
O curso
O que se aprende na faculdade de Engenharia Elétrica?
A duração da faculdade de Engenharia Elétrica é, em média, 5 anos.
Além da Eletrônica, a grade curricular contempla disciplinas como Eletromagnetismo, Controle e automação dos Processos, Instrumentação Eletroeletrônica, Instalações elétricas. Também inclui as básicas Matemática, Física e Química.
A prática através de um Estágio Supervisionado e o Trabalho Final de Curso são obrigatórios.

Diferenciais
Quais são as vantagens de fazer um curso de Engenharia Elétrica na Unit?
O curso de Engenharia Elétrica conta com uma equipe de professores qualificados, estrutura virtual e presencial de ponta, metodologia de ensino atualizada, conteúdos modernos e adequados para o mercado de trabalho, suporte acadêmico e acesso ao conhecimento prático.
Então, alguns diferenciais da Unit que são destaques na formação do estudante são:
Unit Carreiras
Para preparar os estudantes de Engenharia Elétrica para o mercado de trabalho, a Unit conta com uma equipe para auxiliar na construção da carreira de seus alunos. Eles podem participar de simulações de entrevistas e receber suporte na elaboração de seus currículos.
Além disso, o programa oferece vagas de emprego, estágios e serviços de capacitação.
Unit Idiomas e experiência internacional
Já pensou em fazer cursos de inglês, espanhol, francês e Libras, em horários alternados, com uma equipe de professores com vivência internacional? Na Unit você pode!
Também há a possibilidade de realizar intercâmbio acadêmico ou conhecer alunos estrangeiros da área de Engenharia Elétrica por meio dos programas de Internacionalização da Unit!
Seguro Educacional Gratuito
Após se matricular na graduação de Engenharia Elétrica, o estudante adquire gratuitamente o seguro educacional, que garante o pagamento de até seis meses de mensalidade em caso de perda de emprego ou o pagamento de todo o seu curso, caso haja falecimento do responsável financeiro. Confira as condições de uso do seguro no site.

Competências
Objetivo Geral
O curso de Engenharia Elétrica da UNIT tem como objetivo geral formar cidadãos profissionais conscientes dos seus direitos e deveres, com amplos e sólidos conhecimentos teórico-práticos, alicerçados em formação humanista, com capacidade de desenvolver ações de solidariedade, dialogarem com profissionais de outras áreas e participarem, com responsabilidade e competência, do processo de desenvolvimento local, regional e nacional. Para tanto, o curso de Engenharia Elétrica deverá formar profissionais com um perfil generalista, humanista, científico e empreendedor, capaz de solucionar problemas, aptos a atuar profissionalmente em espaços com uma visão ampla e global, respeitando os princípios legais e éticos.
Objetivos Específicos
- Capacitar profissionais para atuar na concepção, no projeto, implantação, operação e manutenção de equipamentos e sistemas eletroeletrônicos.
- Formar profissionais dotados de consciência crítica e solidez conceitual para exercer um papel social encabeçando empreendimentos baseados em produtos de alto valor agregado.
- Desenvolver pesquisas que envolvam conhecimentos acerca do desenvolvimento e implantação de projetos elétricos com foco na implantação e gerenciamento de programas e sistemas de qualidade e redução de custo.
- Desenvolver atividades de pesquisa e extensão que ampliem o campo de conhecimento e ampliem técnicas construtivas para analisar e otimizar processos e sistemas produtivos.
- Capacitar profissionais para atuar em equipes multidisciplinares, utilizando tecnologias que atendam as necessidades sociais, culturais e econômicas da comunidade.
- Desenvolver a consciência da responsabilidade social, do desenvolvimento sustentável com capacidade de fomentar empresas ancoradas em produtos que agreguem valor pela incorporação de alta tecnologia.
- Estimular a criatividade, a autogestão e a flexibilidade, tornando os discentes aptos a se adequar às inconstâncias do mercado de trabalho, preservando os princípios éticos e legais.
- Produzir um espaço de debate e ação em relação aos sistemas automatizados de controle de equipamentos em indústrias e edifícios comerciais e residenciais, desenvolvendo nos alunos a capacidade de intervir tecnicamente desenvolvendo projeto de controle e automação nesses espaços.
- Capacitar profissionais capacitados a:
- Conceber e projetar, de acordo com as normas vigentes, instalações elétricas prediais e industriais de baixa, média e alta tensão, visando o bem estar do ser humano e a segurança das instalações;
- Atuar com instalações, equipamentos, dispositivos e componentes da engenharia de telecomunicações;
- Desenvolver projetos elétricos com segurança, congruência e economia, levando em conta os aspectos éticos, sociais, tecnológicos e ambientais;
- Conceber, projetar e analisar criticamente produtos, processos e sistemas relacionados com a engenharia elétrica;
- Planejar, supervisionar, elaborar e coordenar projetos e serviços;
- Sintetizar informações e desenvolver modelos para a solução de problemas;
- Avaliar a viabilidade econômica de projetos de engenharia e tomar decisões levando em conta cenários conjunturais;
- Esboçar, ler e interpretar desenhos e gráficos;
- Assumir postura empreendedora e proativa.

Mercado
O que faz um egresso de Engenharia Elétrica?
Quem se forma em Engenharia Elétrica está apto a lidar com a geração, transmissão e distribuição de energia elétrica, bem como no desenvolvimento de componentes eletrônicos e na elaboração e manutenção de projetos de instalações elétricas. Há uma grande diversidade de aplicação dos estudos adquiridos numa faculdade de Engenharia Elétrica. Um engenheiro eletricista pode trabalhar em empresas de telecomunicações e computação, indústria de equipamentos e componentes eletrônicos e consultorias. A automação é uma vertente que promete um potencial crescimento e representa uma interessante fonte de demanda de engenheiros elétricos.
Por que fazer uma graduação em Engenharia Elétrica?
Um argumento a favor da escolha por esta formação é que há muitas oportunidades de trabalho para um engenheiro eletricista. E esse quadro só tende a melhorar. No Brasil, está previsto para os próximos anos altos investimentos em redes de distribuição e transmissão de energia. Todo esse contexto demanda mão de obra especializada e uma graduação em Engenharia Elétrica pode oferecer os recursos para esse fim. Se quiser saber mais sobre esse curso, faça aqui um download do ebook e atualize-se!