emec

5 formas de aprender um novo idioma

Que tal descobrir formas de aprender um idioma rápido? Trouxemos uma série de dicas interessantes para você descobrir hoje mesmo como estudar outra língua!


Ao aprender um novo idioma, você adquire uma habilidade essencial no mundo moderno: a de se comunicar com pessoas de outros países.

Por esse motivo, mais pessoas estão buscando desenvolver essa capacidade, sobretudo a partir de métodos práticos de aprendizagem.

Então, ser fluente em um novo idioma te ajuda a se conectar com pessoas em todo globo, ainda mais se a língua escolhida for uma das mais faladas do mundo. Mas… além de aumentar a sua rede de amigos, desenvolver essa habilidade também te fornece uma série de vantagens incríveis

Descubra quais são os 5 benefícios de falar outro idioma:

 

1. Abre portas para oportunidades profissionais

Saber falar outro idioma costuma ser pré-requisito de contratação em grande parte das empresas, principalmente nas transnacionais que possuem negócios em outros países.

Portanto, ao ter essa habilidade em seu currículo, você se torna mais apto a concorrer a oportunidades de emprego com remuneração maior.

Além disso, você também poderá concorrer a vagas internacionais.

 

2. Aprimora a sua memória

Uma das principais vantagens de estudar um novo idioma é que essa habilidade te ajuda a desenvolver outra capacidade cerebral: a da memória. Afinal, uma das etapas desse aprendizado é decorar tanto novos vocabulários, como também regras gramaticais.

Com isso, utilizamos bastante a nossa capacidade de memorização, que acaba sendo aprimorada nesse processo.

 

3. Aumenta a sua capacidade de concentração

Você sabia que pessoas bilíngues conseguem manter o foco por muito mais tempo do que os falantes de uma única língua?

Isso ocorre porque esses indivíduos possuem os dois idiomas sempre ativos em suas mentes, o que possibilita alternar o uso deles, de forma automática.

Desse modo, eles desenvolvem uma região do cérebro chamada de sistema de controle executivo, o qual permite que essas duas habilidades funcionem simultaneamente.

Mas, além disso, esse sistema também tem como função fazer com que o indivíduo se mantenha focado durante a execução de determinada ação.

Portanto, quanto mais você aprender a falar um novo idioma, mais desenvolvida será essa região e maior será a sua capacidade de concentração.

 

4. Desenvolve sua capacidade de aprendizagem

Assim como a concentração, ao nos tornarmos fluentes em uma nova língua também desenvolvemos a capacidade de aprendizagem.

Afinal, treinamos regiões cognitivas importantes do nosso cérebro, as quais nos ajudam a compreender os assuntos.

Inclusive, uma vez conseguido alcançar a fluência em um idioma, será muito mais fácil aprender outros e se tornar poliglota.

 

5. Você conhece novas culturas

O idioma de um país é muito mais do que um meio de comunicação, ele também carrega parte da história e cultura daqueles indivíduos. Por exemplo, o português falado aqui no Brasil é uma mistura dos povos que colonizaram as nossas terras com os índios, que já viviam aqui muito antes.

De forma que, várias palavras utilizadas em nosso país ou possuem significado completamente diferente em Portugal, ou nem existem! 

Portanto, ao aprender uma língua de uma nação, automaticamente, você passa a conhecer melhor a sua história, cultura e costumes.

 

mulher-estudando-um-idioma-com-dedicacao

Bônus: como aprender um novo idioma rápido?

Antes de mostrar as técnicas de como aprender um idioma mais rápido, queremos te dar uma dica essencial: saiba o porquê você deseja desenvolver essa habilidade. Afinal, ao estabelecer esse objetivo, a tendência é que você tenha mais ânimo e foco para conseguir chegar ao fim dessa jornada.

Aliás, isso também te ajuda a determinar a urgência de desenvolver essa fluência e o quanto de tempo deverá ser demandado à essa tarefa. Por exemplo, se você deseja:

  • Aprender um segundo idioma apenas para conhecer a cultura de um país: o ideal é dedicar 1 ou 2 horas por dia para estudo.
  • Estudar um novo idioma para concorrer a uma vaga de emprego daqui a um ano: o recomendado é que você disponha de 3 ou mais horas intensivas para isso.

Agora que você já captou essa primeira dica, confira as técnicas a seguir e comece a desenvolver esse conhecimento hoje mesmo:

 

  • Consuma conteúdos no idioma escolhido

Quem não gosta de passar a tarde toda assistindo séries? E se eu te disser que é possível aproveitar esse momento para aprender um novo idioma? 

Isso mesmo! Até porque, um dos melhores métodos para aprender uma segunda língua é tendo contato com conteúdos que a utilizam.

Um excelente conteúdo para quem está aprendendo outro idioma são os filmes e séries infantis, pois os atores e dubladores costumam falar mais devagar e usar poucas gírias. Mas, o recomendado é não colocar legendas em português! No máximo a legenda deve estar no mesmo idioma do filme ou da série, com exceção da primeira vez que o assistir.

📌 Dica: tente assistir o mesmo conteúdo mais de uma vez para aumentar a compreensão da pronúncia e do vocabulário. Inclusive, na segunda vez em que o assistir, o ideal é incluir as legendas no idioma que está sendo estudado e retirá-las nas próximas vezes.

Essa dica vale também para as músicas! Escute-a sem parar, até que você aprenda a letra e também o significado de cada palavra cantada na canção.

 

  • Use aplicativos de celular

O celular é um dos aparelhos mais utilizados por nós diariamente, então, que tal demandar algumas horas de uso para aprender um novo idioma?

Para isso, nossa sugestão é que você baixe aplicativos que te ensinam a falar outra língua, além de cumprir os desafios e atividades diárias, como o Duolingo e o Busuu. Assim, você estará constantemente treinando os seus conhecimentos, evitando que um ou outro vocabulário se perca na sua memória.

Outra dica muito legal é baixar aplicativos que te possibilitem conversar com estrangeiros, de preferência os nativos da língua que você esteja aprendendo.

Dessa forma, você terá acesso às gírias utilizadas nessa cultura, assim como poderá treinar a escuta e a pronúncia.

📌 Dica: Mude o idioma do seu aparelho para o qual você está aprendendo; isso aumenta ainda mais o seu contato com essa língua!

 

  • Introduza o idioma na sua rotina

Quanto mais contato você tiver com o idioma, mais rápido você será fluente nele. Até porque, foi assim que você aprendeu a falar português naturalmente: ouvindo-o diariamente até que as primeiras palavras se formassem na sua mente.

Portanto, a quarta forma de aprender um novo idioma é estar sempre utilizando-o.

Uma dica de como fazer isso é praticando o vocabulário, mesmo que seja falando sozinho ou lendo em voz alta.

Use a sua imaginação: invente diálogos, finja estar recebendo um prêmio ou dando uma palestra sobre um assunto que você está aprendendo. O importante é tentar montar frases gramaticalmente corretas com os vocabulários que você já conhece.

Cantar em voz alta também vale, ok? Sobretudo aquelas músicas mais rápidas, que exigem um maior domínio da pronúncia.

📌 Dica: outra forma de praticar esse método é introduzindo expressões comuns da língua em suas falas, até que se tornem naturais. Por exemplo, em vez de falar “oi, pessoal” comece a dizer “hi, guys”, mesmo que seja no seu ciclo de amigos íntimos. 😜

 

  • Veja notícias de países que falam esse idioma 

Jornalistas possuem uma boa dicção, falando de forma pausada e clara, o que facilita o entendimento de todos os ouvintes, inclusive quem está aprendendo o idioma.

Desse modo, outra dica de como aprender um novo idioma é assistir diariamente noticiários de países cuja língua oficial seja a que você esteja aprendendo: além de se manter informado sobre o que ocorre no mundo, você também treina ainda mais a sua escuta.

📌 Dica: uma forma de fazer isso é acessando canais oficiais no YouTube ou baixando aplicativos de notícias, os quais também contém matérias escritas.

Inclusive, essa é mais uma tática para ser posta em prática, a qual te ajudará a conhecer novos vocabulários.

 

  • Faça um curso de línguas

Por fim, nossa última dica para quem deseja aprender um novo idioma é fazer um curso. Essa é a maneira mais segura e prática de estudar outro idioma, afinal, você terá o suporte de professores treinados e qualificados a te ensinar.

Além disso, ao final do curso de idiomas, você também ganha um certificado, que pode ser requisitado por algumas empresas para comprovar a sua fluência.

No mais, essa é uma excelente dica para quem não possui tempo o suficiente para aplicar os métodos acima, ou não conseguiu se adaptar a eles (o que é normal).

Por isso, escolha um curso de idiomas que se adeque às suas necessidades e comece hoje mesmo a aprimorar essa habilidade!

 

Venha para o Unit Idiomas e aprenda uma segunda língua!

Você deseja aprender uma nova língua? Venha fazer parte do grupo de alunos do Unit Idiomas!

O Unit Idiomas oferece cursos de inglês, espanhol e francês — além de cursos especializantes — ministrados através de aulas dinâmicas e interativas. 

grupo-de-estudantes-do-unit-idiomas

Conosco você terá acesso a cursos de extrema qualidade e comodidade, que  te ajudarão a desenvolver os seus conhecimentos nas quatro habilidades da língua: audição, fala, leitura e escrita.

A partir de uma equipe de professores experientes e com vivências internacionais, as aulas proporcionam aos estudantes a fluência no idioma escolhido.

Para saber mais informações sobre os cursos disponíveis, acesse nosso site ou entre em contato com a gente!

 

Curtiu? Então, veja também:

Quanto tempo leva para aprender um novo idioma?

Inglês, espanhol e francês: 57 formas de se comunicar em outro país

5 vantagens de fazer intercâmbio e estudar fora

 

email-ebook-01-guia-viagem

Qual é o melhor lugar do mundo para ir? 🌎

Descubra isso e muito mais com a versão premium de um dos nossos Guias mais acessados! Nele você encontra tudo o que precisa para conhecer esse mundão. 😜

Preencha para acessar agora mesmo!

MAIS LIDAS DO MÊS

10 características de um líder de sucesso
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
Saiba como aproveitar disciplinas na segunda graduação EAD
Transferência entre universidades:  4 erros que você não pode cometer
5 dicas infalíveis para conseguir aumento salarial
Inglês instrumental: já ouviu falar?
4 bons motivos para cursar Engenharia Mecatrônica

POSTS RELACIONADOS