T.I: o futuro do mundo

Tecnologia da informação: o futuro do mundo

Descubra a importância da tecnologia da informação para o futuro de empresas e entenda as tendências e necessidades do mercado de trabalho na área.


A Tecnologia da Informação (TI) compreende todo um ramo do conhecimento e de possibilidades profissionais. Os cursos do setor produzem aqueles que são hoje e serão futuramente um dos profssionais mais buscados no mercado.

A manipulação, o armazenamento e a análise de dados são algumas das principais atividades do profissional de TI. As diversas possibilidades de atuação desta carreira surge do fato que esses processos podem ser aplicados nos mais diversos setores, tornando-o um profissional essencial. 

Conheça a importância da tecnologia da informação para o futuro de empresas, governos e corporações. As tendências e necessidades do mercado de trabalho na área. E, ainda, algumas opções de como ingressar na profissão.

 

 

 

 

Por que a Tecnologia da Informação é uma área do futuro?

tecnologia-da-informacao-area-do-futuro

A tecnologia e a informação são os principais combustíveis da economia mundial na atualidade. Não é à toa que cada vez mais empresas, governos e organizações investem nos departamentos de tecnologia.

Os especialistas que mais ganham destaque desenvolvem tarefas que contribuem para o aumento da produtividade e a redução de custos das empresas.

Futuramente, todo o conhecimento produzido e compartilhado pela humanidade deve ser virtual, por isso dependerá de tecnologias de acesso à rede. Em outras palavras, a tendência aponta para um mundo cada vez mais conectado e dependente das tecnologias da informação. 

 

 

O mercado de trabalho na área de T.I

O perfil do profissional da área vem mudando, por isso é essencial acompanhar esse ritmo para aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho. É fundamental o domínio da língua inglesa e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe

Alguns setores são bastante exigentes e alegam dificuldades em encontrar especialistas adequados às necessidades mais atuais. As posições de Engenheiro, Arquiteto e Desenvolvedor de Software são as mais difíceis de serem preenchidas.

Segundo especialistas, o que esses profissionais precisam é uma sólida formação técnica aliada ao diferencial de um perfil empreendedor, com noções de finanças e negócios. Além de habilidades para construir um software, é preciso entender as necessidades do usuário, do cliente e do mercado. A demanda, portanto, é por uma formação interdisciplinar e generalista.

 

Principais áreas de atuação

Um levantamento da PageGroup, elencou que os cargos de Gerente de Data & Analytics, Desenvolvedor/programador e Analista de BI/dados, são alguns dos mais promissores da área de Tecnologia da informação. 

O profissional de tecnologia da informação também está mais presente em cargos de gestão. O que antes era visto como mero departamento de suporte, hoje tem papel importante nas tomadas de decisão dentro da empresa. Analistas de Negócios e projetos estão entre os cargos em alta da área.

 

 

Quais são os cursos de T.I?

Tecnologia da informação é um segmento composto por diversas especialidades, por ser uma área abrangente, o ingresso na carreira em Tecnologia da Informação pode ser feita por diversos cursos de graduação. 

Contudo, é preciso ter cuidado ao escolher o curso para garantir uma formação de qualidade e alinhada às necessidades atuais do mercado de trabalho e seu perfil profissional.

A Unit tem um infraestrutura informatizada da mais alta qualidade, disponibilizando uma ótima qualidade aos alunos da área. Conheca alguns cursos:

Por que esperar pelo futuro quando você pode começá-lo hoje com a Unit? Conheça nossos cursos da área de Tecnologia da Informação e saiba como se inscrever.

 

>>> Inscreva-se agora!

 

Leia também: 

Engenharia ou TI? Qual desses cursos é para você?

Ciência da Computação: mercado de trabalho para todos

 

POSTS RELACIONADOS