O que é Arquitetura e Urbanismo

Descubra o que é Arquitetura e Urbanismo e como essa área se dedica ao planejamento, projeto e construção de espaços urbanos e edificações funcionais


Conheça mais sobre Arquitetura e Urbanismo, profissão que torna cada espaço na cidade um lugar especial para todos viverem!

A Arquitetura e Urbanismo é uma área fundamental na sociedade, pois tem um papel importante na concepção e construção de espaços que impactam diretamente a vida das pessoas. 

Os profissionais dessa área são responsáveis por projetar edifícios, casas, praças, ruas, avenidas, parques e diversos outros espaços urbanos que contribuem para uma cidade mais harmoniosa e de boa vivência.

E quando falamos na concepção e construção de espaços importantes, podemos lembrar de diversos projetos de Arquitetura que se tornaram patrimônio arquitetônico mundial (e ícones da cultura local) como: o edifício Empire State Building em Nova York, a Torre Eiffel em Paris e a Opera House em Sydney.

Dessa forma, os arquitetos urbanistas são altamente valorizados e têm alta demanda no mercado de trabalho, pois passam por uma formação rigorosa e multidisciplinar que envolve conhecimentos técnicos, artísticos, sociais e ambientais.

Assim, conhecer o que é Arquitetura e Urbanismo é fundamental para todos os que desejam ingressar nessa carreira profissional!

O que é Arquitetura e Urbanismo?

Arquitetura e Urbanismo é uma área do conhecimento que se dedica à concepção e criação de espaços habitáveis e funcionais, considerando aspectos estéticos, sociais, culturais, econômicos, ambientais e tecnológicos.

A Arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios, levando em consideração a funcionalidade, a estética, a segurança e a durabilidade das construções. 

Os arquitetos, então, utilizam seus conhecimentos técnicos para projetar edifícios que atendam às necessidades dos usuários, além de buscar soluções criativas e inovadoras para integrar as edificações ao ambiente em que estão inseridas.

Já o Urbanismo se dedica ao planejamento e à organização dos espaços urbanos, buscando melhorar a qualidade de vida da população, a sustentabilidade ambiental e o desenvolvimento econômico. 

Logo, os urbanistas trabalham em conjunto com arquitetos, engenheiros, geógrafos e outros profissionais para planejar e executar projetos urbanos que atendam às necessidades e expectativas dos habitantes das cidades.

Ambas as áreas são interdependentes e complementares, pois assim como a Arquitetura contribui para a concepção de edifícios e espaços urbanos que melhoram a qualidade de vida das pessoas, o Urbanismo é responsável pela organização e planejamento dos espaços urbanos como um todo.

Os profissionais da Arquitetura e Urbanismo passam por uma formação rigorosa e multidisciplinar que envolve conhecimentos técnicos, artísticos, sociais e ambientais, o que lhes permite atuar em diversas áreas.

Áreas da Arquitetura e Urbanismo 

A Arquitetura e Urbanismo oferece uma grande diversidade de áreas de atuação, desde a criação de projetos de edifícios residenciais e comerciais, até o planejamento urbano de cidades inteiras, passando pela conservação do patrimônio histórico e cultural, entre outros.

Algumas áreas de atuação na Arquitetura e Urbanismo incluem:

  • Projeto arquitetônico;
  • Planejamento urbano e regional;
  • Paisagismo;
  • Conservação e restauração de patrimônio histórico e cultural;
  • Design de interiores;
  • Arquitetura Urbanista;
  • Arquitetura escolar;
  • Arquitetura sustentável;
  • Arquitetura efêmera;
  • Urbanismo tático;
  • Arquitetura de eventos;
  • Arquitetura de interiores comerciais;
  • Arquitetura de interiores residenciais.

Carreira de Arquiteto

A carreira de Arquiteto é desafiadora mas também cheia de recompensas, exigindo criatividade, habilidades técnicas e de comunicação. 

Os profissionais podem trabalhar em escritórios de arquitetura, empresas de construção, governos, entre outros, atuando nas mais diversas áreas, desde o projeto de edifícios e espaços urbanos, até o planejamento e a conservação do patrimônio histórico e cultural.

Além disso, a Arquitetura e Urbanismo oferece diversas oportunidades de especialização e aprimoramento, possibilitando que os profissionais se tornem especialistas em áreas específicas, como sustentabilidade, design de interiores, paisagismo, entre outras.

Qual o salário de um arquiteto?

Segundo o site Vagas.com, especializado em mercado de trabalho, o salário médio de um arquiteto é de R$ 4.046,00. 

No entanto, é importante ressaltar que o salário pode variar bastante de acordo com a experiência do profissional, o setor de atuação, o porte da empresa, a região do país, entre outros fatores. 

Além disso, muitos arquitetos atuam como autônomos e, nesse caso, o valor recebido depende diretamente do número de projetos realizados e do valor cobrado por cada um deles.

Como é o curso de Arquitetura e Urbanismo?

O curso de Arquitetura e Urbanismo é bastante dinâmico e exige muita criatividade, habilidades técnicas e capacidade de comunicação. 

Durante as aulas, os alunos aprendem a projetar edifícios, espaços urbanos, paisagens e interiores, além de adquirirem conhecimentos em áreas como história da arte e da arquitetura, tecnologia da construção, sustentabilidade, conforto ambiental, entre outras.

No mais, algumas disciplinas comuns na grade curricular do curso de Arquitetura e Urbanismo incluem:

  • Projeto de Arquitetura e Urbanismo;
  • Tecnologia da Construção;
  • Conforto Ambiental;
  • História da Arte e da Arquitetura;
  • Sustentabilidade e Meio Ambiente;
  • Planejamento Urbano e Regional;
  • Paisagismo;
  • Design de Interiores.

Além das aulas teóricas, sobretudo, os estudantes também têm a oportunidade de participar de aulas práticas em laboratórios e workshops, onde podem experimentar materiais e técnicas de construção, além de realizar projetos em grupo.

Outro aspecto importante do curso de Arquitetura e Urbanismo é o estágio obrigatório, que permite que os estudantes coloquem em prática o que aprenderam em sala de aula e ganhem experiência profissional antes de se formarem. 

Durante o estágio, os alunos podem trabalhar em escritórios de arquitetura, empresas de construção, órgãos públicos, entre outros, e aprender com profissionais experientes da área.

Quanto tempo leva para se formar em Arquitetura e Urbanismo?

Uma preocupação muito comum entre os estudantes que desejam começar nessa profissão é sobre quanto tempo dura a faculdade de Arquitetura e Urbanismo. O curso tem duração média de cinco anos, contando com aulas, laboratórios, oficinas e estágios obrigatórios.

Então, Aapós a conclusão do curso, é necessário que o estudante realize um registro no Conselho de Arquitetura e Urbanismo (CAU) para exercer a profissão de arquiteto e urbanista.

Para conhecer mais e iniciar quanto antes a sua faculdade de Arquitetura e Urbanismo, não deixe de conferir a página do curso na Unit. Comece a estudar com quem tem tradição e compromisso com o ensino de qualidade!.

capa-ebook-arquitetura-e-urbanismo

Como é fazer um curso de Arquitetura e Urbanismo?

Baixe agora nosso ebook especial e descubra curiosidades sobre Arquitetura e Urbanismo, benefícios de fazer o curso, se tem vagas no mercado de trabalho e muito mais!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec