O que faz um Arquiteto Urbanista: Como atua, onde estudar e mais!

A profissão de Arquiteto Urbanista tem sido muito requisitada, principalmente nas grandes cidades do país, por isso, conheça tudo sobre a carreira. Acesse!


Esse profissional é responsável por projetar os mais diversos espaços que podem ser destinados a vários fins.

O Arquiteto vai elaborar um projeto arquitetônico com o objetivo de aproveitar o espaço ao máximo possível, dando a ele uma funcionalidade, beleza, conforto e praticidade. 

Além disso, será responsável por definir o tamanho de cada ambiente, a localização de cada elemento da construção.

Por exemplo: ele é o responsável por decidir a localização das portas e janelas, também vai decidir os materiais que devem ser utilizados na construção.

O Arquiteto atua realizando os projetos de arquitetura e urbanismo, na pesquisa dos materiais que devem ser utilizados na obra, para que a mesma atenda a sua finalidade.

No mais também tem sua atuação voltada a inspeções e vistorias periódicas realizadas na obra, atua como paisagista, no planejamento e projeção de áreas não construídas.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, assim ele pode atuar prestando serviços para empresas, indústria e  para o serviço público.

Nesses casos o arquiteto pode realizar o projeto de um refeitório para uma empresa ou indústria, também pode projetar uma praça para um município e entre outras áreas de atuação que ele pode desempenhar.

O que faz um Arquiteto Urbanista

O Arquiteto Urbanista vai ser responsável por planejar e desenhar a arquitetura dos projetos de moradia, transporte, trabalho, lazer e paisagístico.

Além de criar o projeto ele vai acompanhar as obras, para que a mesma seja realizada de acordo com o planejado e com os materiais adequados.

Além de desenvolver ele pode também ser o responsável pela revitalização de alguma obra ou monumento que tenha sido danificada, realizando assim o plano de renovação da construção.

Ele também será o responsável por escolher os materiais que serão usados, em acordo com os especialistas de cada área em específico.

No mais esse profissional será o encarregado por definir a rede de encanamento de água, esgoto, instalação elétrica, ventilação, aquecimento, pinturas e decorações do ambiente que projetou.

Além disso, o Arquiteto Urbanista define a localização dos cômodos, tamanho dos ambientes, vai determinar a localização dos móveis, posição de portas, janelas e a iluminação.

O que faz um arquiteto

Como atua um Arquiteto Urbanista

Este profissional tem várias áreas de atuação dentro da Arquitetura, entre elas pode-se destacar o paisagismo.

Nesse segmento o Arquiteto Urbanista fica responsável por projetar um espaço livre que pode ser o entorno de um prédio, um parque, uma praça ou outro ambiente. 

Sendo sua função a escolha de diferentes tipos de vegetação que possam ser colocados no ambiente, a escolha de aparelhos como pergolado, caminhos, fontes, entre outros.

Tudo isso para que o ambiente possa ter um aspecto mais agradável e prazeroso aos usuários.

Esse profissional pode atuar como um Arquiteto de interiores, nesse caso ele vai elaborar, projetar e realizar a decoração do ambiente.

A diferença do Arquiteto de interiores para outros profissionais, como o designer de interiores, é que ele pode resolver questões estruturais, de alteração de revestimentos, além de instalação e renovação de sistemas, como ar, água, luz e esgoto.

No mais, ele também pode atuar como Urbanista, nesse caso o profissional vai projetar e organizar cidades, bairros, parques, ruas, entre outros ambientes.

Nesse aspecto o Arquiteto terá que estar alinhado ao meio ambiente.

Dessa forma, em seus projetos ele deve pensar em formas de reduzir os impactos ambientais causados pelo homem ao meio ambiente, isso integrado a parte econômica.

Ou seja, seu projeto deve proporcionar um uso mais econômico, rentável dos recursos e alinhado com o social, dessa maneira deve pensar em ambientes que possibilite mais qualidade de vida a população da região e no desenvolvimento humano.

Onde atua um Arquiteto Urbanista

O mercado de trabalho para arquiteto é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos.

O primeiro é o setor público, assim ele pode trabalhar com o planejamento urbano, então ele será responsável por planejar regiões, bairros ou cidades, com o intuito de organizar as áreas desses ambientes e proporcionar à população qualidade de vida e bem-estar. 

Aém disso, nesse mesmo segmento ele pode trabalhar propondo soluções para problemas de mobilidade urbana e ajudar os órgãos públicos na criação de políticas públicas para a solução desses problemas e no plano diretor da cidade.

Outros locais em que ele pode atuar são em escritórios de arquitetura, Construtoras, Ongs, entre outros lugares.

Prestando seus serviços para o planejamento de projetos, a supervisão da obra, estudo de impactos, paisagismo e realidade virtual.

Um Arquiteto Urbanista que tenha um mestrado ou doutorado também pode ser professor universitário ou se dedicar a realização de pesquisas científicas e produção de artigos científicos.

Também podendo realizar consultorias, tirar dúvidas por meio da análises do caso em concreto  e propor soluções práticas aos problemas dos clientes.

Conheça o curso de Arquitetura e Urbanismo da Unit

O curso de Arquitetura é do tipo bacharelado, na Unit tem duração de 5 anos, possui 10 semestres, tendo uma carga horária total de 3.760 horas aula e o aluno pode optar por estudar no período noturno ou matutino. 

Nesse curso o discente tem contato tanto com matérias de ciências humanas como de exatas, com o intuito de capacitar o aluno a criar projetos e espaços levando em consideração o conforto, estética, funcionalidade e praticidade para o dia a dia das pessoas que vão se utilizar do ambiente projetado.

A faculdade de Arquitetura está no espectro das ciências sociais aplicadas, sendo assim possui matérias diversificadas. Segue abaixo algumas das matérias presentes no curso de Arquitetura na faculdade Unit, sem levar em conta as matérias optativas que são disponibilizadas durante o curso:

  • História da Arquitetura e do Urbanismo;
  • Desenho Técnico;
  • Computação Gráfica;
  • Planejamento Urbano e Regional: Fundamentação e Metodologia;
  • Projeto de Arquitetura e Urbanismo;
  • Construção e Infraestrutura Sustentável;
  • Construção e Estrutura do Edifício: Concreto;
  • Matemática;
  • Conforto no Ambiente Construído II;
  • Planejamento Urbano e Regional: Política e Gestão;
  • Teorias e Técnicas de Retrospectiva, entre outras matérias.

A faculdade também conta com uma infraestrutura que possibilita o aluno a ter aulas práticas e assim pode aliar o que aprende na teoria com a prática, segue abaixo alguns dos laboratórios que a faculdade disponibiliza a seus alunos:

  • Centro Tecnológico de Engenharia e Arquitetura com Canteiro Escola;
  • Laboratórios de Informática com BIM;
  • Laboratório de Concreto e Materiais de Construção e Maquetaria;
  • Laboratório de Conforto Ambiental.

Por isso, se tem interesse em seguir a carreira, confira nosso curso de Arquitetura e Urbanismo!

 

 

Leia também:

Arquitetura e Urbanismo: um guia rápido sobre a carreira

Mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo

POSTS RELACIONADOS

emec