O que faz um Analista e Desenvolvedor de Sistema: Onde atua e mais!

Um analista e desenvolvedor de sistemas é responsável por analisar, projetar, desenvolver e implementar sistemas de informação.


O Analista de Sistema é um profissional da área de tecnologia da informação, sendo responsável por criar soluções utilizando um sistema de informação. Assim, ele será encarregado por analisar, projetar, implementar, documentar, desenvolver e até mesmo personalizar os sistemas operacionais, dessa maneira, o Analista de Sistema realiza um intenso trabalho de planejamento, para que o projeto atenda as necessidades do cliente ou da empresa.

O Analista de Sistema tem sua atuação voltada ao entendimento do que o seu cliente deseja e após essa compreensão vai iniciar o desenvolvimento do programa computacional que seja capaz de atender as necessidades da empresa em que trabalha.

Esse profissional tem a sua disposição um vasto mercado de trabalho, pois pode prestar serviços para indústrias, em empresas de grande, médio e pequeno porte, também pode prestar seus serviços de maneira autônoma e pode prestar concurso para trabalhar no  serviço público.

O que faz um Analista e Desenvolvedor de Sistema

Como já dito, esse profissional é encarregado pela criação e desenvolvimento de sistemas operacionais que possam sanar as demandas do cliente. Assim o Analista de sistema vai desenvolver softwares, ou seja, um programa computacional. O analista vai definir como será a arquitetura do programa, a linguagem de programação, o sistema gerenciador do banco de dados e entre outras características do softwares que devem ser definidas nessa etapa.

Além disso, o profissional vai ser responsável por administrar o banco de dados, assim o trabalho do Analista não será finalizado após a implementação do novo programa computacional, pois ele terá que fazer o gerenciamento das informações e terá que estar sempre atualizando o banco de dados. No mais, vai realizar atualizações sempre que necessário tanto no banco de dados como no programa desenvolvido.

No mais, o Analista de Sistemas tem como função o suporte aos usuários do programa criado, dessa forma, ele produz o manual técnico de uso, realiza atualizações no sistema, disponibiliza treinamento para os usuários e sna eventuais dúvidas dos mesmos.

Esse profissional também pode realizar a função de analista de negócios, dessa forma, ele vai participar de reuniões e briefings com clientes, levantando requisitos e especificando casos de uso, para que assim possa criar software que sejam capazes de resolver os problemas dos clientes.

Analista de sistemas

Como atua um Analista e Desenvolvedor de Sistema

O Analista Desenvolvedor de Sistema pode atuar em várias áreas dentro de uma instituição, ele pode ficar responsável por disponibilizar o suporte. Dessa  forma, ele terá que manter os sistemas funcionando de maneira correta e eficiente, para isso terá que realizar manutenções periódicas, atualizações, realizar o upgrade no sistema e tomar precauções para evitar prováveis problemas que venham a prejudicar o software.

Além disso, ele pode ficar na parte de criação e desenvolvimento de sistemas, essa é uma função mais específica, pois cada sistema é desenvolvido para atender a um propósito e realizar ações específicas. Isso porque cada empresa tem suas especificidades e necessidades, um exemplo é comparar uma farmácia e um supermercado, cada estabelecimento vai precisar de um sistema próprio não dá para usar o mesmo nos dois estabelecimentos.

No mais, outra função primordial da atuação desse profissional é que além de verificar se o projeto almejado pela empresa é viável do ponto de vista técnico ele deverá analisar se será vantajoso economicamente também.

Onde atua um Analista e Desenvolvedor de Sistema

Esse profissional tem uma vasta área de atuação, assim o que não lhes faltam são oportunidades no mercado de trabalho e segundo dados recentes do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA), essa é a profissão que mais criou postos de empregos  entre os anos de 2009 e 2012, foram gerados 49.535 novos empregos nesse segmento.

Esse profissional pode trabalhar em empresas, indústrias, escritórios, de forma autônoma e também para o serviço público. Outra vantagem é que o profissional não fica vinculado apenas às empresas brasileiras, eles podem prestar seus serviços para multinacionais.

Dessa maneira, o analista pode escolher alguma dessas formas de atuação mencionadas acima e mesmo pode optar em qual área deseja atuar. Podendo trabalhar com o desenvolvimento de software, ou seja, ele vai criar programas e sistemas operacionais para celulares, internet, caixas automáticos, tablets, computador e muito mais.

Também pode optar por trabalhar no setor de administração de rede, assim ele vai ser o responsável por toda a infraestrutura de tecnologia da informação da empresa, também vai garantir a segurança das informações que são compartilhadas na rede utilizada, entre outras áreas de atuação

Conheça o curso de Analista e Desenvolvimento de Sistema da Unit

O curso de Analista e Desenvolvimento de Sistemas é uma graduação de nível tecnológico, que tem duração média de 2 anos, possui 5 semestres e na Unit o aluno pode escolher estudar no período noturno ou matutino. A faculdade tem como objetivo formar um profissional capaz de desenvolver, projetar, testar, codificar, implantar e gerenciar sistemas e recursos relacionados ao software e também ao hardware.

O curso conta com uma grade curricular voltada para a área tecnológica, sendo assim possui matérias como: Banco de Dados; Redes e Cloud Computing, Testes de Software, Desenvolvimento Web, Desenvolvimento Mobile, Programação I, Introdução a Programação, entre outras. 

Além dessas matérias a cada semestre o discente vai ter uma matéria de inglês, pois com um inglês fluente o profissional que se forma na Unit possui mais chances de ser contratado por uma multinacional em que o inglês é requisito de admissibilidade.

Ademais, na graduação do Curso de Análise e desenvolvimento de Sistemas na Unit o discente recebe a cada período concluído um certificado, assim o aluno já tem a comprovação a cada período das habilidades aprendidas e já pode ingressar no mercado de trabalho. Segue abaixo os períodos que precisam ser concluídos para ganhar cada certificado correspondente:

  • Períodos 1, 2 e 3: Certificação de Programador de Sistemas Júnior;
  • Períodos 1, 2, 3 e 4: Certificação de Programador de Sistemas Sênior;
  • Períodos 1, 2, 3, 4 e 5: Certificação de Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas.

POSTS RELACIONADOS

emec