Dicas imperdíveis para praticar novos idiomas

Praticar novos idiomas é essencial para manter essa habilidade ativa em nosso cérebro, bem como auxilia a desenvolvê-la cada vez mais.

Para te ajudar, existem algumas dicas super fáceis e divertidas de aplicar, que também proporcionam o desenvolvimento de outras habilidades e te fazem conhecer novas pessoas e lugares.

Bateu a curiosidade? Então continue lendo esse artigo e conheça nossas dicas!

Aproveite a leitura. 😜

 

🔥 3 métodos para aprender um novo idioma

Aprender um novo idioma é um grande passo para o seu crescimento pessoal e profissional.

E de maneira geral, para adquirir essa habilidade existem 3 métodos de ensino, sendo eles de forma mentorada (cursos) ou individual. Conheça-os abaixo.

 

1. Curso de idiomas

Fazer um curso de idiomas é umas das formas mais práticas, rápidas e seguras de aprender uma nova língua. Afinal, com esse método, você conta com o suporte de professores especializados, além de uma programação de ensino eficiente.

Além disso, ao final do curso você recebe um certificado que atesta o seu domínio na língua, facilitando a comprovação dessa habilidade nas entrevistas de emprego.

Existem ainda duas modalidades de curso de idiomas: a distância e presencial. Ambas possuem a mesma eficiência e resultado, por isso, fica ao seu critério decidir qual é o mais adequado para a sua linha de aprendizagem.

 

2. Conteúdos + plataformas digitais

Você não pode arcar com um curso de idiomas ou simplesmente deseja desenvolver essa habilidade individualmente?

Então, uma das principais formas de aprender é consumindo conteúdos na língua que se está praticando.

Ou seja, busque assistir diariamente filmes, séries ou documentários neste idioma para prestar atenção nas falas de cada personagem.

conteudo-incrivelInclusive, o recomendado é que você utilize essa técnica:

  • Assistir o conteúdo uma vez com a legenda em português;
  • Assistir novamente, com legenda no idioma aprendido;
  • Assistir demais vezes sem legenda alguma.

Desse modo, você irá aprender a tradução e significado de cada palavra, enquanto pratica também a escuta. Inclusive, nessa categoria também se enquadram músicas e podcasts, assim como os livros.

 

Áudios, livros e cursos gratuitos

Para os conteúdos de áudio, o ideal é que você leia a tradução uma única vez e dê o play várias vezes até aprendê-la. Em relação aos livros, nossa dica é anotar as palavras novas e, em seguida, pesquisar o significado de cada uma.

Outra forma de te ajudar a aprender um novo idioma individualmente é a partir de plataformas digitais, como o Duolingo e o Busuu. Nelas, você encontra cursos de idiomas completos e gratuitos, que utilizam métodos práticos para te ajudar a adquirir esse conhecimento.

Enfim… o importante é manter o foco nesse objetivo e não desistir!

 

3. Intercâmbio internacional 🌎

Esse é o último método de aprendizagem e também o mais divertido e emocionante. Afinal, durante um intercâmbio, você não somente aprende uma nova língua, como também desenvolve soft skills e conhece pessoas e lugares incríveis.

estudantes-fazendo-intercambio

Ademais, devido ao contato 24 horas com o idioma, o desenvolvimento dessa habilidade é acelerado.

Por isso, se for possível, o recomendado é investir em um intercâmbio internacional para um país cujo idioma oficial seja o que você está aprendendo.

Inclusive, o Grupo Tiradentes possui programas de intercâmbio para vários países ao redor do mundo, como Espanha, México, Argentina e outros. Para saber mais sobre o nosso programa, clique aqui e confira as informações completas.

 

Dicas para praticar novos idiomas

Diferente de andar de bicicleta, é possível sim esquecer como se fala um idioma, sobretudo quando deixamos essa habilidade em desuso.

Por esse motivo, é primordial que você esteja sempre praticando o seu conhecimento, mesmo que não o utilize diariamente.

Afinal, além de você ter investido tempo e dinheiro para adquirir essa habilidade, nunca se sabe quando uma oportunidade que requisite essa língua pode surgir.

Para te ajudar a evitar o esquecimento, trouxemos abaixo 5 dicas de como praticar novos idiomas.

 

Converse com estrangeiros

Como falante nativo da língua portuguesa, você possui um maior conhecimento acerca das regras gramaticais do idioma e da pronúncia correta de cada palavra.

Do mesmo modo, um estrangeiro cuja língua oficial seja a qual você está aprendendo, também tem maior domínio da mesma.

estrangeiros-conversando-em-varios-idiomas

Assim, ao conversar com nativos de outras línguas você:

  • Possui mais contato com o idioma;
  • Pratica suas habilidades na fala, audição e leitura;
  • Conhece novos vocabulários e expressões.

Uma das formas de se comunicar com essas pessoas é através de sites e aplicativos, como o Omegle e o Tandem.

 

Veja notícias no idioma 📰

Não importa se forem matérias escritas, de rádio ou televisão, essa dica vai te ajudar bastante a praticar um novo idioma, afinal, os jornais costumam optar por linguagens mais simples e fluidas, as quais facilitam o entendimento por parte dos não nativos.

Ademais, você também acaba descobrindo vários vocabulários novos, sobretudo se variar os tópicos das notícias lidas. Ou seja, nossa dica é que você leia tanto matérias relacionadas ao clima, esportes, crimes quanto fofocas de famosos!

Para praticar essa dica, o recomendado é que você pesquise canais de notícias pertencentes a países que falam o idioma escolhido.

Por exemplo, caso a língua aprendida seja inglês, canais como BBC e CNN são opções confiáveis.

 

Ouça músicas

Ouvir músicas também é uma excelente forma de praticar novos idiomas, sobretudo quando é cantada por nativos.

Mas, para que esse método funcione, o ideal é que você solte a voz! Assim, você aproveita para desenvolver mais de uma habilidade — pronúncia e audição.

garoto-dancando-musica

Por isso, dê play várias vezes nas suas músicas favoritas, para compreender os vocabulários e a forma correta da pronúncia de cada palavra cantada.

 

Escreva

Quando escrevemos exercitamos a nossa mente a pensar no mesmo idioma das palavras, ativando a região do cérebro com essa habilidade. Além disso, treinamos os conhecimentos relacionados a gramática e vocabulário, fundamentais para quem deseja ser fluente em um novo idioma.

Desse modo, escrever é outra dica bastante eficiente para quem deseja praticar outra língua e o mais legal é soltar a sua imaginação! 😜

Para treinar um idioma escrevendo você pode:

  • Escrever poemas e contos;
  • Conversar com pessoas estrangeiras online;
  • Criar um dicionário pessoal de vocabulários e muito mais!

O importante mesmo é colocar no papel essas palavras, de modo que elas não se percam na sua memória.

 

Fale sozinho

Assim como durante a escrita, para falarmos qualquer língua é preciso que nosso cérebro desenvolva e estruture aquelas frases.

Falar em voz alta é um exercício que ajuda a praticar ainda mais o conhecimento e vem com um bônus: você também treina a sua pronúncia.

Portanto, crie diálogos imaginários em sua mente e bote-os para fora!

Uma oportunidade legal é você explicar em voz alta um determinado assunto, assim, além de treinar ambos conhecimentos você também pode vir a descobrir novos vocabulários.

Só não se esqueça de anotar cada palavra!

 

Por que aprender um novo idioma é importante

Saber falar um novo idioma é uma excelente forma de se destacar no mercado de trabalho, ainda mais se o escolhido for um dos mais falados no mundo.

Afinal, devido ao alto nível de globalização, cada vez mais as empresas estão se conectando e firmando acordos internacionais. Com isso, elas necessitam de colaboradores que sejam capazes de se comunicar com os parceiros de outros países.

Além disso, você também tem a chance de ser escalado para uma transferência internacional, o que muitas vezes te ajuda a ter uma qualidade de vida melhor (sem falar na possibilidade de concorrer diretamente a uma vaga de emprego em outro país).

equipe-trabalhando-em-multinacional

Ah! Saber outro idioma também é útil para a sua vida escolar/acadêmica, uma vez que vários conteúdos são inicialmente lançados em outro idiomas — e muitas vezes nem traduzidos.

Ademais, você também tem a chance de estudar em outros países, seja durante a graduação ou em cursos posteriores.

Outra vantagem de falar uma segunda língua: além de ter estadias internacionais mais confortáveis, você também será capaz de conhecer novas pessoas e culturas.

 

Idiomas mais falados do mundo

Como você viu acima, na hora de escolher qual idioma aprender, o recomendado é que você dê preferência aos mais falados no mundo, até porque eles costumam ser os mais requisitados pelas grandes empresas, além de serem os mais conhecidos pelos guias turísticos dos países.

Dessa forma, mesmo que você viaje para lugares com idiomas oficiais diferentes, ainda assim terá uma grande quantidade de pessoas capaz de te ajudar.

Por exemplo, se você for fluente em inglês, poderá viajar sem medo para países como Grécia e Dinamarca, cujas línguas oficiais são grego e dinamarquês.

Ademais, os 5 idiomas mais falados do mundo são:

  • Inglês —  1,132 bilhão de falantes;
  • Mandarim Chinês — 1,117 bilhão de falantes;
  • Hindi — 615 milhões de falantes;
  • Espanhol — 534 milhões de falantes;
  • Francês — 280 milhões de falantes.

Quer aprender um novo idioma? Venha para o Unit Idiomas!

No Unit Idiomas, você terá acesso a cursos de alta qualidade, que te ajudarão a desenvolver os seus conhecimentos nas quatro habilidades da língua.

Com professores especializados, além de aulas dinâmicas e interativas, logo você estará falando fluentemente o idioma escolhido.

O Unit Idiomas oferece cursos de:

  • Inglês;
  • Espanhol;
  • Francês.

Sem falar nos específicos, como o curso preparatório para exame de proficiência TOEFL e o curso internacional de marketing estratégico em espanhol.

Para saber mais informações acerca desses e demais cursos disponíveis, acesse o nosso site ou entre em contato conosco!

 

Curtiu? Então, veja também:

Inglês instrumental: já ouviu falar?

Como minimizar o cansaço dos estudos?

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

 

email-ebook-01-guia-viagem

Qual é o melhor lugar do mundo para ir? 🌎

Descubra isso e muito mais com a versão premium de um dos nossos Guias mais acessados! Nele você encontra tudo o que precisa para conhecer esse mundão. 😜

Preencha para acessar agora mesmo!

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS