Mercado de trabalho para Designer de Interiores 

Ambientes projetados é a febre do momento! Empresas e pessoas físicas estão optando pelo serviço dos Designer de Interiores para ter um espaço personalizado de acordo com os seus gostos.


O Design de Interiores é o responsável por planejar, projetar e criar designer de espaços e ambientes internos. Ou seja, vai devorar o ambiente conforme o gosto e a intenção do cliente, encontrando matérias que sejam sustentáveis. 

Levando em consideração alguns fatores, tais como:

  • Acústica;
  • Ergonomia;
  • Iluminação, etc. 

Propondo um ambiente harmônico e promovendo bem-estar às pessoas. Atualmente o mercado de Design De Interiores está em ascensão.

Visto que o número de pessoas que procuram um ambiente projetado de acordo com os seus gostos cresce. Além disso, as alternativas de exercer a profissão também são consideráveis. 

Não estando limitado a atender somente um público, atualmente empresas e indústrias investem na contratação desses funcionários e principalmente nos escritórios, para projetar um ambiente estimulante para as atividades. 

Também muitas lojas de decoração têm a presença desses profissionais como um meio de consultoria para os seus clientes, aumentando a possibilidade de venda. 

Nesse sentido, o mercado de Design De Interiores está propício e satisfatório para os seus profissionais e ao decorrer do tempo a perspectiva é de aumentar a demanda e mais contratações ocorrerem nesse meio.

Como está o mercado de trabalho em Designer de Interiores

O mercado de trabalho para o Designer Interiores apresenta bons índices de crescimento, ainda mais com o crescimento da mídia digital. Uma vez que os profissionais estão a utilizando como um meio de promover os seus serviços e alcançar um público que possam futuramente se tornarem clientes. 

Não só as redes sociais como um meio de divulgação, mas também aplicativo como Pinterest onde apresenta ideias de decoração, está despertando o imaginário do usuário e estimulando a contratar um designer para que possam ter um ambiente semelhante as imagens divulgadas. 

Além disso, com a onda sustentável, muitas pessoas estão buscando meios de projetar seus móveis de maneira que respeite o meio ambiente e diminua o impacto ao meio ambiente. 

Não há dúvidas que esses profissionais têm enormes chances de ganhar mais espaço no mercado e ganhar mais destaque e reconhecimento da sua área.

Quem se forma em Designer de Interiores trabalha onde

Apesar de ser uma profissão ligada só à decoração, ainda permite boas alternativas de exercer a profissão, não estando somente limitada a uma área. Pois, é possível encontrá-los em:

  • Construtoras;
  • Escritórios de Arquitetura;
  • Empresas de móveis planejados;
  • Lojas de decoração. 

Como também o profissional pode está optando por atender aos seus clientes de forma autônoma, através de consultorias. 

Principais áreas de atuação de Designer de Interiores

A atuação do Designer Interiores pode ser realizada de algumas formas, contribuindo para atender a proposta e vontade do cliente de acordo com os apontamentos necessários do profissional, com a intenção de fornecer melhor harmonia. Conheça alguns meios de atuação:

Decoração

Nesta especialidade seu fica será harmonizar os elementos, como:

  • Móveis;
  • Cor da parede;
  • Objetos.

Levando em consideração as preferências do cliente para criar um ambiente confortável e com harmonia. 

Aliás, essa é a área mais popular da profissão, onde muitos clientes procuram visando o resultado desses serviços, principalmente para criar ambientes mais versáteis na sua casa e no escritório. 

Desenho de Móveis

Nesta área o profissional vai desenhar móveis personalizáveis de acordo com o pedido do cliente, ainda tendo a oportunidade de criá-los de maneira funcional, ou seja, que seja eficaz na rotina do cliente. 

Vale ressaltar que essa é uma das áreas que mais cresce nesse ramo, visto que hoje em dia as pessoas não abrem mão de funcionalidade e estética.

Gerenciamento e Desenvolvimento de Projetos

Neste ramo vai projetar plantas e maquetes, também como escolher os materiais necessários para tornar realidade o que o cliente espera. 

Além disso, ajuda na contratação de mão de obra e nas escolhas dos móveis, acompanhando o cliente no momento da compra e apresentando os melhores elementos para compor o seu ambiente e levando em conta a sustentabilidade e o preço, como também a durabilidade. 

Consultoria

Sua atuação vai ser em escritórios de arquitetura, construtoras ou prestando consultoria a pessoas físicas, durante a projeção dos seus projetos. 

Auxiliando a fazer escolhas melhores, visando a harmonia do ambiente e a durabilidade dos móveis, como também buscando orientar sobre a funcionalidade dos elementos para o seu dia a dia.

Perfil do profissional de Designer de Interiores

É esperado dos Designers de Interiores certos atributos que contribui para a atuação da sua profissão, um deles sem dúvida é a autenticidade, capacitando promover boas ideias e totalmente diferente do que já é proposto no ramo. 

Além disso, sua criatividade de observar um espaço e conseguir visualizar a melhor forma de decorar é fundamental no momento de desenhar maquetes ou de fazer apresentações em 3D para os seus clientes dos ambientes decorados. 

Também é importante saber se expressar, pois no momento de apresentar aos seus clientes a proposta é importante saber informar a ideia principal e sempre mostrando que a opinião dos seus clientes foi levada em conta. 

Vale ressaltar que é uma das profissões que mais necessita que os seus profissionais estejam sempre atento às novidades do mercado e as redes sociais para entender quais são as novas preferências do público.

Curso de Designer de Interiores da Unit

O curso de Designer de Interiores pode ser encontrado na Unit na modalidade 100% EAD.

A Unit é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

As aulas são disponibilizadas na plataforma digital (AVA), além de conteúdos em apostilas e questionários para uma maior aprendizagem dos alunos. 

As matérias do curso tem a função de ajudar o aperfeiçoamento do olhar do aluno, ajudando a enxergar um espaço e saber compor com os elementos adequados, além das cores, revestimentos, acabamentos e finalizada só com a mobília e acessórios. 

O aluno só precisa comparecer ao polo no final do período para a realização das provas e tem a sua disposição videoconferência com os colegas e tutores como uma forma de tirar dúvidas e estabelecer networking.

POSTS RELACIONADOS

emec