Mercado de trabalho para Fisioterapia: Perfil, atuação e mais!

A saúde dos ossos e músculos impacta bastante no dia a dia das pessoas. Por isso, há profissionais responsáveis por atividades que promovam a saúde deles.


Nos últimos anos, o mercado para profissionais da área da saúde está crescendo ainda mais. Um deles é o fisioterapeuta, responsável por prevenir, diagnosticar, tratar doenças e lesões da biomecânica e funcionalidade do corpo humano, promovendo saúde para os músculos e ossos. 

Nesse sentido, o fisioterapeuta vai promover bem-estar aos pacientes que necessitam dos seus cuidados, seja por desgaste nos ossos e articulações, dores ou, para aqueles que precisam passar por um processo de reabilitação para que possam voltar a ter uma vida normal e com qualidade de vida. 

Vale ressaltar que cada área da fisioterapia tem um objetivo específico. Diante disso, torna amplo as formas de atuação desses profissionais e aumenta as chances de empregabilidade.

Como está o mercado de trabalho em Fisioterapia

Após o Covid, a área de fisioterapia se expandiu ainda mais. De acordo com a revista Exame, a busca por profissionais da área da saúde cresceu 725%, e, dentre elas, a fisioterapia estava entre uma das mais procuradas.

Isso aconteceu porque muitas pessoas procuraram os serviços dos fisioterapeutas para sua reabilitação, desenvolvimento e orientação em exercícios focados nos traumas acometidos pelas sequelas do vírus. 

Em resumo, a tendência de crescimento para o mercado de trabalho em fisioterapia é animadora, aliás, com a ajuda da tecnologia, mais inovações surgem na área e facilita suas atividades, como a dinamometria usada para medir a força dos músculos do paciente, contribuindo para as avaliações dos resultados e apontando os exercícios mais adequados. 

Quem se forma em Fisioterapia trabalha onde

O fisioterapeuta pode atuar em vários âmbitos promovendo saúde e bem estar. Hoje em dia, esses profissionais são importantes em vários contextos possibilitando uma vida com mais movimento e conforto, como em:

  • Empresas para o desenvolvimento de atividades físicas para os colaboradores;
  • Hospitais;
  • Clínicas de saúde;
  • Academias. 

Cada ambiente requer do profissional uma postura específica para os seus objetivos, por isso, é bom avaliar quais são os aspectos importantes e solicitados para cada área.

Principais áreas de atuação do Fisioterapeuta

A fisioterapia pode ser responsável por auxiliar em questões humanas que envolvem ossos e músculos. Conheça mais sobre alguns segmentos onde o fisioterapeuta pode atuar: 

Saúde preventiva 

Diferente das outras áreas que buscam corrigir algo, nessa o fisioterapia vai buscar prevenir futuros prejuízos. 

Desse modo, vai procurar conhecer como é a rotina do paciente e se tem o costume de praticar alguma atividade física. Com essas informações, vai elaborar um plano de atividades de acordo com a realidade do paciente.

Cardiologia e Pneumologia

Neste ramo o seu foco será para tratar de doenças respiratórias e cardíacas, através de exercícios que influenciam os aparelhos respiratórios e circulatórios. Na maioria das vezes atuam com pacientes pré e pós-operatório.

Dermatologia 

Nesta área o profissional vai realizar massagens especificamente em pacientes do pós-cirurgia, visando amenizar os desconfortos causados. Também podem atuar com o auxílio de aparelhos de raios infravermelhos, ultravioleta e laser, diminuindo as lesões e adiantando as etapas de cicatrização, queimaduras e também de cortes cirúrgicos.

Esportiva 

É uma das áreas mais procuradas. Nela, o fisioterapeuta vai avaliar periodicamente o condicionamento físico dos atletas, buscando tratamentos preventivos e elaborando atividades para o aperfeiçoamento. Caso ocorra alguma lesão ou trauma físico com os atletas, o fisioterapeuta vai promover um tratamento específico para a reabilitação.

Fisioterapia do trabalho

Nesse âmbito, os fisioterapeutas atuam dentro de uma organização elaborando atividades que possam exercitar o funcionário sem utilizar muito do tempo das suas atividades empresariais. 

Além disso, pode atuar prestando palestras sobre a prevenção de doenças, como também criar laudos de ergonômicos com a intenção de promover adaptações e melhorias.

Perfil do profissional de Fisioterapia

O fisioterapeuta vai atuar para desenvolver exercícios visando melhorar o condicionamento físico dos seus pacientes, como também diagnosticar doenças e fazer parte da reabilitação de acidentes ou doenças, além de ajudar no pós-cirúrgico.

Diante de tantos momentos delicados que esses profissionais estarão atuando, é necessário ter certas características que o ajudaram a lidar bem com cada paciente e colaborar com o seu bem-estar. Conheça algumas das principais características:

  • Paciência: Não são todos os pacientes que vão entender que é preciso realizar certas atividades para ter bons resultados, por isso, o fisioterapeuta deve ter paciência para saber lidar com possíveis contratempos em relação aos seus pacientes;
  • Atencioso: Como vai lidar diretamente com o paciente, é importante ter uma conduta agradável para conquistá-lo e tornar o momento dos exercícios mais leve;
  • Flexível: Nem todos os pacientes vão agir da mesma maneira, por isso, a fim de ter um bom relacionamento com todos, é necessário ceder e negociar algumas vezes com os seus pacientes. 

Além de todas essas questões é importante buscar conhecimento e aprofundamento na sua área, para que possa estar sempre à frente dos outros profissionais e ser destaque no mercado.

Curso de Fisioterapia da Unit 

O curso de Fisioterapia é oferecido pela Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A graduação tem como foco as ciências biológicas, com a finalidade do estudante estar ciente dos processos que envolvem o corpo humano. Confira algumas matérias que estão presentes no curso de fisioterapia:

  • Cardiologia;
  • Geriatria;
  • Pediatria;
  • Ortopedia; 
  • Traumatologia e etc.

Com uma matriz curricular com disciplinas específicas para área de fisioterapia, além dos estágios que contribuem para o aprendizado e a vivência da rotina profissional . Tudo isso aliado às aulas práticas e estágios fornecidos pela instituição, visando promover aos seus estudantes aprendizados e técnicas que irão prepará-los para enfrentar o mercado de trabalho.

POSTS RELACIONADOS

emec