Administrador: profissão, onde estudar e mercado de trabalho

Aprenda mais sobre a profissão de administrador, áreas de atuação, mercado de trabalho e habilidades necessárias para ter sucesso na carreira.


O profissional graduado em administração é responsável por desempenhar funções importantes, no que diz respeito ao gerenciamento e ao funcionamento de uma empresa ou organização institucional, essa atuação pode ocorrer no âmbito público ou privado. Nesse sentido, é dever do administrador promover a organização, o planejamento e o controle dos setores da empresa.

Esse profissional é muito requisitado para atuar em escritórios, espaços em recursos humanos, logística, hotéis, Shoppings, hospitais e muito mais. Caso o interesse seja em atuar no setor público, deve-se realizar concursos públicos, que irão conferir ao administrador maior estabilidade financeira. Ele pode também trabalhar em hospitais, bancos, universidades, centros municipais, estaduais e federais e dentre outros setores.

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Administrador, como se tornar, como é o curso e a sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional.

Como é a profissão de Administrador

Esse profissional desempenha funções importantes e estratégicas em empresas de todos os portes e de diversos segmentos, o mesmo atuando no setor público, no setor privado ou como autônomo. O curso de Administração irá preparar os profissionais para gerenciar os diversos setores como o do Marketing, da Produção, de Serviços, dos Recursos Humanos e de Finanças.

O Administrador é o profissional responsável por cuidar da área administrativa de uma empresa ou organização, seja ela pública ou privada. Atualmente, a área de atuação administrador ampliou suas ações, cabe também a esse profissional: liderar pessoas, estruturar processos gerenciais, controlar recursos internos, como tempo, finanças e materiais e entre outros.

As tarefas do administrador podem variar conforme o segmento da empresa. Dentre as tarefas realizadas diariamente estão:

  • Serviços de auxílio ao controle financeiro;
  • Estruturação e organização de arquivos de documentos;
  • Preencher planilhas e formulários;
  • Atendimento;
  • Elaboração de agendas;
  • Redação de comunicados;
  • Distribuir tarefas aos liderados;
  • Manter a equipe focada em atingir metas e objetivos organizacionais.

Mercado de trabalho do administrador

O mercado de trabalho para esse profissional está em constante expansão. As oportunidades de emprego encontram-se tanto no setor privado quanto no público, além das perspectivas crescentes de atuação em outros países para profissionais formados que dominam outros idiomas. Abaixo, segue as principais características de cada setor:

Setor público

No setor público o profissional pode conseguir uma estabilidade financeira mais rapidamente. Entretanto, é preciso fazer a prova do concurso público, e as oportunidades nessa área podem aparecer em diversos setores como hospitais, centros municipais, estaduais e federais, bancos, universidades.

Setor privado

Os administradores que optarem por seguir a carreira no setor privado encontram diversas possibilidades de emprego em diferentes setores, como por exemplo: hotelaria, comércio, hospitais, empresas de pequeno, médio e grande porte, universidades, bancos ou empresa própria.

Exterior

O mercado de trabalho com atuação no exterior para os profissionais formados em Administração é bastante amplo, desde que ele domine um segundo ou terceiro idiomas. Sendo algumas das áreas que mais proporcionam oportunidades: 

  • Empresas de comércio exterior;
  • Hospitais;
  • Redes de hotelaria; 
  • Empresas multinacionais; 
  • Universidades;
  • Bancos entre outras.

Como é o curso de Administração

O curso de Administração tem duração média de oito semestres, ou seja, quatro anos. No decorrer da faculdade, o estudante tem uma visão geral de quais habilidades e competências são necessárias para administrar empresas dos diversos tipos, sejam elas multinacionais, ONGs, companhias privadas ou públicas, microempresas, entre outras.

A faculdade de Administração proporciona bastante embasamento teórico, em vista disso o aluno deverá realizar estágios práticos antes de se formar, a fim promover o encontro do aluno com as diversas realidades da profissão. Além de apresentar um TCC (Trabalho de Conclusão de Curso), essas exigências irão variar de acordo com cada instituição.

A graduação em Administração tem como foco o empreendedorismo e a liderança, na qual almeja formar profissionais de visão ampla de negócios, capazes de montar sua própria empresa ou atuar como executivos em diferentes níveis da gestão de uma organização.

Como é a grade do curso de Administração

A grade curricular do curso de Administração é bastante diversificada, na qual incluem matérias da área de Direito, Economia, Sociologia, Psicologia, Matemática, Contabilidade e entre outros. Consulte aqui a matriz curricular do curso de Administração da Unit!

Onde estudar Administração

O curso de Administração pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com os melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, a UNIT tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios. 

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Administração da Unit

O principal objetivo do curso de Administração da Unit é formar profissionais qualificados, mediante a construção de conhecimentos que contribuirão para um melhor desenvolvimento de habilidades e competências necessárias para uma carreira de sucesso no mercado de trabalho.

O administrador é um profissional flexível, que tem capacidade para trabalhar em empresas ou atuar no próprio negócio. Por isso, essa é uma área de trabalho com alta empregabilidade.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec