Quanto tempo leva para aprender um novo idioma?

Você sabe quanto tempo para aprender outros idiomas? Reunimos muitas dicas e macetes super interessantes para você descobrir hoje mesmo como fazer!


Então, você já percebeu todas as vantagens de estudar um segundo idioma e quer saber quanto tempo leva para aprender uma nova língua?

Mesmo que o tempo de aprendizado de um novo idioma seja individual, existem fatores que influenciam diretamente nesse prazo, bem como, um cálculo que possibilita estimar esse tempo.

Nesse artigo, explicaremos isso e ainda daremos mais 7 dicas para acelerar seu aprendizado no idioma! É só continuar lendo!

 

Quanto tempo leva para aprender um idioma?

Gostaríamos de dar um retorno definitivo para você, mas a resposta para essa pergunta é: depende. 😜 Pode demorar um ano, cinco anos, uma década… não existe um padrão ou consenso: o tempo para aprender um idioma varia de pessoa para pessoa!

Mas, podemos te dizer alguns fatores que influenciam no tempo de aprendizado para você mesmo chegar a sua resposta. Vamos conferir? 

 

garota-estudando-ingles1. Objetivo pessoal

Primeiro, é importante estabelecer o seu objetivo. Sabe por que? 

Se você, por exemplo, quer aprender inglês somente para ler materiais em outra língua com facilidade, seu tempo de aprendizado será um. Agora, se você deseja estudar a língua para morar em outro país, o período será outro. 

Portanto, o tempo para aprender um idioma varia conforme o objetivo individual. Que tal fazer uma reflexão e estipular suas motivações? 🚀

 

2. Complexidade do idioma

Algumas línguas são um pouco mais complexas do que outras e isso influencia no aprendizado de um idioma. Por exemplo: o mandarim é uma língua tonal. Ou seja, as palavras mudam de significado de acordo com a entonação da voz (além de ter milhares de caracteres) enquanto o português possui somente 26 mudanças. 

Dessa forma, um dialeto como o mandarim exigirá mais tempo de aprendizado do que o inglês ou português. 

Dica: aprender um idioma parecido com o seu é mais fácil. Assim, pode ser mais rápido para você assimilar o espanhol do que o árabe, provavelmente. 

 

3. Seu tempo de aprendizado 

Lembra do seu tempo de escola, quando você aprendia um assunto mais facilmente enquanto um colega tinha mais dificuldade (ou vice-versa)? Então, saber quanto tempo leva para aprender um idioma depende de cada pessoa, além do nível o qual você quer chegar. 

Você só quer saber o básico? Chegar ao intermediário? Ser fluente?

Cada nível possui um tempo e um grau de complexidade. Então, busque se autoavaliar para entender quais níveis deseja atingir e comece a estudar!

 

homem-aprendendo-um-novo-idioma4. Disciplina e dedicação

O período de duração que leva para você aprender um idioma novo é proporcional ao quanto você se dedica a esse idioma. Esse fator, aliás, é um dos que mais conduzem o tempo de aprendizado. 

Em outras palavras, se você consegue estudar 40 minutos diariamente, é provável que seja 50% mais rápido dominar a língua se comparado a um estudo diário de apenas 20 minutos.

Por isso, é muito importante se dedicar aos estudos do idioma que deseja aprender e também ter disciplina diária para revisões e exercícios, hein?

 

5. Modelo de estudo 

Ademais, podemos dizer que o método de estudo também contribui bastante no tempo de aprendizado de um idioma. 

Como falamos, cada pessoa aprende melhor de uma forma. Por exemplo, você gosta de estudar lendo e a Cátia assistindo vídeo-aula.

Por isso, é essencial testar diferentes modelos de estudos e encontrar aquele que melhor te atende. 

 

6. Contato com o idioma 

Quanto mais contato você tem com um idioma, mais rápido avança na fluência da língua. Esse é o porquê algumas pessoas voltam de outros países falando bem um idioma (mesmo sendo iniciantes). Não é dom, nem magia: eles apenas passaram um tempo convivendo com o dialeto em suas rotinas e aprenderam por repetição. 

No entanto, você não precisa necessariamente viajar — é possível ler materiais, assistir vídeos, escutar podcasts e ter mais contato com o dialeto o qual você quer aprender sem sair do país!

 

email-ebook-01-guia-viagem

 

Como calcular quanto tempo vou levar para aprender um idioma?

Há um exercício simples que você pode fazer e saber quanto tempo é preciso para ser fluente em um idioma: 

  1. Pegue um cronograma do curso de idioma o qual você quer aprender; 
  2. Veja a quantidade e duração das aulas em média; 
  3. Saiba quanto tempo você vai se dedicar diariamente ao aprendizado; 
  4. Multiplique a quantidade de aulas pela duração — dica: alguns cursos informam isso na página de inscrição;
  5. Dívida pelo seu tempo de estudo; 

Por exemplo, o curso possui 240 horas e você vai se dedicar 30 minutos diários, logo, você levará 480 dias (cerca de um ano e 4 meses) para finalizar. Aliás, vale lembrar que isso é uma estimativa, pois há todos aqueles fatores que citamos  influenciando nesse tempo.

 

Bônus: 7 dicas de como aprender um novo idioma rapidamente

Pense no aprendizado de uma língua como uma estrada rumo ao conhecimento e você pode andar a 20 km/h ou 40 km/h. Qual você prefere? 

Se for a segunda opção, trouxemos 7 dicas que vão te ajudar!

jovem-estudando-outro-idioma

1. Possua um direcionamento

Quando queremos chegar em algum lugar e não sabemos o caminho ou estamos sem GPS, ficamos perdidos e demoramos mais tempo. Certo?

Da mesma forma funciona com o aprendizado de uma língua: se você possuir um guia, vai conquistar seu objetivo mais rápido. Por isso, antes mesmo de começar a estudar um idioma, o ideal é ter clareza de alguns pontos, como:

  • Qual idioma vou estudar?
  • Como eu vou aprender? Curso? Livro? Vídeo-aula?
  • Quando vou estudar?
  • Quanto tempo vou me dedicar?
  • Qual meu objetivo em aprender?

São questões simples, mas que vão te dar uma direção muito interessante

 

2. Crie uma rotina de estudos 

Com base na resposta das questões acima, você vai montar uma rotina de estudos que se adeque a sua realidade, para ser possível seguir. Por exemplo, se você possui apenas 20 minutos para estudar e durante a noite, então, planeje-se para se dedicar nesse horário. 

Lembra que um dos fatores que influenciam quanto tempo leva para aprender um novo idioma é a disciplina e a dedicação

Então! Não importa se serão 10 minutos ou 3 horas — o importante é organizar uma rotina de estudos que você consiga seguir afinco. 

 

banner-semana-influencia-ingles-blog

 

3. Tenha mais contato com o idioma

Por que nós aprendemos a falar em português sem nem mesmo saber andar direito quando somos pequenos?

É simples: tudo ao nosso redor está na língua portuguesa! Sendo assim, imitamos, memorizamos e associamos as palavras ao seu sentido. 

Funciona de forma parecida com qualquer idioma. Seu aprendizado é mais rápido conforme você tem mais contato com a língua.

E você pode fazer isso: 

  • lendo livros; 
  • maratonando séries; 
  • assistindo filmes;
  • ouvindo podcasts e músicas; 
  • vendo vídeos no YouTube; 
  • entre outras maneiras de ter contato com o idioma. 

Essa é uma estratégia interessante, principalmente para quem possui pouco tempo, porque consegue ouvir um podcast enquanto está na academia, por exemplo. 

 

4. Converse com nativos

A comunicação é a finalidade de qualquer língua, portanto, uma boa dica é treinar o idioma conversando com nativos. Assim, você consegue aplicar seu conhecimento na prática e, quem sabe, até fazer um bom amigo internacional. 

Hoje em dia, você nem precisa viajar para fora do país para viver essa experiência... existem diversos apps e programas que cumprem essa função, como:

No entanto, se você puder investir em um intercâmbio, saiba que essa é uma das melhores experiências para avançar no idioma, pois você estará completamente imerso na língua, logo, o absorvimento será ainda maior, além do grande acréscimo cultural na sua vivência de mundo. 

 

5. Revise bastante 

Você conhece a curva de esquecimento de Ebbinghaus? Segundo a teoria, esquecemos cerca de 80% das informações que tivemos acesso após um mês.

Sendo assim, a revisão no estudo de um idioma é algo tão fundamental quanto aprender e o ideal é incluir essa etapa na sua rotina. 

Como funciona?

Um método interessante para isso é a repetição espaçada que consiste em revisar o conteúdo visto após determinados períodos. Dessa forma:

  • Após 1 dia: revisão 1
  • Após 7 dias: revisão 2
  • Após 30 dias: revisão 3

Além disso, as dicas anteriores de conversar com nativos e ter mais contato com o idioma funcionam também como revisão. 

 

6. Tenha paciência

Não ocorre de você escrever uma palavra em português errada de vez em quando? Ou se deparar com uma palavra que você nunca nem viu falar? Ou até mesmo esquecer uma palavra?

Da mesma forma pode acontecer com outro idioma, pois dominar uma língua é um processo contínuo. Então, seja paciente, ainda mais se você está começando agora: sempre reconheça e comemore seus avanços. O importante é continuar!

 

7. Escolha um bom curso

Aprender um novo idioma sozinho é perfeitamente possível, mas você acelera seu processo de aprendizagem quando possui um grupo de profissionais qualificados e um método de estudos eficaz. 

Como nós falamos antes, é importante ter um direcionamento na hora de aprender uma língua e um bom curso proporciona justamente isso. 

O Unit Idiomas oferece cursos com aulas interativas e dinâmicas para você aprender mais rápido o novo idioma e alcançar seu objetivo! Possuímos cursos de inglês, espanhol e francês com professores internacionais  que possuem experiência no mercado, para proporcionar o melhor aprendizado para você. 

Entre em contato conosco e conheça os nossos cursos!

 

Curtiu? Então, veja também:

Descubra a importância do inglês para negócios

Como minimizar o cansaço dos estudos?

5 dicas importantes para escolher a carreira certa

 

email-ebook-01-guia-viagem

Qual é o melhor lugar do mundo para ir? 🌎

Descubra isso e muito mais com a versão premium de um dos nossos Guias mais acessados! Nele você encontra tudo o que precisa para conhecer esse mundão. 😜

Preencha para acessar agora mesmo!

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec