Como é o curso de arquitetura?

Desvende os detalhes e características do curso de arquitetura, preparando-se para uma jornada de criatividade e design!


O curso de Arquitetura e Urbanismo é uma faculdade que une diferentes conhecimentos para capacitar um profissional que tem sido cada vez mais requisitado.

A profissão de arquiteto vai muito além do que mostra a cultura pop e o entretenimento, sendo eles os responsáveis técnicos para a elaboração de projetos que não comprometam o lugar e até mesmo as pessoas que ali transitam.

Além disso, as consequências mais comuns são de cunho econômico, isso porque a maioria dos brasileiros começa construções sem a devida instrução.

E esse é um cenário que tende a mudar por vários motivos, a própria acessibilidade à casa própria é um deles, e já existem números que confirmam uma maior procura pelos profissionais da arquitetura.

Uma pesquisa do CAU (Conselho de Arquitetura e Urbanismo) junto ao Datafolha, identificou que de 2015 para cá houve um crescimento de 40% na busca pelos serviços de arquitetura.

E caso tenha interesse em se profissionalizar na área, são necessários os conhecimentos que só o curso de Arquitetura oferece. Por isso, acompanhe a leitura e saiba tudo o que precisa sobre a formação!

Estrutura do curso de Arquitetura

Conhecida por ter uma abordagem mais abrangente e multidisciplinar, combinando teoria e prática, a faculdade de Arquitetura é uma graduação de bacharel que leva, geralmente, cinco anos distribuídos em 10 semestres letivos para ser concluída.

Durante esse período, os estudantes são apresentados a assuntos como História da Arquitetura, Urbanismo, Sustentabilidade e até Legislação.

Já as aulas práticas, permitem que os estudantes apliquem os conceitos aprendidos em projetos reais, isso, já desde os primeiros semestres. Abaixo, algumas das disciplinas do curso: 

  • Análise e composição da forma;
  • Desenho, Paisagem e Cidade;
  • História e Teoria do espaço antigo e medieval;
  • Projeto Residencial;
  • Projeto da Paisagem;
  • Instalações Prediais Elétricas;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Materiais e Tecnologias Construtivas.

Fundamentos da Arquitetura e Urbanismo

E a área também tem fundamentos muito sólidos sobre prática profissional, tais como entender a origem arquitetura, quais são os princípios do design espacial e as nuances do urbanismo.

Com eles, o aluno não apenas se conecta ao passado, mas também consegue uma orientação ao criar espaços inovadores e funcionais que fazem sentido no contexto atual.

É através da junção entre estética, funcionalidade e impacto social, que os profissionais da Arquitetura e Urbanismo são capazes de moldar ambientes, até mesmo cidades.

Ao dominar os fundamentos centrais ao concluir a graduação, você poderá fazer uma especialização, e existem muitas possibilidades entre elas, como:

  • Arquitetura de Interiores;
  • Arquitetura Hospitalar;
  • Arquitetura Sustentável;
  • Paisagística;
  • Planejamento Urbano;
  • Restauro e Conservação;
  • Urbanismo.

Tecnologia e Inovação na Arquitetura

E como não poderia faltar, a presença da tecnologia se tornou peça-chave no curso de Arquitetura, bem como na prática profissional.

Hoje, boa parte do trabalho requer conhecimentos em softwares de modelagem tridimensional como Archicad, Autocad e Sketchup, que permitem uma visualização precisa e detalhada dos projetos direto na tela do computador.

Além disso, a realidade virtual e a impressão 3D já chegaram também no segmento e auxiliam na forma como criar e apresentar as ideias arquitetônicas.

No campo do urbanismo, sistemas de GIS (Sistemas de Informações Geográficas) e simulações computacionais ajudam o profissional a tomar decisões no desenvolvimento das cidades.

Ou seja, a integração dessas tecnologias no ensino e no exercício tem impulsionado a inovação e aprimorado a capacidade dos profissionais de resolver questões, antes complexas e muito mais trabalhosas.

Trabalho de Equipe e Colaboração Multidisciplinar

Mas para atuar na área, além de habilidades em desenho, cálculo e até conhecimentos com softwares de modelagem, você precisará ter facilidade de trabalhar em equipe tendo colaboradores de diversas áreas.

Muitas vezes, os projetos arquitetônicos precisam da união de conhecimentos em Engenharia, Design de Interiores, Paisagismo e outras áreas de conhecimento técnico.

A união entre essas áreas é o que trará resultados maiores e relevantes. Além disso, a troca de ideias e perspectivas pode enriquecer a criatividade dos projetos, superando as expectativas.

Estágios e Experiência Profissional

E para te ajudar a entrar nesse mercado de trabalho, caso já estude ou vá fazer o curso, aqui vão algumas dicas para um começo de carreira em Arquitetura e Urbanismo.

Já no início da sua trajetória, comece a se informar sobre empresas e escritórios do ramo que atuam na sua região ou que você tenha afinidade e/ou identificação. Quão antes estiver por dentro do meio, antes poderá integrá-lo.

Outra dica valiosa é participar de workshops e eventos sobre arquitetura, isso proporciona networking e também a chance de aplicar seus conhecimentos em projetos reais, porém, fora de sala.

Estágios voluntários e projetos de cunho social também são oportunidades para adquirir experiência prática e ainda estará contribuindo para a comunidade com seu conhecimento.

E por último, já que a importância de alguns softwares é grande na profissão, estude sobre eles e se atualize sobre versões. Isso é possível através de vídeos, fóruns e comunidades.

Perspectivas de Carreira para Arquitetos

portfolio-de-arquitetura

Agora, só falta ter uma maior noção sobre mercado de trabalho. E com o crescente interesse em sustentabilidade e urbanismo consciente, os arquitetos têm sido cada vez mais demandados em projetos que visam o equilíbrio entre estética, funcionalidade e responsabilidade ambiental.

Desse modo, a expansão das cidades e a necessidade de revitalização de espaços urbanos proporcionam oportunidades de atuação para os alunos do curso de Arquitetura.

Setores como o de Construção Civil, Planejamento Urbano, Consultorias em Design de Interiores e Restauro Histórico, também oferecem oportunidades promissoras.

Então, se o seu perfil é de alguém criativo, com habilidades técnicas e paixão por criar e transformar ambientes, essa é a sua área e não perca tempo para fazer parte dela. Se inscreva no nosso curso de Arquitetura e Urbanismo e estude na faculdade que vai transformar sua vida!

POSTS RELACIONADOS

emec