T.I: o futuro do mundo

Tecnologia da informação: o futuro do mundo

O profissional da Tecnologia da Informação (T.I.) pode ter formação em alguns cursos e é muito procurado no mercado. Saiba como funciona a carreira!


É comum que quando questionamos o que é Tecnologia da Informação as respostas pareçam abrangentes.

Afinal, a Tecnologia da Informação (TI) compreende todo um ramo de conhecimento e de possibilidades profissionais. Tanto que, os cursos do setor produzem aqueles que serão futuramente alguns dos profissionais mais procurados quantitativamente no mercado.

Entrando diretamente na resposta de o que é Tecnologia da Informação, trata do manuseio, armazenamento e da análise de dados.

Mas essas são apenas algumas das principais atividades do profissional de TI. As diversas possibilidades de atuação desta carreira surgem do fato de que esses processos podem ser aplicados nos mais diversos setores, tornando-o um profissional essencial em vários segmentos. 

Vamos desenvolver mais a importância da tecnologia da informação para o futuro das empresas, governos e corporações. As tendências e necessidades do mercado de trabalho na área e, ainda, algumas opções de como ingressar nessa carreia.

Por que a Tecnologia da Informação é uma área do futuro?tecnologia-da-informacao-area-do-futuro

A tecnologia e a informação são os principais combustíveis da economia mundial na atualidade.

Não é à toa que cada vez mais empresas, governos e organizações investem nos departamentos de tecnologia.

Os especialistas que mais ganham destaque desenvolvem tarefas que contribuem para o aumento da produtividade e a redução de custos das empresas.

Futuramente, todo o conhecimento produzido e compartilhado pela humanidade deve ser virtual, por isso dependerá de tecnologias de acesso à rede. Em outras palavras, a tendência aponta para um mundo cada vez mais conectado e dependente das tecnologias da informação.

O mercado de trabalho na área de T.I.

O perfil do profissional da área vem mudando, por isso é essencial acompanhar esse ritmo para aumentar suas oportunidades no mercado de trabalho. É fundamental o domínio da língua inglesa e o desenvolvimento de habilidades de comunicação e trabalho em equipe. 

Alguns setores são bastante exigentes e alegam dificuldades em encontrar especialistas adequados às necessidades mais atuais. As posições de Engenheiro, Arquiteto e Desenvolvedor de Software são as mais difíceis de serem preenchidas.

Segundo especialistas, o que esses profissionais precisam é de uma formação técnica consistente aliada ao diferencial de um perfil empreendedor, com noções de finanças e negócios.

Além de habilidades para construir um software, é preciso entender as necessidades do usuário, do cliente e do mercado. A demanda, portanto, é por uma formação interdisciplinar e generalista.

Principais áreas de atuação

Um levantamento da PageGroup, elencou que os cargos de Gerente de Data & Analytics, Desenvolvedor/programador e Analista de BI/dados, são alguns dos mais promissores da área de Tecnologia da informação. 

O profissional de tecnologia da informação também está mais presente em cargos de gestão. O que antes era visto como mero departamento de suporte, hoje tem papel importante nas tomadas de decisão dentro da empresa. Analistas de Negócios e projetos estão entre os cargos em alta da área.

Quais são os cursos de T.I.?

Para saber quais são os cursos de TI, é preciso ter em mente que a Tecnologia da informação é um segmento composto por diversas especialidades, e por ser uma área abrangente, o ingresso na carreira pode ser feito por diversos cursos de graduação. 

Então é preciso ter cuidado ao escolher o curso para garantir uma formação de qualidade e alinhada às necessidades atuais do mercado de trabalho e seu perfil profissional.

A Unit tem um infraestrutura informatizada da mais alta qualidade, disponibilizando uma ótima qualidade aos alunos da área. Conheça alguns cursos:

  • Ciência da Computação;
  • Sistemas da Informação;
  • Análise e Desenvolvimento de Sistemas, entre outros.

Agora que ficou mais claro o que é Tecnologia da Informação e como funciona a carreira, se tem interesse pela área e precisa fazer uma das faculdades relacionadas, inscreva-se já em um curso de graduação da Unit!

 

Leia também: 

Engenharia ou TI? Qual desses cursos é para você?

Ciência da Computação: mercado de trabalho para todos

Como é o curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas?

Quem faz curso de Sistemas de Informação trabalha onde?

POSTS RELACIONADOS

emec