Saiba tudo sobre o Enem 2023

Prepare-se para o Enem 2023 e conquiste sua vaga na universidade dos seus sonhos. Saiba tudo sobre as inscrições, provas e conteúdos mais cobrados no exame


O ano já começou e com ele temos o início da preparação para o Enem 2023. Saiba aqui tudo o que é necessário para participar deste vestibular!

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova realizada anualmente no Brasil, que tem como primeiro objetivo avaliar o conhecimento dos estudantes que estão concluindo o ensino médio.

Mas o Enem também funciona como um dos vestibulares mais importantes do país, pois além de ser utilizado como critério de acesso para diversas universidades públicas e privadas, também permite participar de programas governamentais de incentivo à educação, como o Fies e o Prouni, por exemplo.

Por isso, é fundamental para todos que desejam iniciar um curso de graduação conhecer e acompanhar o Enem 2023, já que ele é um dos meios mais conhecidos de entrar em faculdades.

Como vai ser o Enem 2023?

Assim como nas edições anteriores, o Enem 2023 possuirá duas modalidades de prova para os candidatos escolherem: a presencial e a digital. A versão digital foi uma novidade durante a pandemia do Covid-19 e acabou ficando por permitir maior acessibilidade.

Em relação ao conteúdo, as provas exigem o conhecimento nas áreas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias. 

Dessa forma, a avaliação é composta por 180 questões objetivas, divididas em dois dias de prova, sendo cobrado 90 questões em cada dia. No primeiro dia, além da prova, é obrigatória também a realização de uma redação.

A redação, que é do tipo dissertativa-argumentativa, com tema específico, será avaliada por dois corretores independentes. Ela possui caráter eliminatório, ou seja, o candidato que obtiver nota zero na redação será eliminado do processo seletivo.

Quando vai ser o Enem 2023?

A aplicação do Enem 2023 ocorrerá nos dias 05 e 12 de novembro para as duas modalidades de prova. O gabarito com as respostas está previsto para ser divulgado no dia 24 de novembro. Já os resultados ficam para o dia 16 de janeiro de 2024.

Para o dia da avaliação é importante que o candidato leve consigo documento oficial com foto (como RG, CNH e passaporte) e caneta esferográfica de tinta preta, fabricada em material transparente.

Além disso, é recomendável levar água e alimentos leves (como frutas, bolachas, chocolate, entre outros) para consumir ao longo da prova. A ida ao banheiro será controlada, sendo apenas um candidato por vez.

Por outro lado, há alguns itens que não devem ser levados para a prova (com risco do candidato ser eliminado e sua avaliação cancelada), são eles:

  • Dispositivos eletrônicos (smartwatches, smartphones, tablets e demais aparelhos eletrônicos);
  • Óculos escuros;
  • Lapiseira, lápis e similares;
  • Livros e anotações;
  • Boné, chapéu ou qualquer peça que cubra o rosto;
  • Fone de ouvido ou similares.

Qual o horário do Enem 2023?

qual-horario-do-enem

Tão importante quanto saber quando vai ser o Enem 2023, é saber a duração e o horário de aplicação do exame. A avaliação possui uma duração de 05h30 para o primeiro dia (o mesmo que terá a redação), e de 05h00 para o segundo dia de avaliação.

O horário do primeiro dia será das 13h00 até às 18h30, já o segundo dia terá início no mesmo horário, mas se encerrará às 18h00. Em ambos os dias, o portão de entrada será aberto às 12h00 e fechado às 13h00.

É fundamental, no entanto, que o candidato se programe para chegar no horário correto, pois não será possível entrar após o fechamento dos portões (e se o candidato não conseguir entrar, a sua inscrição será cancelada, ficando com a nota do enem zerada).

Quem pode fazer o Enem 2023?

O Enem 2023 pode ser feito por todos os estudantes que estejam concluindo o ensino médio ou pelas pessoas que já possuem o diploma de conclusão. Além disso, pessoas que buscam certificação de conclusão do ensino médio também podem fazer o exame.

Como se inscrever no Enem 2023

As inscrições para o Enem 2023 ainda não foram abertas, mas é importante estar atento às informações divulgadas pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira), responsável pela realização do exame.

O Inep divulgou recentemente que as inscrições para o Enem 2023 ocorrerão entre os dias 08 e 19 de maio. O período para isenção da taxa de inscrição ainda não foi divulgado pelo instituto, mas deve ser divulgado em breve.

Para fazer a inscrição, os candidatos devem acessar o site oficial do Enem e preencher um formulário com informações pessoais e escolares. Durante o processo, os candidatos devem escolher a modalidade de prova impressa ou digital.

Além disso, é necessário indicar a língua estrangeira de sua preferência (inglês ou espanhol) e informar se necessitam de algum tipo de atendimento especializado para realizar a prova.

Após preencher o formulário de inscrição será disponibilizado um boleto para pagamento da taxa, apenas para aqueles que não obtiveram a isenção. O valor da taxa de inscrição ainda não foi divulgado, mas a expectativa é que seja de R$ 85,00 como nas edições anteriores.

Como ver a minha nota do Enem?

Após a realização da prova, o Inep divulga as notas individualmente,  de forma que cada candidato tenha acesso apenas aos seus resultados. Para ver a nota do Enem, é necessário acessar o Portal do Participante (o mesmo utilizado para fazer a inscrição).

O Boletim de Desempenho do Enem apresenta as notas obtidas em cada uma das áreas avaliadas no exame: Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; Ciências da Natureza e suas Tecnologias; e Matemática e suas Tecnologias.

Com as notas do Enem 2023, os candidatos podem utilizar o resultado para ingressar em instituições de ensino superior públicas, através do SiSU (Sistema de Seleção Unificada), ou em instituições particulares com o ProUni 2023 (Programa Universidade para Todos).

Portanto, participar do Exame Nacional do Ensino Médio é fundamental para todos que desejam fazer faculdade! Ainda tem dúvidas? Então confira a nossa página do Enem 2023 e fique por dentro de tudo sobre a avaliação.

Perspectivas da carreira em Análise e Desenvolvimento de Sistemas
Conheça o mercado de trabalho para o profissional de Biomedicina
Mercado de trabalho para Arquitetura e Urbanismo: oportunidades e mais

POSTS RELACIONADOS

emec