviam obtido alta e 82,9% perceberam agravamento nos pacientes que já estavam em tratamento.

O impacto do isolamento social, perdas de entes queridos e toda dor e infelicidade causadas pela pandemia, geraram essa busca pelo atendimento psicológico. Tudo isso mostra a importância da psicologia na sociedade.

Diante disso, organizamos aqui todas as informações necessárias para você conhecer mais sobre a ciência da Psicologia, a faculdade de psicologia e como é trabalhar nesta profissão.

Como é a faculdade de psicologia?

A psicologia é uma ciência que estuda os estados mentais do ser humano diante de situações diversas que envolvem o comportamento individual e social dos indivíduos.

E o profissional desta área é o psicólogo(a).

O curso de psicologia faz parte da área da saúde e é composto de disciplinas que abrangem da Neurociência à Antropologia. E ao final da faculdade, é comum a necessidade de apresentar um Trabalho de Conclusão de Curso (TCC).

Quantos anos dura a faculdade de psicologia?

A graduação de psicologia possui duração de 5 anos, com disciplinas divididas ao longo dos semestres.

Quais são as disciplinas do curso?

A grande curricular da faculdade é formada por disciplinas que estudam o ser humano de forma ampla, isto é, possuem como foco a compreensão da formação psicológica do ser humano, mas também o seu desenvolvimento enquanto sociedade.

Com isso, o psicólogo possui um conhecimento amplo de tudo o que impacta na construção da mente humana. Além disso, o curso pode oferecer a formação como bacharel ou licenciado, o que veremos a diferença mais a frente.

Algumas das matérias que compõem a grade são:

  • Psicopatologia
  • História da Psicologia
  • Psicodiagnóstico
  • Avaliação Psicológica
  • Filosofia e Ética
  • Neuropsicologia
  • Metodologia Científica
  • Psicologia Organizacional e do Trabalho
  • Teorias e Sistemas Psicológicos
  • Psicologia do Desenvolvimento 

Como é o trabalho do psicólogo?aluna-da-faculdade-de-psicologia

O trabalho do psicólogo tem sua atuação regulada pelo Conselho Regional de Psicologia (CRP), sendo requisito obter o registro para exercer a profissão.

Como licenciado, a pessoa irá trabalhar preferencialmente na área da Educação. Desde a publicação da Lei 13.935/2019 é obrigatória a presença de psicólogos nas escolas da rede pública em todo o país.

Nas instituições escolares, esse profissional irá desempenhar atividades de aconselhamento psicológico para os alunos, tratando de problemas pessoais e orientação profissional.

Além disso, o psicólogo também propõe ações para garantir a saúde mental da comunidade escolar.

Para aqueles que desejam se especializar na Educação, o curso de pós-graduação em Psicopedagogia é a melhor opção após concluir a faculdade de psicologia.

Por outro lado, a titulação de bacharel é a formação mais comum na psicologia devido a abrangência de oportunidades no mercado de trabalho.

Nesse caso, o psicólogo pode atuar em consultórios particulares, em clínicas médicas da rede particular e pública e também como pesquisador acadêmico.

Esse profissional atua com métodos de avaliação e tratamento de psicopatologias, e aconselhamento psicológico que visa o autoconhecimento do paciente, por meio da compreensão e resolução de problemas ligados ao emocional e mental.

Nesse sentido, o psicólogo trabalha seguindo uma das diversas linhas teóricas, como a psicanálise de Freud, o behaviorismo ou Terapia Analítico-Comportamental, a Psicologia Análitica de Carl C. Jung, o existencialismo de Jean-Paul Sartre, entre outras.

Há também outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho, como:

  • Comportamento do consumidor: aqui o foco é desenvolver estudos sobre o comportamento das pessoas na hora de comprar para orientar o trabalho do setor de marketing.
  • Psicologia esportiva: o profissional atua de forma a trabalhar o psicológico de atletas de alto rendimento, buscando o equilíbrio mental para atingirem o máximo de desempenho em suas modalidades
  • Psicologia organizacional e do trabalho: selecionar o perfil de trabalhador ideal para cada empresa e desenvolver ações de bem-estar coletivo, são algumas das atividades desempenhadas neste ramo.

Qual a média salarial?

O salário do psicólogo varia de acordo com a forma de trabalho. Para um recém formado que atua em clínicas médicas, empresas e hospitais, o recebimento inicial está na média de  R$ 2.468,13.

Já para quem trabalha com atendimento psicológico em consultórios particulares, o salário é medido pelo custo da hora/consulta. Para esses casos, o valor da hora varia entre R$ 150,00 e 350,00.

Agora que você conhece o curso, caso tenha interesse em saber mais ou já esteja decidido pela carreira, basta visitar a página da nossa faculdade de psicologia.

 

Leia mais:

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina

Conheça tudo sobre a área de Fisioterapia

POSTS RELACIONADOS