5 vantagens de fazer intercâmbio e estudar fora

Fazer intercâmbio é uma vivência única e especial, ainda mais quando você aproveita todas as vantagens que essa experiência proporciona.

Afinal, muito mais do que turistar, ser intercambista lhe permite estudar e conhecer a cultura e costumes de um país, fazendo você se tornar um nativo, mesmo que somente por um meses.

Quer saber mais sobre essa experiência, suas modalidades e vantagens? É só continuar lendo esse artigo.

Aproveite!

 

O que é intercâmbio?

De forma simplificada, o intercâmbio é uma espécie de viagem internacional, caracterizada pela estadia em um país durante um período determinado.

É uma experiência que possibilita a troca de conhecimentos, culturas e experiências, tanto por parte dos nativos quanto do intercambista.

 

Modalidades mais comuns de intercâmbio

O intercâmbio é dividido em algumas modalidades para possibilitar que pessoas de todas as idades, interesses e objetivos embarquem nessa viagem.

E se você quer saber como se tornar um intercambista, o primeiro passo é conhecer quais são esses tipos, seus requisitos, quais experiências ele proporciona e outras informações importantes.

Por isso, confira abaixo as modalidades mais comuns de intercâmbio e descubra qual a ideal para você:

 

High school

Quem nunca assistiu a um filme adolescente norte-americano e desejou viver aquele ensino médio?

Se esse for o seu caso, saiba que com o intercâmbio High School isso é possível! 

Nessa modalidade, você tem a oportunidade de estudar em uma escola secundária vivendo as mesmas experiências que os nativos daquele país.

Inclusive, é possível ficar hospedado em uma casa de família — chamada de host family — aumentando ainda mais a inserção nessa cultura.

Ficou interessado em viver essa aventura? Confira algumas características e requisitos comuns dessa modalidade:

  • O estudante deve ter entre 14 a 18 anos de idade;
  • O período do intercâmbio varia entre 6 a 12 meses;
  • Você pode se hospedar em casa de família ou em um alojamento estudantil;
  • É ofertado em vários países do mundo.

Idiomas

Além de um dos tipos mais comuns, o intercâmbio de idiomas é ideal para quem deseja destravar esse conhecimento de uma vez por todas.

Afinal, além de ter professores nativos, os estudantes também são imergidos na cultura do país, garantindo 24 horas de contato com a língua estudada.

Desse modo, não importa qual idioma você esteja aprendendo, essa modalidade de intercâmbio irá te tornar fluente nele em muito menos tempo.

Confira abaixo as características comuns desse curso:

  • Recomendado para estudantes a partir de 14 anos;
  • Período mínimo de 2 semanas;
  • Possibilita hospedagem em host family ou alojamento estudantil.

Au pair

Se você gosta de cuidar de crianças, então, a nossa recomendação é escolher essa modalidade.

A função de uma au pair é supervisionar os pequenos, levá-los à escola e demais compromissos, além de ajudá-los com a atividade de casa.

Isso tudo recebendo uma remuneração semanal, refeições e, em alguns casos, até mesmo assistência médica internacional.

No mais, esse é o tipo ideal de intercâmbio para quem não pode investir valores muito altos, dado que você só precisará arcar com passagem e documentos.

Veja abaixo outros requisitos importantes para garantir esse emprego:

  • Gostar de crianças;
  • Ter entre 18 e 30 anos;
  • Saber falar inglês intermediário ou avançado;
  • Ter carteira de motorista permanente;
  • Ser formada no ensino médio;

Vale ressaltar que algumas empresas também solicitam uma comprovação de experiência com crianças, seja como babá ou trabalhos em escolas.

 

Idiomas + trabalho

Assim como na modalidade anterior, aqui você também possui a oportunidade de trabalhar e ganhar uma remuneração.

Contudo, a diferença está que nesse tipo de intercâmbio, você terá aulas de idioma, que ocorre somente durante uma metade do dia.

Mas, se liga, pois alguns países possuem regras específicas acerca de empregos para intercambistas e por isso vale a pena consultá-las antes da viagem.

Em relação aos requisitos, eles se assemelham bastante ao intercâmbio de idiomas, com a diferença que alguns estudantes preferem morar sozinhos, utilizando o valor ganho no trabalho para cobrir essa despesa.

Dessa maneira, você não precisa ficar em uma casa de família ou no alojamento com outras pessoas.

 

Trabalho voluntário

Realizar um trabalho voluntário não somente lhe agrega uma excelente experiência pessoal, como também profissional.

Portanto, cada vez mais intercambistas estão preferindo essa modalidade, a qual possui como destinos comuns a África do Sul e a China.

No mais, durante a viagem você irá alternar o seu tempo entre o curso de idiomas e o trabalho voluntário, além de poder utilizar das horas livres para conhecer a cidade.

As características desse intercâmbio variam muito da organização responsável, contudo, é comum encontrar essas informações:

  • O estudante deve ter a partir de 18 anos;
  • Ter um nível intermediário no idioma oficial do destino;
  • Possui duração mínima de 1 mês.

estudantes-vendo-tipos-de-intercambio

5 vantagens de fazer intercâmbio 

Você ainda tem dúvidas sobre quais são as vantagens de investir em um intercâmbio?

Então, confira abaixo 5 benefícios e vivências que todo intercambista ganha ao embarcar nessa aventura especial:

 

1. Aprender outro idioma e nova cultura

Mesmo que a modalidade de intercâmbio escolhida não possua aulas de idioma, ainda assim você irá desenvolver essa habilidade durante o intercâmbio. Afinal, o contato 24 horas com a língua te ajudará a aprimorar seus conhecimentos, seja no trabalho, na sua hospedagem ou enquanto passeia pela cidade.

Por isso, uma das maiores vantagens de fazer intercâmbio é aprender um novo idioma, muitas vezes se tornando fluente nele.

Além disso, ao ser imerso nos hábitos e costumes do país, você acaba também conhecendo mais a fundo a cultura do lugar. O que aumenta a sua bagagem de conhecimento, que poderá ser útil durante entrevistas de emprego, por exemplo.

Isso sem contar nas pessoas que você conhece durante a viagem, que podem se tornar amigos fiéis!

 

2. Ganhar autoconfiança e coragem

Por mais que você opte pela segurança da host family, viver um intercâmbio desenvolve bastante a  sua coragem e confiança.

Afinal de contas, é uma verdadeira aventura desembarcar em outro país com costumes tão distintos dos seus.

Então, conforme você se adaptar e viver experiências engrandecedoras, você sentirá mais segurança e quando menos perceber, estará passeando sozinho na cidade em que está hospedado sem sentir medo algum!

 

3. Aprimorar seu currículo

Ter um intercâmbio em seu currículo pode ser um grande diferencial, afinal, além dos conhecimentos, intercambistas tem um perfil diferenciado e também desenvolvem grandes soft skills.

Ou seja, eles costumam ser mais confiantes, independentes, organizados, sabem lidar com pressão e possuem nível elevado de autoconhecimento.

Ademais, caso a empresa na qual você esteja interessado valorize o trabalho voluntário, essa experiência pode te garantir uma vaga!

Portanto, encare o intercâmbio não só como um momento divertido, mas também como um investimento para a sua vida profissional.

 

4. Tornar-se mais independente

Durante o intercâmbio, você é responsável por suas ações, compromissos e até mesmo afazeres domésticos.

Com isso, acaba desenvolvendo a sua independência emocional, profissional e financeira.

Além disso, intercambistas também costumam ter maior capacidade de solucionar problemas rapidamente e são maduros, resilientes e flexíveis — características excelentes para quem está ingressando na vida adulta ou no mercado de trabalho.

 

5. Viver uma experiência única

A última vantagem de fazer intercâmbio é praticamente uma fusão dos outros quatro benefícios, visto que reforça a ideia de que essa viagem será uma experiência única na sua vida.

Além dos conhecimentos e habilidades que você adquire nesse período, também voltam na bagagem momentos e pessoas inesquecíveis.

Afinal, cada situação corriqueira se torna especial simplesmente pelo fato de você estar vivenciando ela em outro país.

Quer saber se isso é verdade? Pergunte para um intercambista o que ele achou dessa experiência e tire suas próprias conclusões. Com certeza você conhecerá histórias únicas e bastante encorajadoras.

 

aviao-com-intercambistas-em-mapa-mundial

Destinos ideais para o seu intercâmbio

Está convencido que vale a pena fazer intercâmbio, mas não sabe para onde ir?

Para te ajudar, trouxemos abaixo os destinos mais escolhidos pelos estudantes, conforme o idioma que se deseja aprender ou aprimorar:

 

bandeira-inglesa

Inglês

Os Estados Unidos é um dos principais destinos para intercambistas que desejam aprender a falar inglês, sobretudo para a modalidade Au Pair.

Outro destino famoso é o Reino Unido, contudo, ele é mais recomendado para estudantes familiarizados com o inglês britânico e seu sotaque.

Vale lembrar também que ambos destinos solicitam a emissão do visto estudantil, para permitir a entrada e estadia no país.

 

bandeira-espanha

Espanhol

Deseja aprender a falar espanhol? Então, o recomendado é que você opte pelo país de origem desse idioma: a Espanha.

No entanto, caso você deseje viajar para um destino mais perto, a Argentina é uma excelente opção para você!

Além disso, o custo de vida no país latino-americano é muito mais barato do que na Europa, devido a moeda oficial do país (peso argentino) ser inferior ao Real.

 

bandeira-franca

Francês

Não há coisa melhor do que aprender a língua mais romântica do mundo no país do amor, não é mesmo?

Por isso, para aqueles que estão aprendendo francês, recomendamos que escolha como destino uma das cidades da França, seja ela Paris, Lyon, Marseille ou Nice.

Outra indicação de destino são as cidades do Canadá cujo idioma oficial é o francês, como Quebec e New Brunswick.

 

Conheça o programa de intercâmbio da Unit

O Grupo Tiradentes possui programas de intercâmbio para vários países ao redor do mundo, como Espanha, Portugal, México, Argentina e outros. 

Além do idioma, no programa Tiradentes Internacional, o estudante também desenvolve essas capacidades:

  • Lidar com situações adversas;
  • Respeitar outras culturas;
  • Enxergar o mundo com outras visões de mundo. 

Assim, você agrega fatores no seu crescimento pessoal e profissional, tudo isso ao viver experiências inesquecíveis!

Ficou interessado em nosso programa? Então, veja as nossas parcerias e confira as informações completas.

 

Gostou do post? Veja também:

Inglês, espanhol e francês: 57 formas de se comunicar em outro país

10 palestras TED que vão te ajudar a alavancar sua carreira

Dicas imperdíveis para praticar novos idiomas

Como minimizar o cansaço dos estudos?

 

 

email-ebook-02-guia-intercambio

Fazer intercâmbio é bom mesmo? O que precisa? ✈️

Descubra isso e muito mais com nosso Guia Essencial de Intercâmbio! Nele você encontra informações valiosas sobre essa experiência além de descobrir os segredos e curiosidades dos melhores programas de intercâmbio. 😉

Preencha e acesse agora mesmo:

Gostou do conteúdo? 

Continue acompanhando nosso Blog para conferir tudo sobre o Ensino Superior.  🎓

VER MAIS CONTEÚDOS