Gestor Hospitalar: áreas de atuação, função e mais!

O Gestor Hospitalar é responsável por gerir unidades de saúde, planejando e coordenando atividades administrativas e assistenciais.


Você tem interesse em gerir pessoas, capacidade de liderança, comunicação e organização? Esse é um grande passo para obter afinidade com o curso de gestão hospitalar.

O gestor é o profissional capaz de organizar e manter o bom funcionamento do meio hospitalar ou da área da saúde. É através do trabalho desse profissional que a logística acontece em diferentes setores, seja com pacientes, funcionários, parte financeira e até a higienização do hospital de modo geral.

Se você se identifica com esse curso e com essa profissão, continue lendo esse artigo, saiba mais informações e fique por dentro de tudo.

O que faz um Gestor Hospitalar

Esse profissional é capaz de desenvolver muitas funções, incluindo as que são indispensáveis, como é o caso de manter uma boa logística e administração do hospital, entender e administrar serviços de terceiros, bem como toda a organização voltada à saúde e aos modelos de negócios dentro daquela empresa.

Por ser uma área que abrange a gestão em muitos âmbitos, é esse o profissional habilitado para realizar gestão de contas, contratos, políticas, riscos e diversos outros. Mas para manter a qualidade de funcionamento e organização, o gestor hospitalar conta com uma equipe e deve possuir o poder de liderança para dar iniciativa às decisões.

O que faz um Gestor Hospitalar

Diferentes áreas de atuação de um Gestor Hospitalar

O gestor hospitalar embora tenha predominância em gestão dentro do hospital, também pode atuar em instituições voltadas para área da saúde, laboratórios clínicos, consultórios e outros departamentos, desde que mantenha o objetivo principal de manter o bom funcionamento e logística local. Podem se destacar algumas das áreas de atuação do gestor hospitalar, como:

Atendimento ao consumidor

Nesse caso o consumidor na maioria das vezes é o próprio paciente ou familiar. É dentro dessa área que o profissional deverá passar uma boa imagem da empresa e garantir que o consumidor saia daquele local satisfeito. Além de lidar com o público, é ele que atua junto às relações públicas e ao marketing, ou seja, indiretamente também necessita transmitir confiança ao público sobre o trabalho ofertado.

Departamento financeiro

Como o próprio nome já diz, é ele que atua na parte de finanças. Um hospital necessita manter um departamento financeiro organizado para que consiga cumprir as suas missões, e manter em dia os pagamentos dos prestadores de serviço. É nessa área que acontecem as negociações, e assegura as despesas e receitas da instituição, mantendo controle de todo capital que entra e sai da empresa.

Limpeza e conservação

Manter um ambiente limpo e conservado também exige toda uma logística, principalmente quando é um local que recebe o público de forma constante. Além de manter a limpeza do local de modo geral, o gestor assegura que todas as medidas de higiene estão sendo tomadas de forma rigorosa, principalmente por ser um local que recebe variadas patologias e deve evitar que estas se proliferem dentro do hospital.

Almoxarifado e compras

O hospital é um local que apresenta alto consumo de medicamentos e produtos em geral, mas para que os mesmos sejam utilizados com qualidade é necessário que sejam armazenados de forma correta, garantindo o controle no estoque. No momento da compra desses medicamentos, é sempre avaliado o custo benefício de cada um deles, bem como a demanda o qual são utilizados.

Hotelaria hospitalar

O gestor dessa área deve permanecer sempre atento à administração dos leitos e observar sempre os profissionais dos setores, para que garantam serviços de qualidade aos pacientes.

Além dessas, existem inúmeras áreas que necessitam de um gestor, como: recursos humanos, consultoria de gestão e gestão de qualidade. Cada uma delas necessita de atenção especial e de um trabalho contínuo. Os salários variam de acordo com o local de trabalho e atuação, mas variam entre: R$ 4.622,00 a R$ 12.000,00. Quanto maior o tempo de carreira, mais valorizado financeiramente ele será.

O que você precisa para se tornar um gestor hospitalar

Para atuar como gestor, é necessário a conclusão do curso nessa área, de preferência em uma universidade reconhecida pelo MEC (ministério da educação) com duração média de três anos. O curso pode ser feito parcialmente no formato EAD (ensino a distância) ou no formato presencial.

Após concluído, o gestor pode atuar no mercado de trabalho, como também optar por realizar cursos voltados para a área que desejar, de modo a aprofundar-se ainda mais na área que de fato for gerir.

Conheça o curso de Gestão Hospitalar na Unit

Além de possuir diferenciais e excelentes competências na área da saúde, a Universidade Tiradentes possui corpo docente qualificado para capacitar profissionais que serão os gestores da área da saúde. Dessa forma, o curso de Gestão Hospitalar é voltado indiretamente à área da saúde, porém com foco na parte administrativa, preparando o futuro profissional para o mercado de trabalho, com embasamentos teóricos e situações realísticas.

Por se tratar de uma profissão relativamente nova que cresce gradativamente, é importante manter atualizações sobre os locais de trabalho e respectivas áreas. Por isso, a UNIT disponibiliza uma grade curricular inovadora e moderna, capacitando o aluno prontamente para o mercado após a conclusão.

São disciplinas encontradas na grade curricular:

  • Biossegurança;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing hospitalar;
  • Desenvolvimento de equipes, dentre outras.

POSTS RELACIONADOS

emec