O que faz um Designer Gráfico: Onde atua e mais!

Saiba como é o mercado de trabalho para Designer Gráfico no Brasil, os desafios e possibilidades de atuação nessa área criativa e inovadora.


Esse profissional é responsável por criar projetos de comunicação visual, assim esse profissional cria logotipos, marcas, embalagens, anúncios, panfletos, cartazes, vinhetas para a tv, dentre outras criações que este profissional é responsável. Além disso, ele pode trabalhar na parte de criação de móveis, jóias, utensílios, etc. Ele vai realizar o desenho do objeto que se deseje e mandar para a equipe de produção.

O Design Gráfico tem um mercado de trabalho bem amplo à sua disposição, então sua atuação pode ser bem diversificada. Assim ele pode atuar na criação de panfletos, cartões de visita, elaboração de web sites, pôsteres, logotipo, dentre outras formas de atuação.

O mercado de trabalho para esse profissional é muito amplo, assim ele pode atuar prestando serviços de maneira autônoma, trabalhar em empresas de design, ou prestar serviços a uma indústria, Editoras, Empresas de diferentes setores, Empresas de embalagens, Jornais e revistas (online e impressas), Emissoras de TV, Gráficas, dentre outros ambientes.

O que faz um Designer Gráfico

O Designer Gráfico vai ser responsável por desenhar e projetar, assim ele se utiliza de símbolos visuais com o objetivo de transmitir diferentes mensagens e experiências. Dessa forma, esse profissional vai transformar ideias em produtos visuais que causem o interesse do público, como por exemplo: logotipos, marcas, embalagens, anúncios, panfletos e cartazes. 

No mais esse profissional atualmente pode atuar com a produção de projetos físicos como por exemplo folhetos para ser entregue ao público em geral e com a produção de produtos digitais que está em alta atualmente.

Além disso, esse profissional pode atuar na edição e formatação de livros, por exemplo. Nesse caso ele pode trabalhar em editoras e ele fica responsável por realizar o alinhamento das linhas, realizar a identidade visual do livro, tipografia do livro, ou seja, escolha das fontes a serem usadas e cuida de outros detalhes mais técnicos. Ele também pode incluir a diagramação, a infografia, ilustração e até o projeto gráfico em jornais que podem ser impressos ou digitais.

No mais esse profissional pode realizar a criação e desenvolvimento de anúncios. Nesse caso o profissional vai ter como papel a criação dos elementos visuais e artísticos do anúncio para que chame a atenção do público e gere interesse. Assim ele vai resolver os problemas de comunicação, desenvolvendo peças publicitárias que se destacam em meio à intensa exposição visual nas mídias. Nesse sentido ele vai trabalhar com as cores, formas e demais elementos do anúncio para atrair o público.

Como atua um Designer Gráfico

Este profissional tem várias áreas de atuação dentro do Design Gráfico, entre elas pode-se destacar a área de Designer Gráfico de Embalagens e Produtos. Nesse segmento o profissional pode prestar serviços para pessoas físicas ou empresas, atuando no desenvolvimento de embalagens. Nesse tipo de atuação o profissional tem que levar em conta a beleza do que está desenvolvendo para poder atrair o cliente, os impactos ambientais da embalagem, as matérias-primas que serão utilizadas, o perfil dos usuários e claro no orçamento disponível.

Ademais, esse profissional pode atuar também como um Designer Digital, nesse âmbito o profissional será responsável pelo desenvolvimento e a criação de peças para a internet, como lojas virtuais, conteúdos para blogs, anúncios ,páginas de empresas, websites, dentre outras criações. Nesse âmbito o profissional vai pensar em todos os detalhes visual dos sites para proporcionar ao cliente a melhor experiência.

Onde atua um Designer Gráfico

O mercado de trabalho para o Designer Gráfico é bem diversificado e ele pode atuar em vários segmentos. Dessa forma, ele pode atuar em uma emissoras de TV, nesse segmento ele é fundamental para o desenvolvimento de peças publicitárias para a veiculação na TV, nos programas da emissora, pois ele cria todo o layout do programa e pode também colaborar em vinhetas, etc.

Outros segmentos que ele pode atuar é em estúdios de design, assim ele pode realizar a criação, produção de animações para o meio digital, criação de logotipos, marcas, embalagens e definição da aparência. Essas funções, claro, vai depender do cliente que contratar o estúdio. Ademais, nesse mesmo ambiente de trabalho ele pode ser responsável por definir o formato de páginas de jornais, revistas (cores, formatos, tamanhos e tipos de letras e de papel), criação visual de sites, blogs e banners para a internet, dentre outras funções.

Ademais, um Designer Gráfico também pode ser professor universitário ou se dedicar a realização de pesquisas científicas, produção de artigos científicos e livros. Também podendo realizar consultorias, e assim tirar dúvida de pessoas que estão iniciando na carreira.

Conheça o curso de Designer Gráfico da Unit

O curso de Design Gráfico pode ser encontrado no tipo bacharelado que tem duração de 4 anos ou tecnólogo que tem duração de 2 anos. Na Unit o curso possui 6 semestres, tendo uma carga horária total de 2640 horas aula e o aluno pode escolher estudar no período

noturno ou matutino. O discente tem contato com várias matérias e no final do curso tem que apresentar o Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), tudo isso com o intuito de capacitar o aluno para atuação no mercado de trabalho.

A faculdade de Design Gráfico está no espectro das ciências sociais aplicadas, sendo assim possui matérias diversificadas, segue abaixo algumas das matérias presentes no curso de Design Gráfico da Unit, sem levar em conta as matérias optativas que disponibiliza durante o curso:

  • Tecnologia Digitais para Desenho
  • Ética no Design e Propriedade Intelectual
  • Estética, Estudos da Arte e do Design
  • Fundamentos Antropológicos e Sociológicos
  • Ergonomia Aplicada ao Design
  • Gerenciamento de Projetos em Design
  • Design para Sistemas de Identidade Visual I
  • Design para Sistemas de Identidade Visual II
  • Startups, Incubadoras e Negócios, entre outras matérias.

Ademais, a faculdade também conta com uma infraestrutura de qualidade, possibilita aos alunos aulas práticas também, para que assim o aluno possa aliar o que aprende na teoria com a prática e conta com um corpo docente muito bem preparado de Mestre e Doutores.

POSTS RELACIONADOS

emec