Engenheiro de Petróleo: desbravando desafios, atuações e como trabalha

O Engenheiro de Petróleo possui uma vasta área de atuação, que vai além da complexa extração da matéria prima. Para saber mais, acesse nosso blog!


O mundo contemporâneo tem o petróleo como uma das principais fontes de energia. É utilizado como combustível para transporte e também gera energia elétrica, nas termelétricas. O engenheiro de petróleo é responsável por planejar e organizar todo o processo de extração de gás natural e petróleo, até o refino, comercialização e transporte.

Além de conhecer e ser partícipe de todo o processo dentro da refinaria, o engenheiro visa buscar meios que não causem ou minimizem possíveis danos que podem acontecer ao meio ambiente. O petróleo quando entra em contato com recursos naturais como água e vegetação traz consequências devastadoras, como morte dos animais e plantas, desestabilizando o ecossistema do local acometido. Logo, o engenheiro de petróleo tem o dever de pensar na proteção ambiental em todo o processo do combustível fóssil.

No Brasil existe uma alta empregabilidade para esse perfil profissional, pois o Brasil é um dos maiores extratores desse recurso mineral. Com todas as descobertas de petróleo pelo país e pelo litoral, a profissão se tornou muito procurada por empresas como a Petrobrás, que ainda possuem uma carência nesse setor profissional. 

O que faz um Engenheiro de Petróleo

O Engenheiro de Petróleo integra as táticas da engenharia associadas ao estudo de mineração e geologia para a procura de jazidas de gás e petróleo tanto no continente quanto no mar e avalia a viabilidade técnica e econômica dos projetos. É responsável pela segurança do grupo com quem trabalha, assim como do local, quer seja uma plataforma ou uma refinaria. 

Ele poderá desempenhar funções nas áreas comerciais ou na logística de materiais. O engenheiro pode prestar serviços a uma empresa que extrai petróleo e para as provedoras de equipamentos e serviços. Além disso, pode servir uma instituição avaliando os riscos ambientais e profissionais durante a exploração e a  produção do recurso.

Os profissionais estão sendo contratados para fazer diagnósticos e apontar caminhos que tragam melhores resultados para as companhias de petróleo e gás, prestadoras de serviços e fornecedoras de equipamentos.

Design sem nome (25)-1

Diferentes áreas de atuação de um Engenheiro de Petróleo

As áreas de atuação desse profissional são amplas, tendo uma vasta opção de rotas para seguir dentro do espectro da profissão:

Analista Econômico

Pode trabalhar analisando economicamente as possibilidades e as características geológicas mais marcantes da região, para quantificar a viabilidade do local.

Sondagem

O engenheiro torna-se responsável por supervisionar os trabalhos com sondas de petróleo e gás, mantendo o ambiente seguro. Além disso, visa analisar a qualidade e manutenção dos aparelhos de sondagem, auxiliando o suporte técnico com orientações sobre preservação e restauração.

Logística de Transporte

Pode ser uma forma de atuação do engenheiro de petróleo a elaboração de um plano de logística de transporte, armazenamento e estocagem dos produtos, para que eles cheguem aos devidos locais com qualidade e excelência.

Contemplação de Poços

Nessa área de atuação, o profissional deve prezar pelo processo de elaborar a melhor  técnica de extração, de acordo com o local específico, determinar o projeto de retirada do produto e deixar o poço pronto para essas e outras etapas que ali acontecerão, objetivando assim a segurança ambiental e profissional do local e dos trabalhadores. 

O que precisa para se tornar um Engenheiro de Petróleo

É importante ter em mente que por ser uma área da engenharia, deve-se ter um apreço por trabalhar com números, cálculos matemáticos e raciocínio lógico. Todos esses pontos são necessários para que o trabalho consiga ser feito corretamente. Além disso, é preciso ter um senso de liderança para comandar grandes equipes de suporte técnico que estão presentes nas refinarias e nas plataformas de petróleo.

Por trabalhar em locais que exigem uma grande quantidade de profissionais de outras áreas, é preciso saber trabalhar com equipes multidisciplinares, sendo um membro participante. Ademais, gostar de tecnologias é um ponto importante para se tornar um bom profissional, pois os equipamentos que são utilizados em todas as áreas dessa engenharia são sempre atualizados para garantir uma maior facilidade em todo o processo. 

Há também a demanda de saber lidar com momentos de pressão e tomar decisões certeiras de maneira ágil. É exigido do profissional uma boa estabilidade emocional, pois existe a possibilidade de trabalhar em locais mais isolados da sociedade, como as plataformas de petróleo que ficam em alto mar. Dessa maneira, ele deve estar pronto para mudar sua rotina, o círculo social durante um longo período de tempo.

É essencial para o engenheiro de petróleo saber falar outro idioma, além do português. Nesse espectro da engenharia existem muitas oportunidades para trabalhar em empresas estrangeiras, pois a extração de petróleo é algo mundialmente procurado e amplamente pesquisado. A língua inglesa é a mais preferível, por ser conhecida e usada pelas principais instituições mundiais para se comunicar.

Conheça o curso de Engenharia de Petróleo da Unit

O curso bacharelado de Engenharia de Petróleo possui 10 períodos, com uma média de 5 anos de duração. Por ser um curso de engenharia, inicialmente o ingresso tem contato com áreas das ciências da natureza e matemática, que lhe serão úteis para dar continuidade a graduação, e futuramente, a profissão. 

A Unit possibilita ao estudante acessibilidade a laboratórios de alta qualidade de física, química, de geologia, que proporcionam uma formação dinâmica e prática ao aluno. Os laboratórios são importantes para que o profissional tenha contato com um exemplo prático do que pode ser o dia a dia dele, dependendo da área que escolher da sua graduação.

Nos semestres subsequentes as matérias são vastas, mostrando as imensas áreas de atuação que o engenheiro de petróleo poderá seguir e o quão a Unit preza pela qualidade e competência dos profissionais que sairão da instituição. Dentre as matérias mais específicas estão: Geologia de Petróleo, Perfuração de Poços, Processamento de Petróleo e Gás, Legislação e Controle Ambiental, Fluidos de perfuração e Completação, entre outras.

POSTS RELACIONADOS

emec