Onde trabalhar após terminar o curso de Odontologia

Saiba onde trabalhar depois de concluir o curso de Odontologia. Conheça as novidades do mercado de trabalho de odontologia e as oportunidades da carreira!


A Odontologia é uma área do conhecimento que abre um leque de possibilidades. Em um ranking anual feito site U.S. News & World Report, a profissão de  dentista foi eleita a melhor de 2017, considerando-se aspectos como remuneração e perspectivas de ascensão profissional.

Mas não apenas nos Estados Unidos o cenário mostra-se favorável.

Em território brasileiro, a média salarial de um dentista atinge R$ 3400, segundo o site Catho.  

Destaca-se, ainda, o fato de que as oportunidades nessa carreira são quase tão vastas como as áreas em que ele pode se especializar.onde trabalhar depois de concluir curso de odontologia

No post de hoje, você vai descobrir:

  • Quais setores você pode atuar se fizer um curso de Odontologia,
  • Quais funções estará habilitado a exercer,
  • As especialidades que vivem um momento promissor.

Fiz faculdade de Odontologia. E agora?

Ao longo da graduação, o aluno é capacitado para atuar em busca dos problemas bucais que acometem os pacientes.

Assim, o odontologista zela não somente pela integridade dos dentes e gengivas mas também doenças que acometem a língua e as bochechas.

Seja empreendedor, servidor público ou integre equipes do SUS

equipe de médicos de odontologiaTão logo o curso tenha sido concluído, há quem decida dar vazão à sua porção empreendedora e montar sua própria clínica ou consultório, mas esta é apenas uma das possibilidades para o recém-formado.

Por outro lado, muitos egressos acabam começando a carreira atraídos pela estabilidade oferecida pelo serviço público. A crescente mobilização em torno da saúde bucal faz do dentista um profissional cada vez mais necessário em equipes multidisciplinares.

Além de atuar no Sistema Único de Saúde (SUS) e em unidades de pronto atendimento, o bacharel em odontologia pode integrar-se a equipes do “Saúde da Família” e “Brasil Sorridente”.

Que especializações eu posso fazer?

Após concluir o curso de Odontologia, você pode se tornar um clínico-geral, trabalhando na restauração e extração de dentes, seguida da posterior implantação de próteses.especializações na área de odontologia

E termina em clínica geral?

Claro que não! Outro caminho possível é especializar-se em uma das áreas de atuação, tornando-se, por exemplo:

  • um endodontista, profissional que se dedica ao tratamento das estruturas que constituem a parte interna do dente.
  • O ortodontista, por sua vez, é o responsável pela colocação de aparelhos ortodônticos, que ajudam a corrigir a posição dos dentes e a mordedura.
  • Já o periodontista trata as doenças que acometem a gengiva e a estrutura óssea responsável pela sustentação dos dentes.

Mas há, ainda, atribuições mais específicas, como a Odontologia do Esporte, que visa manter a integridade da saúde bucal em atletas, para ajudá-los a alcançar o rendimento deles esperado.

Ao lado de Acupuntura e Homeopatia, essa especialidade foi recentemente reconhecida pelo Conselho Federal de Odontologia (CFO).

Como ter acesso às melhores oportunidades?

Para ter acesso às melhores oportunidades, uma dica é prestar atenção às tendências do mercado. Destaca-se, por exemplo, o crescimento do setor de Odontologia Estética, que, em um intervalo de três anos, entre 2014 e 2017, registrou um salto de 300% na busca por tratamentos.

Com isso, o Brasil se torna o segundo país do mundo no qual as pessoas mais investem no embelezamento dos dentes, conforme revelam estatísticas da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética (SBOE).

Tecnologia: grande aliada da Odontologia

O boom foi impulsionado pela evolução da tecnologia, que ajudou a popularizar, por exemplo, as chamadas lentes de porcelana, que destacam-se por sua espessura mais fina e por retardar o processo de desgaste dos dentes.

Mas vale um alerta para todos, mesmo para aqueles cuja perspectiva de carreira é outra: para ter acesso às melhores oportunidades na área de Odontologia, invista em qualificação sempre.

Busque um aperfeiçoamento contínuo

  • Matricule-se em especializações e demais cursos de aperfeiçoamento,
  • Sempre que possível, frequente feiras e simpósios,
  • Enfim! Atente-se constantemente à incorporação da tecnologia aos procedimentos clínicos, cirúrgicos e administrativos.

Saiba mais sobre o curso dos seus sonhos!

Viu só como a conclusão do curso de Odontologia é o passaporte para muitas oportunidades? Acesse o menu ao lado e pegue seu e-book: ele traz uma coletânea das principais informações sobre essa graduação!

 

Leia também:

Como é a faculdade de Odontologia?

Conheça as principais áreas da odontologia

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

POSTS RELACIONADOS

emec