Descubra a importância do inglês para negócios

Saber falar inglês para negócios faz uma grande diferença na carreira, por isso, saiba como conquistar cargos em grandes empresas através da língua. Acesse!


Sabia que a importância do inglês para negócios é tão grande que um profissional com domínio da língua inglesa chega a ganhar até 70% mais?

Como a língua inglesa é considerada universal, qualquer empresa que deseja expandir ou receber investimentos de fora precisa de pessoas que dominem o idioma na equipe. 

Por isso, neste artigo você vai descobrir como o inglês é fundamental nas corporações e como dominar o idioma pode agregar em seu currículo!

Qual a importância do inglês para o mundo dos negócios?

Inicialmente, o inglês virou o idioma oficial de vários países devido à larga colonização da Inglaterra em grandes nações, como Canadá e Estados Unidos. 

Contudo, a língua começou a ser oficial no mundo dos negócios, sobretudo, a partir da década de 1950, quando as transnacionais expandiram seus negócios para outros países a fim de aumentar seu lucro ou diminuir custos com mão de obra — esse é o processo conhecido como globalização

Nesse período, a grande potência econômica era os Estados Unidos — foi o período em que as outras nações estavam fortemente enfraquecidas após a Segunda Guerra Mundial. 

Assim, as corporações dos EUA se ramificaram para outros cantos do mundo e o inglês, seu idioma oficial, tornou-se popular e passou a ser ensinado como segunda língua em outros países. 

Hoje, com o avanço da tecnologia, o processo de globalização se expande cada vez mais e o inglês ficou conhecido como a língua dos negócios, sendo exigido no currículo por centenas de empresas. 

Vamos ver um pouco mais sobre a importância do inglês para negócios:

Expansão

Existem cerca de 6.000 dialetos no mundo. Imagina se a empresa precisasse dominar o idioma de cada país que tivesse interesse em expandir seus negócios?

Portanto, o inglês é primordial para que os negócios alcancem outras nações ou até mesmo consiga investidores internacionais. 

Por exemplo, o Warren Buffett, grande investidor americano, aplicou cerca de US$500 milhões de dólares em um banco digital brasileiro em 2021. Já pensou se ninguém da empresa soubesse falar inglês para realizar a transação?

Networking 

Construir uma rede de contatos internacionais é algo valioso para qualquer empresa porque, além de absorver mais aprendizados importantes, ainda é possível criar uma oportunidade para novos negócios ou parcerias!

Linguagem da tecnologia

O inglês é importante para qualquer negócio, mas o idioma é ainda mais crucial em organizações do ramo tecnológico, uma vez que, a maioria dos softwares são feitos em inglês e alguns não possuem nem tradução para o português. 

6 dados que mostram a importância do inglês nos negócios 

Que o inglês é interessante no mercado de trabalho, você já descobriu. Contudo, será que você reconhece o tamanho da necessidade do idioma nas empresas?

Vamos ver alguns dados:

  • Somente 5% dos brasileiros sabem falar inglês e desses só 1% é fluente, segundo o British Council.
  • 80% dos diretores de RH consideram o idioma importante para os negócios, conforme a Robert Half.
  • Segundo 91% dos executivos, o inglês é a língua dos negócios conforme a British Council.
  • 60% das vagas disponíveis atualmente pedem fluência no inglês, segundo o estudo da Page Personnel.
  • A pesquisa da Page Personnel ainda afirmou que o inglês deixará de ser um diferencial e virará requisito em 10 anos.
  • 75% das empresas brasileiras afirmam que o uso diário do inglês no trabalho é considerado "muito útil", revelou a Education First Corporate Language Learning Solutions. 

ingles-para-negocios

10 expressões de business english para você conhecer

Ainda que você não domine o idioma, existem alguns termos comuns que você pode conhecer!

Trouxemos 10 palavras do mundo dos negócios em inglês:

  • Start up: empresa nova no mercado com ideias e conceitos inovadores;
  • Feedback: retorno de algum comportamento positivo ou negativo do colaborador;
  • Brainstorm: momento de elaboração de ideias;
  • CEO:  é o Chief Executive Officer — diretor executivo, cargo máximo da empresa;
  • Pitch: argumentação em defesa de um produto, serviço ou ideia;
  • B2B: é o Business to Business — transações entre empresa e empresa;
  • Branding: estratégia de gestão de marca;
  • Asset: ativos;
  • Players: jogadores;
  • Benchmarking: estudo da concorrência.

Como o inglês pode te ajudar no mundo corporativo

Agora, você já entendeu a importância do inglês nos negócios, mas como ele pode te ajudar especificamente?

É o que veremos agora!

Vantagem competitiva 

Como você reparou nos dados que mencionamos acima, somente 5% da população sabe falar inglês enquanto, atualmente,  60% das vagas pedem inglês.

Ou seja, há uma grande oferta e uma pequena demanda, sendo o domínio do inglês uma  grande vantagem competitiva para sua carreira.

Então, ser fluente em inglês faz uma boa diferença na hora de conquistar uma vaga. 

Mais oportunidades

Pensa comigo: são mais de 80 países que falam inglês no mundo, então, são 80 nações as quais você possui chance de conseguir um emprego. 

Certamente, existem outros critérios para as demandas de outras nações, mas você expande bastante suas oportunidades para dezenas de regiões do mundo e pode trabalhar em vários lugares!

Valorização do salário 

Como a quantidade de pessoas que falam língua inglesa no Brasil é escassa, o salário de profissionais bilíngues ou multilíngues costuma ser maior. 

Segundo o Catho, o contraste salarial entre uma pessoa que domina a língua com outra que não tem conhecimento do idioma chega a 70%.  

Acesso a mais informação

Já que o inglês é um idioma universal, existe uma ampla diversidade de materiais escritos no idioma tanto nos países onde o idioma é oficial, como nos outros. 

Assim, quem sabe falar inglês tem maiores possibilidades de acesso a livros, pesquisas, estudos, materiais, notícias que só estão disponíveis no idioma.

Por exemplo, se você pesquisar “como estudar” em português aparecem 38.400.000 resultados enquanto aparecem 2.390.000.000 em inglês!

pessoas-lendo-documento-em-ingles

Como aprender o inglês corporativo?

Você compreendeu a importância do inglês para negócios, mas como aprender?

Trouxemos 5 dicas imperdíveis para você! Confira:

Foque no seu ambiente corporativo

Quando falamos em business english, estamos falando em um sentido mais amplo. 

Contudo, cada área possui a sua linguística específica. Recursos humanos, TI, administração… cada uma tem seus termos técnicos próprios. 

Portanto, é importante ganhar habilidades no inglês para saber se comunicar com facilidade, mas focar, sobretudo, na terminologia de seu ramo. 

Leia bastante 

Você costuma ler livros, notícias e revistas com frequência? Que tal trocar o idioma do português para o inglês?

De preferência, teste ler um livro ou artigo técnico da sua área para já começar a captar a linguagem em comum ao seu ambiente corporativo.

Procure começar aos poucos, grifando palavras desconhecidas e procurando seu significado para ganhar vocabulário. Com o tempo, sem dúvidas, você ganhará familiaridade com as terminologias em inglês. 

Além disso, como há uma grande importância do inglês para negócios no âmbito da comunicação, você pode ler outros conteúdos não técnicos, como por exemplo: livros de ficção mais fáceis, para já ir se adaptando. 

Assista séries/filmes profissionais 

Outra dica mais descontraída é assistir séries ou filmes relacionados a sua área em inglês. 

Por exemplo, se você é da área administrativa, a série House of Cards mostra a carreira do político Frank Underwood e sua esposa Claire que aborda um pouco da área.

O Lobo de Wall Street também é interessante para quem deseja conhecer algumas terminologias do mundo dos negócios. 

Enfim, existe uma variedade cinematográfica disponível para você aprender mais sobre a língua inglesa, além de como falamos na dica anterior, você pode assistir outras produções fora da sua área para melhorar sua comunicação. 

Veja vídeo-aulas sobre a sua profissão em inglês

Precisa estudar ou relembrar alguns conteúdos da sua área? Que tal colocar vídeo aulas em inglês para assistir?

Não tem problema se você ainda não domina o inglês! Coloque o título no Google Tradutor, busque no YouTube e ative as legendas. 

Além de absorver um pouco da linguagem, você ainda tem acesso ao conhecimento de profissionais internacionais!

Invista em uma experiência internacional 

Fazer um intercâmbio é útil para os negócios não apenas por desenvolver mais rápido o inglês, como também para agregar ideias de outros lugares do mundo na empresa. 

Primeiro, quando você viaja para um país de língua inglesa, você tem contato com o idioma 24 horas e aplica seus conhecimentos na prática o tempo inteiro. 

Depois, como você acessa outras culturas, isso traz outra perspectiva de mundo que pode agregar bastante na sua carreira. 

Faça um curso de inglês

Por fim, um curso é uma das melhores opções para quem deseja aprender o english business. 

Ter professores qualificados e materiais didáticos permite que você aprenda mais rápido

O curso de inglês da Unit possui aulas práticas e interativas que tornam seu aprendizado ainda mais dinâmico e prazeroso. 

Nós ainda temos um curso de língua inglesa específico para exames de proficiência e outro específico para quem quer sucesso em provas de mestrado, doutorado e concursos públicos.

Entre em contato conosco e conheça!

 

Gostou do post? Veja também:

 

capa-teste-vocacional-internacional

Teste Vocacional Internacional

E se você pudesse descobrir agora mesmo qual é o país ideal para você estudar ou trabalhar? 😉 Com nosso Teste Vocacional Internacional, você vai descobrir isso e muito mais!

Preencha e acesse agora mesmo:

MAIS LIDAS DO MÊS

Áreas de atuação da Biomedicina
TCC: os melhores sites para a pesquisa acadêmica
Origem dos idiomas: como surgiram as línguas que conhecemos?
O que faz um profissional de TI: Entenda as áreas de atuação
Áreas de atuação da Fisioterapia
Como financiar faculdade de Medicina
Conheça os tipos de Engenharia

POSTS RELACIONADOS

emec