Vire mentor e seja um líder de sucesso

Uma dos muitos benefícios em participar de um programa de mentoria é a oportunidade de trabalhar habilidades para se tornar um líder de sucesso. Confira!


Ser um líder competente requer muita dedicação e competências específicas de gestão de pessoas. Veja como a mentoria na faculdade pode te ajudar!

Na sociedade contemporânea é muito comum nos depararmos com pessoas que são consideradas líderes em uma grande variedade de áreas, seja na área de negócios ou mesmo na religião. E o que todos possuem em comum é a eficiência de sua liderança.

A liderança pode ser definida como a capacidade de influenciar, comandar e motivar as pessoas, de forma a gerar impactos positivos em suas vidas. É por isso que bons líderes são valorizados em todos os ambientes sociais.

Ao contrário do que muitos pensam, qualquer pessoa pode aprender e desenvolver os requisitos necessários para se tornar um líder, seja no seu trabalho, na sua família, no bairro onde mora ou em outro espaço de vivência coletiva.

E um dos momentos em que é muito propício para praticar a liderança, é atuando como mentor da universidade durante os anos de graduação no ensino superior.

Aprendendo a ser um líder com a mentoria

O período dedicado à realização de um curso superior vai além do aprendizado e capacitação para o exercício da profissão escolhida. Afinal, a faculdade é um lugar plural que favorece o desenvolvimento pessoal como um todo.

As universidades possuem diversos projetos que permitem ao aluno desenvolver diferentes aspectos pessoais. Na Unit, o Programa Mentoria foi pensado para integrar os alunos e permitir ao aluno veterano a aprender como ser um líder.

A liderança é uma das principais habilidades desenvolvidas pelo mentor no projeto e isto deve-se ao fato de que o veterano será responsável por ajudar na incorporação dos novos alunos a todas as possibilidades da vida universitária.

Com isso, o aluno terá a oportunidade de praticar a empatia com o próximo, de escutar e ajudar os calouros com seus anseios, sempre buscando um modo de influenciar positivamente em suas vidas.

E da mesma forma que um líder tem um profundo desejo em ajudar as pessoas, o mentor deve querer contribuir na vida dos seus colegas ingressantes. É como nos informa, João Victor Freitas, que em 2017 era estudante do 9º período de Engenharia Civil.

Diz ele: “Eu tinha um sentimento de necessidade de plantar sementinha nos alunos recém-chegados. Se eles tiverem acompanhamento e aconselhamento no começo, vai ajudá-los a participar de ações que a Unit promove, ampliando o leque de oportunidades”

Poder colocar em prática esse sentimento de “plantar sementinha” e contribuir para que todos tenham uma boa experiência na universidade, é o que faz o Programa Mentoria Unit ser perfeito para desenvolver a liderança. 

Vantagens de ser mentoraluna conversa com outros alunos sentados na mesa instruindo como ser lider

Como vimos, participar da mentoria é um caminho muito proveitoso para conseguir ser um líder melhor. E isso fica ainda mais evidente devido a estrutura de funcionamento do projeto, que coloca o veterano sempre em posição de aprendizado.

Os grupos de mentoria são organizados com a ajuda de professores coordenadores, eles são responsáveis pelas diretrizes gerais do projeto e também por orientar os veteranos por meio de reuniões e treinamentos específicos.

Com essa dinâmica, o estudante vai estar sempre em evolução, seja conhecendo ou aprofundando habilidades de gestão de pessoas, como ser receptivo e ter escuta ativa, lidar com as individualidades mantendo o respeito a todos.

E por ser responsável pelo grupo de calouros, o mentor vai saber como é na prática fazer uma boa gestão, lidando com diferentes personalidades de modo a evitar conflitos para que sempre haja um ambiente tranquilo e acolhedor.

Uma parte fundamental é a formulação de planejamento estratégico que ocorre em conjunto com os professores. Embora o objetivo geral seja sempre o mesmo, a forma para alcançá-lo muda conforme as características de cada grupo.

Com isso, saber como organizar atividades que levam em conta as singularidades das pessoas para que todos possam participar e aprender de forma positiva, é central no exercício da liderança.

Uma das aquisições mais importantes por parte do mentor, e que faz parte de todo bom líder, é saber transformar o seu conhecimento em algo benéfico para as pessoas ao seu redor.

Pelo seu tempo na instituição, o veterano conhece muito do curso ao qual está matriculado e também de todas as oportunidades que a universidade oferece aos graduandos.

Assim, aprender a melhor forma de transmitir as suas experiências e saberes aos calouros, respeitando as particularidades de cada um, irá fazer toda a diferença no momento em que for liderar uma equipe de funcionários no seu trabalho, por exemplo.

Se você tem como propósito ser um líder que promova benefícios na vida das pessoas que convivem ao seu redor, veja como ser um mentor e venha participar do Programa Mentoria Unit, que está há 5 anos fazendo a diferença na vida de seus estudantes.

 

Leia mais:

Programa de mentoria: entenda como funciona

Desenvolva sua liderança com o Programa Mentoria da Unit

Mentoring: o que é? Como ser um bom mentor?

POSTS RELACIONADOS

emec