Fisioterapeuta: como é a profissão, onde estudar e mais!

A fisioterapia pode ajudar na recuperação de lesões, na melhoria da qualidade de vida e muito mais. Conheça as especializações e como é essa profissão.


O fisioterapeuta é um profissional da área da saúde capacitado para prevenir, diagnosticar e aplicar tratamentos em quaisquer distúrbios que envolvam a funcionalidade humana.

Esse profissional gerencia o tratamento físico por intermédio do diagnóstico fisioterapêutico, utilizando de diversos recursos de tratamento como a utilização de exercícios físicos direcionados, laser terapêutico e piscina terapêutica, com a intenção de recuperar movimentos, diminuir dores ou disfunções em determinadas partes do corpo humano..

Desse modo, é de suma importância compreender um pouco mais a respeito da profissão do Fisioterapeuta, como se tornar, como é o curso e sua grade curricular, quais são as áreas de atuação, onde estudar para ingressar nesta carreira promissora e dentre outras informações pertinentes para se tornar um bom profissional. 

Como é a profissão de Fisioterapeuta

O fisioterapeuta é o profissional responsável por cuidar da recuperação de pacientes no que diz respeito aos seus movimentos e atuação dele está associada tanto na prevenção como na recuperação de lesões musculares, trabalhando em parceria com médicos e outros profissionais da área da saúde com a finalidade de garantir o bem-estar e a qualidade de vida dos pacientes.

A Fisioterapia é uma profissão regulamentada no Brasil. Portanto, para atuar na área é necessário do diploma de bacharel em Fisioterapia e do registro no Conselho Regional de Fisioterapia e Terapia Ocupacional (Crefito). O campo de atuação desse profissional é bastante vasto, no qual pode atuar como Fisioterapia do Trabalho ou Esportiva, Pneumofuncional, Oncofuncional, Uroginecofuncional, entre outras.

As áreas de atuação desse profissional são bastante diversificadas, podendo atuar em tais segmentos e desempenhando as principais atividades:

  • Saúde Preventiva – propõe exercícios para corrigir postura, relaxar os músculos, alongar antes e depois do trabalho. O intuito deste tratamento é prevenir lesões, diminuir a tensão muscular e amenizar os sintomas de doenças articulares.
  • Fisioterapia do Trabalho – orienta as pessoas em como prevenir e manter a saúde em seus ambientes de trabalho. Também elabora programas de ginástica laboral.
  • Fisioterapia Desportiva – acompanha equipes esportivas em competições. Realiza avaliações funcionais periódicas e propõe tratamentos de prevenção e recuperação de lesões musculares.
  • Indústria de Equipamentos – desenvolve e testa novos equipamentos utilizados na fisioterapia clínica.
  • Oncologia – atua na restauração e melhora dos pacientes diagnosticados com câncer.
  • Ortopedia e Traumatologia – atende pacientes com traumas, fraturas ou luxações.
  • Terapia Intensiva – auxilia no tratamento dos pacientes de Unidades de Tratamento Intensivos (UTIs).

Como é o curso de Fisioterapia

O curso de Fisioterapia é do tipo bacharelado e tem duração em média de cinco anos. De acordo com as Diretrizes Curriculares Nacionais, definida pelo Ministério da Educação (MEC), o curso de fisioterapia precisa contemplar pelo menos quatro áreas principais: Ciências Biológicas e da Saúde, Ciências Sociais e Humanas, Conhecimentos Biotecnológicos e Conhecimentos Fisioterapêuticos.

Fisioterapia é um curso no qual é necessário o contato próximo com pacientes e também práticas em laboratórios. Assim, a universidade prepara o ambiente para que o aluno possa desenvolver as competências e habilidades que são necessárias para se tornar um bom profissional.

O graduando também aprende a respeito das diferentes possibilidades de atuação, como por exemplo: Ortopedia, Cardiologia, Traumatologia, Neurologia, Pneumologia, bem como a aplicabilidade das técnicas de tratamento utilizadas em sessões de fisioterapia, como em massoterapia, termoterapia, fototerapia, hidroterapia e outros.

Onde estudar Fisioterapia

O curso de Fisioterapia  pode ser encontrado na UNIT, uma das faculdades de maior prestígio no mercado, reconhecida com nota máxima pelo Ministério da Educação (MEC). A Unit tem destaque no Ensino Superior por sua excelência de ensino, pesquisa e extensão, responsabilidade social, gestão e corpo docente. Atualmente, ela está posicionada entre as dez Universidades brasileiras com melhores cursos de mestrado e doutorado do país.

Dessa forma, essa universidade tem o compromisso com a empregabilidade do aluno, mediante o incentivo à ampla formação do estudante, realizado por meio de prestação de serviços gratuitos, com orientação profissional (entrevistas e estruturação de currículos) e oportunidades exclusivas de estágios.

Além disso, quem se torna aluno na instituição tem acesso a programas de mobilidade e intercâmbio, através da cooperação acadêmica em instituições educacionais estrangeiras conveniadas (em universidades de mais de 18 países), que possibilitam o aprendizado acadêmico, científico, de idiomas e culturas, mantendo o vínculo com a instituição origem.

Quem estuda na Unit está preparado para se tornar um profissional capacitado para atuar no mercado de trabalho nacional e internacional!

Curso de Fisioterapia da Unit

A graduação de Fisioterapia da Unit tem o objetivo de formar profissionais, através de um corpo docente qualificado e laboratórios específicos do curso, para que estejam habilitados para exercer diversas funções na área com foco na promoção, prevenção, recuperação e proteção à saúde dos pacientes.

Como podemos observar, o fisioterapeuta é o profissional que está habilitado a diagnosticar e tratar disfunções relacionadas ao movimento, aplicando técnicas e procedimentos que visam restabelecer a saúde do paciente, bem como sua reinserção na sociedade, após traumas e lesões.

Portanto, não perca tempo! Aqui, a troca de experiências e oportunidades de crescimento esperam por você, venha ser um aluno da UNIT!

POSTS RELACIONADOS

emec