É a parte da Engenharia que se ocupa dos estudos e aplicações da eletricidade, assim como do eletromagnetismo e da eletrônica. Ramo dos mais antigos entre as Engenharias, surgiu em meados do século XIX, acompanhando os movimentos de comercialização e distribuição da energia elétrica.
Atualmente, no Brasil, a eletrônica possui grande ênfase na abordagem e nos conteúdos dos cursos de graduação em Engenharia Elétrica.
Quem se forma em Engenharia Elétrica está apto a lidar com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como no desenvolvimento de componentes eletrônicos e na elaboração e manutenção de projetos de instalações elétricas.
Há uma grande diversidade de aplicação dos estudos adquiridos numa faculdade de Engenharia Elétrica. Um engenheiro eletricista pode trabalhar em empresas de telecomunicações e computação, indústria de equipamentos e componentes eletrônicos e consultorias.
A automação é uma vertente que promete um potencial crescimento e representa uma interessante fonte de demanda de engenheiros elétricos.
A duração do curso de graduação em Engenharia Elétrica é, em média, 5 anos.
Além da Eletrônica, a grade curricular contempla disciplinas como Eletromagnetismo, Controle e automação dos Processos, Instrumentação Eletroeletrônica, Instalações elétricas. Também inclui as básicas Matemática, Física e Química.
A prática através de um Estágio Supervisionado e o Trabalho Final de Curso são obrigatórios.
Um argumento a favor da escolha por esta formação é que há muitas oportunidades de trabalho para um engenheiro eletricista. E esse quadro só tende a melhorar.
No Brasil, está previsto para os próximos anos altos investimentos em redes de distribuição e transmissão de energia. Todo esse contexto demanda mão de obra especializada e uma graduação em Engenharia Elétrica pode oferecer os recursos para esse fim.
Se quiser saber mais sobre esse curso, faça aqui um download do ebook e atualize-se!
Claudio de Oliveira, Graduado em Engenharia Industrial Elétrica (1988) e mestrado em Engenharia Elétrica e Informática Industrial (1997), ambos pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná e doutorado pela Universidade Federal de Santa Catarina (2005). Tem experiência na área de Engenharia Elétrica, com ênfase em Automação Eletrônica de Processos Elétricos e Industriais, atuando principalmente com o controle supervisório de sistemas a eventos discretos. Na área de Ciência da Computação, tem experiência com a programação de computadores, com a construção de compiladores e teoria de linguagens formais. Possui 22 (vinte e dois) anos de experiência no magistério superior e há 7 anos coordena o Curso de Engenharia Mecatrônica e a 03 anos coordena o Curso de Engenharia Elétrica da UNIT.
Matutino | Noturno
Bacharelado
Carga horária: 4.220 horas
Duração do curso: 10 semestres
____________________
Realize o seu cadastro!