Rotinas e aprendizado nos estágios hospitalares

Explore as rotinas e o aprendizado enriquecedor nos estágios hospitalares durante seu curso, preparando-se para uma carreira na área da saúde


Ingressar na saúde traz conhecimentos e experiências impactantes na vida dos estudantes, por isso é essencial obter dicas para o primeiro estágio. Saiba mais!

A Medicina é uma profissão nobre e essencial na linha de frente da saúde, desempenhando um papel crucial na sociedade brasileira. Médicos, enfermeiros e outros profissionais da saúde estão profundamente comprometidos com o bem-estar da população, dedicando-se incansavelmente ao cuidado e à cura.

Os estudantes de Medicina percorrem uma jornada desafiadora e gratificante, repleta de aprendizado intenso, especialmente durante os estágios nos primeiros anos e a residência médica. Enfrentar problemas complexos e aprender na prática é uma experiência marcante, preparando-os para os desafios da carreira.

A profissão de saúde tem mostrado sua resiliência e capacidade de superação em diversos contextos desafiadores, destacando a importância e a força destes profissionais. 

Apesar dos desafios, o setor de saúde mantém altos índices de empregabilidade e atrai um interesse contínuo, evidenciando o compromisso e a consciência da categoria sobre seu papel vital na sociedade.

Para futuros médicos, enfermeiros e atendentes hospitalares, é essencial se preparar da melhor forma possível. Com o intuito de auxiliar nesse processo, separamos dicas valiosas para o primeiro estágio que ajudarão a maximizar a experiência e aproveitar ao máximo as oportunidades de aprendizado e crescimento profissional.

Expectativas para estágios hospitalares

rotinas-e-aprendizado-nos-estagios-hospitalares

O ponto inicial é compreender quais as expectativas existentes e alcançáveis diante dos estágios. Os estudantes podem esperar sim uma imersão no cotidiano médico, mas é preciso projetar onde e como isso se aprofunda para estar preparado.

A grande variedade de casos clínicos e o ritmo acelerado durante o estágio são capazes de surpreender qualquer aluno muito avisado; portanto, busque manter o foco constante, observando bem para absorver os procedimentos e métodos de diagnóstico.

Além disso, ter boas relações com os profissionais experientes faz parte do processo e é uma das formas mais naturais de conseguir antecipar situações dentro dessa realidade complexa de um ambiente hospitalar.

De toda forma, tente não buscar uma perfeição imediata e, sim, concentre-se em aprimorar suas habilidades de forma progressiva; desse modo, se manter em um desenvolvimento contínuo vai tornando suas expectativas mais realistas.

Por fim, uma das dicas para o primeiro estágio mais valiosas que precisamos lembrar é de cuidar do seu emocional tanto quanto dos estudos. 

Qual o papel dos estudantes durante os estágios?

Durante os estágios na área da saúde, os estudantes desempenham um papel fundamental no atendimento aos pacientes. Eles se integram à equipe médica realizando tarefas essenciais, como coletar históricos médicos, efetuar exames físicos e apresentar casos clínicos, sempre sob a supervisão de profissionais experientes.

Nesse contexto, os estudantes participam ativamente em discussões diagnósticas, contribuindo com suas perspectivas e aprendendo com as experiências dos demais. Eles acompanham tratamentos, aprendem a interpretar exames médicos e colaboram na elaboração de planos terapêuticos.

Gradualmente, os estudantes assumem mais responsabilidades, enriquecendo seus conhecimentos práticos e se tornando apoios valiosos para os profissionais mais experientes. Esse processo de aprendizado contínuo é vital para seu desenvolvimento profissional na área da saúde.

Situações desafiadoras em espaços hospitalares

Os estágios hospitalares apresentam desafios próprios que demandam resiliência e maturidade: lidar com diagnósticos difíceis, situações de urgência e interações emocionais intensas não é para qualquer um.

Então, o desafio maior está além da competência técnica, mostrando-se na habilidade de manter a empatia diante do sofrimento do paciente.

Para isso, destacamos mais uma vez a importância de fortalecer o emocional para superar a pressão do ambiente hospitalar (que exige um equilíbrio peculiar entre empatia humana e abordagem objetiva, onde muitas vezes é erroneamente confundida com frieza).

Alguns desses contextos difíceis podem incluir casos como:

  • Lidar com patologias complexas e prognósticos difíceis;
  • Passar informações sensíveis de maneira clara e empática;
  • Reagir com precisão mesmo sob pressão;
  • Se portar adequadamente em casos de cunho íntimo;
  • Observar e interpretar sinais e sintomas muitas vezes sutis;
  • Lidar com a perda, conseguindo oferecer suporte emocional;

Esses e outros cenários nos levam ao próximo tópico que é sobre ética: um pilar no exercício dos profissionais da saúde.

Ética e Responsabilidade dos profissionais na saúde

Como em boa parte dos segmentos de trabalho, há conceitos fundamentais que constituem a ética profissional.

Na área da saúde não é diferente: os profissionais também enfrentam questões éticas diariamente, que vão desde a confidencialidade até a tomada de decisões. Por isso, é dito que a relação de confiança com os pacientes é sagrada, exigindo integridade e respeito.

Desse modo, as  habilidades essenciais que os profissionais da saúde devem levar consigo são:

  • Confidencialidade: respeitar e proteger a privacidade das informações dos pacientes.
  • Integridade: atuar com honestidade e transparência em todas as interações profissionais.
  • Autonomia do paciente: respeitar as decisões e a autonomia dos pacientes em relação ao seu tratamento.
  • Justiça: distribuir os recursos e cuidados de maneira equitativa, sem discriminação.
  • Veracidade: ser verdadeiro e preciso ao comunicar informações aos pacientes e colegas.
  • Beneficência: agir no melhor interesse do paciente, buscando seu bem-estar.
  • Não maleficência: evitar causar dano e/ou ferimentos além de minimizar riscos ao paciente.

E afinal, como conseguir um estágio na área da saúde?

A última orientação (e, talvez, a mais interessante para a maioria) diz respeito a como se inserir no mercado de trabalho da saúde.

Você pode se destacar pela participação ativa em atividades extracurriculares, como projetos de pesquisa ou voluntariado, além de personalizar seu currículo, enaltecendo experiências relevantes e habilidades específicas não necessariamente ligadas ao ambiente hospitalar.

Nas redes sociais, especialmente no LinkedIn, acompanhe e se conecte com profissionais e instituições da saúde que tem admiração ou interesse. Depois, uma vez contactado, busque demonstrar o que despertou amor pela área durante as entrevistas, evidenciando não apenas seu conhecimento teórico, mas também suas habilidades interpessoais.

Esperamos que aproveite nossas dicas para o primeiro estágio! Se quiser mais detalhes sobre o segmento, acesse nossas graduações e conheça os cursos na área da saúde oferecidos pela Unit.



POSTS RELACIONADOS

emec