Descubra como é a faculdade de Educação Física

Saiba como é a faculdade de Educação Física, grade curricular e quais áreas você pode seguir após o término do curso. Conheça mais com as nossas dicas!


Fazer atividades físicas nunca esteve tão na moda como hoje em dia. Conheça tudo sobre a faculdade de Educação Física!

A Educação Física é fundamental para a saúde, pois, além de contribuir para a boa forma física, traz benefícios para a mente e o espírito. Nas escolas, ela ajuda a formar jovens mais saudáveis, além de promover valores como a disciplina e a cooperação.

As atividades físicas reduzem o risco de doenças crônicas como diabetes, obesidade e doenças cardíacas. Além disso, melhoram o humor e autoestima, pois essas atividades liberam endorfina.

A importância que a Educação Física tem recebido como meio de promoção da saúde é alvo de pesquisas constantemente. De acordo com algumas pesquisas recentes, houve um aumento no número de praticantes de atividades físicas no Brasil nos últimos anos. 

Um estudo do Ministério da Saúde mostrou que, em 2020, cerca de 36,8% dos brasileiros praticavam atividades físicas com frequência, o que representa um aumento em relação a 2009, quando o índice era de 30,3%.

Neste cenário de valorização da saúde por meio de práticas esportivas, a faculdade de Educação Física vem recebendo cada vez mais alunos. 

Como é a faculdade de Educação Física?

A faculdade de Educação Física é um curso de graduação que visa formar profissionais qualificados para atuar na área de atividade física e esportes, seja em escolas ou outros locais que precisam desse especialista.

Os estudantes realizam atividades práticas, como aulas de natação, ginástica e musculação, além de participar de projetos de extensão em escolas e comunidades. 

O estágio supervisionado é uma etapa importante do curso, na qual os estudantes podem vivenciar a prática profissional em diferentes ambientes.

Após a conclusão do curso, os formados podem atuar em academias, clubes, escolas e outras instituições que demandem profissionais especializados em atividade física. Além disso, é possível seguir carreira acadêmica e fazer mestrado e doutorado em Educação Física.

O curso de educação física oferece uma formação sólida e diversificada, que permite aos graduados atuarem em diferentes áreas e desenvolverem habilidades técnicas e pedagógicas para contribuir com a promoção da saúde e qualidade de vida da população.

O que se estuda na faculdade de Educação Física?

trabalhos-para-profissional-de-educação-fisica

Essa graduação abrange uma variedade de disciplinas que capacitam os estudantes para trabalhar com atividades físicas e esportes, promovendo a saúde e o bem-estar. Dentre as disciplinas estudadas, podemos destacar:

  • Anatomia e Fisiologia Humana: estuda os sistemas e órgãos do corpo humano e sua relação com a atividade física.
  • Biomecânica: trata sobre as leis do movimento e sua aplicação nos exercícios físicos.
  • Gestão Esportiva: ensina sobre as técnicas de gestão de empresas, clubes e organizações esportivas.
  • Treinamento Esportivo: estudo das técnicas de planejamento, monitoramento e avaliação do treinamento esportivo.
  • Educação Física Adaptada: conteúdo sobre a adaptação de atividades físicas para pessoas com deficiência.
  • Saúde e Atividade Física: aborda os benefícios da atividade física para a saúde e prevenção de doenças.

Essas disciplinas e outras abordagens de conhecimento proporcionam uma formação ampla e prepara os estudantes de Educação Física para uma atuação profissional competente e atualizada.

Quanto tempo dura o curso de Educação Física?

No Brasil, a faculdade de Educação Física é regulamentada pelo Ministério da Educação (MEC) e tem duração média de quatro anos, variando de acordo com a organização curricular.

Durante esse período, os estudantes têm a oportunidade de estudar disciplinas teóricas e práticas, realizar estágios supervisionados e projetos de extensão, além de participar de atividades extracurriculares que complementam sua formação.

Vale a pena destacar que cursos de pós-graduação em Educação Física não possuem uma duração específica pelo MEC, mas são fundamentais na formação de um profissional de excelência.

Qual a diferença do curso Bacharelado para o de Licenciatura?

A principal diferença entre as modalidades está na formação e atuação dos profissionais formados.

O curso de Bacharelado tem como objetivo formar profissionais para atuar na área de atividade física e esportes em diferentes contextos, como academias, clubes e empresas. O foco é a preparação técnica e científica para atender as demandas do mercado.

Já o curso de Licenciatura, tem como objetivo formar profissionais para atuar na área da educação, lecionando a disciplina de Educação Física. O foco é a formação pedagógica, incluindo aulas de didática, psicologia educacional e planejamento curricular.

Em ambos os cursos, os estudantes têm acesso a disciplinas teóricas e práticas relacionadas à atividade física, esportes e saúde. A escolha entre as modalidades deve ser feita de acordo com os objetivos profissionais de cada estudante.

Como é a faculdade de Educação Física EAD?

A faculdade de Educação Física EAD (Ensino a Distância) é uma alternativa para aqueles que desejam cursar uma graduação na área, mas têm dificuldade em frequentar aulas presenciais. 

Na modalidade EAD, os estudantes têm acesso às aulas online podendo estudar no seu próprio ritmo e com horários flexíveis, além de se beneficiar com o apoio de tutores e professores online, seja esclarecendo dúvidas ou recebendo orientação acadêmica.

Assim como a modalidade presencial, o curso a distância oferece disciplinas teóricas e práticas, além de atividades de extensão e estágios supervisionados presenciais. 

No entanto, é importante ressaltar que algumas disciplinas relacionadas à prática esportiva exigem a presença dos estudantes em atividades práticas presenciais. Por isso, é preciso ter disponibilidade para comparecer a aulas práticas. 

Onde o profissional da Educação Física pode trabalhar

O profissional formado na faculdade de Educação Física pode atuar em diversas áreas, tanto na iniciativa privada quanto no setor público. Algumas das opções de atuação são:

  • Academias de ginástica e musculação;
  • Clubes esportivos;
  • Empresas de recreação e lazer;
  • Hospitais e clínicas;
  • Escolas públicas e privadas;
  • Universidades e instituições de ensino superior;
  • Prefeituras e órgãos públicos.

Os salários para os profissionais da Educação Física podem variar de acordo com a área de atuação e a região do país. Segundo dados do Conselho Federal de Educação Física (CONFEF), a média salarial no Brasil é de R$ 2.100 a R$ 4.500

No entanto, essa média pode variar consideravelmente, dependendo da experiência, formação e especialização do profissional.

Confira mais informações sobre a faculdade de Educação Física na Unit e comece ainda hoje a se preparar para o mercado de trabalho.

Leia também:

Qual a diferença entre faculdade e universidade
Quando abre o FIES 2023
Como tratar a ansiedade nos estudos

POSTS RELACIONADOS

emec