O que faz um profissional de Gastronomia

O Gastrônomo é um profissional especializado em gastronomia, atuando na gestão de restaurantes, eventos e produção de alimentos com qualidade.


Você tem interesses em inovações na cozinha, é criativo e tem perfil de líder? Esse já é um passo para desenvolver afinidade com o curso de gastronomia.

O gastrônomo é o profissional que além de atuar na cozinha, possui diferentes funções de inovar, criar pratos e receitas a partir de combinações. É também, em alguns casos, o responsável por gerir algumas situações ou locais que oferecem culinária. Esse profissional, além de exercer questões específicas da profissão, também deve apresentar outras características importantes.

Se você se identificou e quer saber mais informações sobre essa profissão, continue lendo esse artigo e fique por dentro de tudo sobre essa área profissional.

O que faz um Gastrônomo

O gastrônomo possui diversas funções, até mesmo dentro de apenas um setor. Esse profissional combina diferentes ingredientes que resultam na elaboração de pratos, além de negociar com os fornecedores. É função do profissional de gastronomia elaborar cardápios, realizar os serviços junto ao chefe de cozinha e estabelecer detalhes como o uso adequado de temperos e bebida que será servida junto à comida.

Além disso, o gastrônomo é responsável por garantir uma boa apresentação dos pratos para os clientes, coordenar o trabalho com os funcionários e de modo geral organizar o ambiente para que os clientes se sintam confortáveis. É indispensável que o profissional obtenha os requisitos específicos da área, mas é necessário que obtenha também higiene, agilidade, assiduidade e capacidade de organização.

Gastronomia mercado de trabalho

Diferentes áreas de atuação de um Gastrônomo

A gastronomia possui diferentes campos de trabalho e atuação e requer profissionais capacitados em todas elas. Em alguns casos, não se sabe o trabalho do gastrônomo por trás de alguns serviços, mas ele é indispensável. Em um ambiente como a cozinha, por exemplo, esse profissional pode desenvolver diferentes funções, pode ser o responsável pelo prato principal, molho, sobremesa, dentre outros.

Na maioria das vezes faz parte de um trabalho em equipe, independente da área de atuação. Seja em uma equipe que auxilie a produzir, ou a realizar as vendas, por exemplo.

Desenvolvimento de produtos

O gastrônomo avalia e investiga diferentes produtos e alimentos e como eles podem se relacionar com outros, para possíveis receitas, procurando sempre manter nos alimentos uma alta capacidade nutricional e ao mesmo tempo chamar atenção do consumidor para o sabor e consumo. Ao desenvolver novos produtos ou receitas, são igualmente  levados em consideração os fatores comerciais e financeiros.

Gestão de estabelecimento

Nessa área, o profissional não irá atuar diretamente na realização de pratos, mas na parte de manter um bom funcionamento do estabelecimento, desde a cozinha até o restaurante ou a logística do estabelecimento de modo geral. Dentro desse setor de atuação, o gastrônomo necessita ter uma boa base de administração e gerenciamento, sobre a equipe de funcionários e dos clientes.

Segurança alimentar

Assim como em outras áreas de atuação, essa é de extrema importância, pois é a partir dela que ocorre a garantia que os alimentos serão entregues em perfeito estado ao público. Para isso, são desenvolvidas diferentes estratégias de segurança que mantêm o alimento seguro do armazenamento à produção, e consequentemente evitar riscos à saúde.

Confeitaria e panificação

As sobremesas, pães, doces e guloseimas encontrados em estabelecimentos também são em alguns casos, criados e desenvolvidos por gastrônomos. Essa é uma das áreas mais cobiçadas pelas pessoas, pelo sabor dos produtos, e pela boa imagem que chama atenção. São desenvolvidos nessa área: bolos, sobremesas, biscoitos, salgados de modo geral. Essas guloseimas podem ser encontradas  em hotéis, buffet, cozinhas de navios, etc.

Personal chef

Devido o crescimento de gastrônomos que preparam cardápios para as cozinhas domésticas, essa é uma das áreas que esse profissional pode atuar, visto que ele terá o objetivo de alimentar um grupo de pessoas específicas como famílias, elenco de um espetáculo, dentre outros, com um objetivo de manter variabilidade no cardápio.

Além disso, pode-se encontrar muitas outras áreas de atuação para o gastrônomo, como: consultoria gastronômica, cozinha criativa e chef de cozinha. Os salários variam de acordo com o local de trabalho e campo de atuação, chegando em média entre: R $1.800,00 a R $4.000,00.

O que você precisa para se tornar um Gastrônomo

Para se tornar um gastrônomo é necessário concluir o curso de graduação na área, e é importante que escolha uma faculdade com regulamentação pelo MEC (Ministério da Educação). O curso dura em média 2 anos e algumas disciplinas podem ser lecionadas através do ensino EAD (Ensino a Distância), porém as práticas acontecem de forma presencial.

Após a conclusão e recebimento do diploma, o profissional está capacitado para atuar no mercado de trabalho, e escolher a sua área de especialização e atuação.

Conheça o curso de Gastronomia na Unit

A Universidade Tiradentes prepara os alunos desde a base, com o preparo de alimentos na cozinha e na indústria, estratégias de como evitar o desperdício, além de ofertar ao aluno disciplinas que ensinam não apenas a parte voltada aos alimentos, mas a gestão de negócios na área de gastronomia.

Durante quase todo o curso de gastronomia, o aluno realiza muitas práticas com objetivo de se tornar cada vez mais preparado para o mercado de trabalho. Para isso, as aulas são voltadas para situações realísticas. São disciplinas encontradas na grade curricular:

  • Inovação gastronômica;
  • Elaboração e engenharia de cardápios;
  • Nutrição dos alimentos;
  • Habilidades culinárias;
  • Química dos alimentos.

POSTS RELACIONADOS

emec