Intercâmbio para estudantes de graduação: como fazer?

Quer saber como fazer intercâmbio na graduação? Descubra os tipos de intercâmbio e saiba por que é tão importante fazer durante a faculdade!


O intercâmbio para estudantes de graduação, também conhecido como graduação sanduíche, é uma das melhores experiências que um aluno pode ter antes de concluir seu curso.

Você ganha mais alicerces socioculturais, desenvolve sua fluência e ainda expande sua formação acadêmica de uma forma extraordinária!

Quer saber como fazer? Neste artigo, explicaremos tudo o que você precisa saber sobre intercâmbio para estudantes de graduação! Boa leitura!

 

O que é graduação sanduíche?

Graduação sanduíche é uma modalidade de formação para estudantes do nível superior em que o aluno faz uma parte do seu curso no exterior. 

Em outras palavras, você continua cursando sua graduação só que em uma instituição de ensino de outro país durante um tempo. 

É uma experiência que ajuda a ampliar o aprendizado do aluno, deixa seu curriculo diferenciado e melhora sua fluência no idioma. 

universitarios-escolhendo-destino-de-intercambio

 

Como funciona o intercâmbio na faculdade?

Basicamente, as instituições de ensino que oferecem intercâmbio possuem parcerias com universidades no exterior e disponibiliza uma certa quantidade de vagas para seus alunos. 

Em geral, o número de oportunidades é limitado e os estudantes precisam atender alguns critérios, como ser maior de idade e possuir um determinado rendimento acadêmico. 

Então, após passar pela seleção, a instituição vai orientar os próximos passos, sendo eles:

  • Quais são os documentos requeridos?
  • Como funcionará a bolsa de estudos?
  • Qual universidade você irá estudar?
  • Entre outros. 

 

Como fazer intercâmbio na faculdade?

Ficou com vontade de viver essa aventura e não sabe como começar?

O primeiro passo é buscar a secretaria de relações internacionais da sua universidade e verificar se existe alguma modalidade de intercâmbio. 

Em seguida, informe-se acerca dos critérios de avaliação para o intercâmbio e veja se você se encaixa neles. 

Feito isso, procure saber quando essas vagas são disponibilizadas e se precisa fazer algo a mais para se candidatar. Se possível, reúna todas essas informações em um documento ou pasta para já começar a organizar as pendências que serão exigidas para se inscrever. 

Assim, quando as oportunidades forem liberadas, você pode ser um dos primeiros a se inscrever no programa!

aviao-com-mapa-e-objetos-de-viagem

Lembre-se que antes do intercâmbio é preciso fazer uma análise de algumas questões essenciais, como:

  • Você pode viajar para quais países? 
  • Qual desses você possui mais afinidade?
  • Quanto tempo dura o intercâmbio?
  • É bolsa ou você vai arcar com as despesas?

Ao responder essas perguntas, você analisa a viabilidade dessa experiência e escolhe a opção que melhor se adequa a sua realidade. 

 

email-ebook-02-guia-intercambio

 

É importante fazer um intercâmbio durante a faculdade?

Sim! E vamos mostrar para você as vantagens de ter essa experiência enquanto está na graduação:

 

🌎 Oportunidades de bolsas de intercâmbio 

Diversas instituições de ensino, como a Unit, oferecem bolsas de intercâmbio para estudantes de graduação que queiram estudar um tempo no exterior. 

São programas que costumam fornecer uma quantia que cobre os custos da viagem de forma parcial ou integral, além de outros benefícios. 

 

💬 Fique fluente mais rápido

O intercâmbio para estudantes de graduação pede um bom grau de proficiência na língua local para você conseguir assistir às aulas, se comunicar bem e também aproveitar melhor a viagem. 

Essa é uma das vantagens do intercâmbio: sua fluência no idioma será ainda mais desenvolvida durante a viagem, mesmo que domine bem a língua. Afinal, você estará imerso no idioma o tempo inteiro e vai exercitar bastante todas as suas habilidades!

 

cultura-indiana

 

🚀 Acesse outra cultura

Você já viajou para outro estado do Brasil e reparou nas diferenças socioculturais? Imagina o tamanho da diversidade de costumes, valores e crenças em outro país? É algo transformador! 

Por vezes, as faculdades que recebem intercambistas brasileiros, também acomodam pessoas de diversos lugares do mundo, então, a troca cultural pode ser ainda maior.

Assim, você pode trocar experiências e, inclusive, construir uma rede de contatos internacionais que pode ser engrandecedora de diferentes maneiras para sua vida!

 

🏆 Diferencial no currículo 

Ter um intercâmbio adiciona um grande diferencial no seu currículo por três motivos:

  1. Existem poucas pessoas fluentes em um segundo idioma no Brasil — apenas 1% da população sabe falar inglês fluentemente, por exemplo. 
  2. Seu acesso a outra cultura pode trazer outras perspectivas de mundo e ideias para as empresas. 
  3. Ter feito um intercâmbio supõe um bom desenvolvimento pessoal e acadêmico na área. 

Isso pode contar muito na hora de conseguir uma vaga — ainda mais se você estiver entrando no mercado de trabalho sem muita experiência.

 

💪 Ganhe mais confiança

Estar em um país estrangeiro, diante de uma cultura diferente e conseguindo lidar com obstáculos diversos pelo seu caminho, acrescenta uma maturidade enorme na sua formação como indivíduo. 

Então, em um intercâmbio você desenvolve:

  • Independência; 
  • Empatia; 
  • Proatividade; 
  • e diversas outras habilidades que servirão para vida. 

 

capa-teste-vocacional-internacional

 

É melhor fazer intercâmbio antes ou depois da faculdade?

De forma geral, um intercâmbio é uma excelente experiência em qualquer momento da carreira. 

Contudo, após a faculdade, é o momento em que os graduandos estão ingressando no mercado de trabalho e adquirem outras responsabilidades pessoais. 

Assim, como um intercâmbio demanda algum tempo afastado, seria preciso pedir férias ou até mesmo demissão do emprego caso você opte por um modelo mais longo. Já na graduação, você continua estudando enquanto está na viagem, então, não “atrasa” a sua formação. 

homem-pensando

Na faculdade, há ainda a possibilidade de garantir uma bolsa de estudos que cubra seus custos, enquanto depois seria preciso um investimento maior.

Por fim, o intercâmbio para estudantes de graduação permite que você já entre no mercado de trabalho com esse diferencial, sendo assim uma vantagem na hora de conseguir uma vaga. 

 

Faça seu intercâmbio com a Unit!

Nosso programa Tiradentes Internacional permite que nossos alunos expandam seu conhecimento para outras regiões do mundo de forma a agregar valor na sua carreira e também desenvolvimento pessoal. 

Assim, você pode embarcar para Espanha, Portugal e diversos outros países para aprofundar sua formação acadêmica. 

Atualmente, possuímos quatro programas de intercâmbio para estudantes de graduação:

 

Pro MAI 

Nossos alunos dos cursos de Graduação Universidade Tiradentes (Aracaju/Sergipe), do Centro Universitário Tiradentes (Maceió/Alagoas) que querem expandir sua formação acadêmica podem participar do programa Pro MAI.

Nesse programa, queremos que você vá além das salas de aula e aumente seu conhecimento cultural, desenvolva novas competências e realmente se destaque no mercado de trabalho. 

Quer participar? Fique de olho em nossas vagas nos editais ou aqui

 

Top Espanha 

Já pensou estudar em uma das universidades mais tradicionais da Espanha, a Universidad de Salamanca?

Pois saiba que você pode com esse programa destinado aos  estudantes de Graduação e professores das Instituições de Ensino Superior (IES)! 

E o melhor: a maioria das despesas são pagas pelo Santander!

 

Bolsas Ibero-Americanas

Esse programa de intercâmbio para estudantes de graduação permite que você viaje para os países da região Ibero-América, como Argentina, Colômbia, Espanha e outros. 

O Bolsas Ibero-Americanas é ideal para possuir mais afinidade com o português e o espanhol e disponibiliza uma bolsa-auxílio de 3.000 € (três mil euros) que cobre boa parte dos custos da viagem.

 

Bolsas Santander Mundi

Se você é nosso estudante de graduação e pós-graduação, você pode participar do Bolsas Santander Mundi e receber um auxílio de cerca de 4.000 € (quatro mil euros) para seu intercâmbio, além das mensalidades pagas pela universidade

Basta ficar de olho na liberação do edital, inscrever-se e aguardar a sua avaliação!

Quer saber mais sobre as bolsas de intercâmbio? Veja aqui!

 

mulher-comemorando-conquista-de-intercambio

Fui selecionado para fazer o intercâmbio. E agora?

Você foi um dos estudantes de graduação selecionados para o intercâmbio? Nossos parabéns! Faltam apenas alguns passos finais agora:

 

1. Organize-se 

Em uma experiência como essa, é importante não deixar as tarefas importantes para última hora. Por isso, é importante fazer um checklist do que fazer antes de embarcar no intercâmbio, lembrando de incluir tarefas como:

  • Emitir o passaporte; 
  • Avisar amigos; 
  • Tirar o visto (se precisar); 
  • Planejar as finanças; 
  • Organizar documentos;
  • Tomar as vacinas; 
  • Treinar o idioma do local. 

Ah! Lembra daquela pasta com os documentos essenciais que você reuniu? Nossa dica é salvá-la na nuvem, assim você consegue acessar os arquivos em qualquer lugar do mundo (desde que tenha internet). 😉

Busque solucionar essas pendências o quanto antes para você apenas curtir a família e os amigos quando estiver próximo da viagem!

 

2. Arrume a mala 

Com a viagem se aproximando, chegou o grande momento de arrumar as malas!

Lembre-se de levar roupas conforme o clima da região, separar também os materiais da faculdade que você irá colocar na bagagem e o mais importante: os documentos

Ademais, uma dica para não esquecer nada é também fazer um checklist dos itens que vão para a mala!

 

3. Curta seu intercâmbio

Pronto! Agora, é só seguir as recomendações da sua instituição de ensino, assim como as regras do país e aproveitar bastante seu intercâmbio! 

Não deixe de fazer amigos, conhecer os vários lugares e trazer bastante bagagem sociocultural para o Brasil. E, claro, estudar bastante! 😜

 

Gostou do post? Veja também:

Inglês, espanhol e francês: 57 formas de se comunicar em outro país

10 palestras TED que vão te ajudar a alavancar sua carreira

Dicas imperdíveis para praticar novos idiomas

Como minimizar o cansaço dos estudos?

 

email-ebook-02-guia-intercambio

Fazer intercâmbio é bom mesmo? O que precisa? ✈️

Descubra isso e muito mais com nosso Guia Essencial de Intercâmbio! Nele você encontra informações valiosas sobre essa experiência além de descobrir os segredos e curiosidades dos melhores programas de intercâmbio. 😉

Preencha e acesse agora mesmo:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec