emec

Engenharia ou TI? Qual desses cursos é para você?

Engenharia ou Tecnologia da informação. Descubra qual área combina mais com você.


Você gosta de Exatas mas não tem ideia de qual curso você quer fazer? Não se preocupe, é super comum ficar desesperado e confuso, afinal, você estará decidindo o seu futuro profissional. Continue lendo e descubra detalhes sobre algumas áreas de exatas.

 

Conheça a área da Engenharia

conheca-a-area-da-engenharia

 

Você curte ciência, tecnologia e matemática? Se sim, a Engenharia pode ser o caminho. O engenheiro é o profissional responsável por criar projetos e resolver problemas interligando essas três grandes áreas de conhecimento.

Basta olhar ao seu redor: da cadeira que você senta ao elevador que você usa, da gasolina que abastece o automóvel aos aeroportos, dos navios que transportam toneladas de produtos e não afundam… Tudo é Engenharia! Não é a à toa que é uma das carreiras que mais oferece possibilidades de atuação profissional.

Dependendo da indústria e do papel do engenheiro, a rotina de trabalho geralmente consistirá em uma mistura variada de comunicação, resolução de problemas, análise e planejamento.

Os engenheiros adquirem conhecimento científico e o converte em tecnologia; também fazem o caminho oposto, utilizando essa tecnologia e convertendo-a em uma solução inovadora.

 

Conheça a área da Tecnologia da Informação

conheca-a-area-da-tecnologia-da-informacao

 

Você já deve saber que o profissional de TI cria e configura sistemas de informação, mas o que isso significa na prática?

Ao escrever um trabalho da faculdade no Google Drive, montar uma planilha no Excel ou criar uma apresentação de slides, você está usando sistemas de informações. Agora imagine quantas pessoas precisam e se beneficiam disso!

O campo de atuação é vasto e depende de sua área de especialização, por exemplo: engenheiro, programador, administrador… Independentemente de sua expertise, o objetivo geral do profissional de TI é melhorar a usabilidade e a eficiência dos sistemas e dos processos tecnológicos.

Se você se sente estimulado por um ambiente de trabalho em que precisará de habilidades técnicas, de comunicação e de negócios, Tecnologia da Informação é o curso certo para você!

 

Engenharia Mecatrônica ou Ciência da Computação

mulher-pensando-2

Se mesmo após os esclarecimentos sobre as duas carreiras você ainda está em dúvida, talvez seja interessante considerar opções de curso que conciliam alguns pontos da Engenharia e da Tecnologia da Informação.

Que tal Engenharia Mecatrônica? Ao longo do curso, você aprende a desenvolver máquinas que operam de forma autônoma, a fim de facilitar a vida das pessoas. Também aprende a lidar com diversos processos computacionais e instalações industriais.

Outra opção é a Ciência da Computação. O estudante aprende a criar códigos, desenvolver softwares, planejar e construir sistemas de processamento de informação e até mesmo criar inteligência artificial.

 

Conhece alguém que também está em dúvida? Compartilhe este post para ajudá-lo! E para saber mais sobre esses cursos de graduação, acesse as páginas Engenharia Mecatrônica e Ciência da Computação!

 

 

Gostou do conteúdo? Leia também:

4 dicas para escolher seu curso de graduação

capa-ebook-ciencia-da-computacao

Quer saber como é o curso de Ciência da Computação?

Acesse o eBook e descubra agora mesmo. Você também irá conhecer as áreas de atuação e saber como anda o seu mercado de trabalho.

POSTS RELACIONADOS