Mitos e curiosidades sobre a faculdade de Medicina

Há alguns mitos sobre a faculdade de Medicina que acabam distanciando interessados no curso, por isso, descubra o que é real e ganhe mais incentivos.


A faculdade de medicina é uma das mais desejadas em todo o Brasil e por isso muitos mitos são criados em torno dela. Descubra o que é verdade ou não sobre o curso!

Dentre as ocupações de maior prestígio no país, como advogado, engenheiro, cargos militares, entre outras, a profissão de médico é sem dúvidas uma das primeiras. E esse fato impacta diretamente em tudo o que se relaciona à medicina na faculdade.

Segundo o estudo temático de 2020 do Conselho Nacional de Educação, o mais recente publicado, a quantidade de cursos e vagas de medicina dobrou entre o começo e o fim da década, chegando a um total de 322 cursos com 35.655 vagas disponíveis.

A maior parte das faculdades que oferecem o curso de medicina são privadas, sendo 195 ao todo. Em relação a distribuição dos cursos pelo país, a região Sudeste é a que possui a maior concentração de faculdades, com mais de 40% do total.

Essa distribuição também interfere na quantidade de médicos em cada região. O Sudeste, apesar de ter 42% da população, possui 55% dos médicos brasileiros. Por outro lado, o Norte concentra apenas 4% dos médicos para seus 9% da população brasileira.

Um dado muito interessante destacado pelo CNE, é a taxa de formação na faculdade de medicina.

Ao todo, 96% dos alunos que entram no curso se formam, número bem superior ao dos cursos de Engenharia Civil, Direito e Enfermagem, que possuem 38%, 49% e 46%, respectivamente.

Apesar desses números expressivos, o Brasil é apenas o 79º colocado no ranking mundial da distribuição de médicos no mundo, apresentando um total de 2,2 médicos para cada 1000 habitantes. O primeiro é Cuba, 8,2, seguido de Mónaco, 6,6, e San Marino, 6,2.

O Brasil tem muito potencial de crescimento da medicina, mas para que isso seja possível é necessário desfazer diversos mitos que foram construídos em torno da faculdade e que servem apenas para afastar os interessados na profissão.

Desvendando os mitos da faculdade de medicina

Com a tradição e o prestígio social dos médicos, é normal que muito seja falado sobre a profissão e a sua faculdade. Mas, se uma parte não passa de pequenos boatos, por outro lado, há aqueles mitos que afastam as pessoas do curso.

Pensando nisso, separamos aqui alguns dos mitos mais divulgados sobre a faculdade de medicina para esclarecer o que é verdade e o que não é.

Precisa ser rico para cursar?

Não, o curso de medicina não é exclusivo para quem tem mais dinheiro. Esse tipo de comentário é oriundo de uma visão muito antiga da realidade do ensino superior no Brasil, em que haviam poucas faculdades e o acesso era mais difícil.

Hoje em dia, a oferta do curso aumentou consideravelmente em todo o país e apesar do relativo valor alto das mensalidades, existem muitos programas de bolsas de estudo, como o Prouni, que ajudam qualquer pessoa cursar medicina.

Só a graduação basta para o sucesso?aluna-da-faculdade-de-medicina-acompanhando-uma-senhora-paciente-1

O formado na faculdade de medicina já inicia no mercado de trabalho com um bom salário, mas apenas a graduação não garante o sucesso na carreira. É necessário continuar os estudos, fazer residência médica e outros cursos de especialização para alcançar maiores realizações.

Além disso, a responsabilidade social do médico demanda que ele esteja sempre se atualizando com novos cursos na sua área de especialização, afinal, um erro pode resultar em risco para a vida dos pacientes.

O vestibular é o momento mais difícil?

Apesar da alta concorrência e do nível de conhecimento elevado que é exigido para conseguir uma vaga, o vestibular não é o momento mais difícil da graduação.

Com muitas matérias teóricas e práticas, o aluno de medicina percebe desde o início que é necessário muita dedicação e estudo, pois a seriedade e a importância da profissão faz com que as aulas demandem um alto rigor de ensino e de conhecimento para ser aprovado.

Existem aulas com cadáveres?

Essa é uma pergunta muito comum entre aqueles que querem entrar na faculdade. E a resposta é sim. Durante disciplinas como anatomia e fisiologia humana, é comum que os estudantes tenham aulas práticas com cadáveres humanos.

O contato direto com o corpo humano é fundamental para o aprendizado de procedimentos cirúrgicos, por exemplo.

O médico só trabalha em hospitais?

Mesmo sendo o lugar mais comum, o médico pode atuar em diversos locais além de hospitais e centros médicos.

Uma atividade que tem crescido é a atuação como gestores de unidades de saúde, em que eles são responsáveis pela administração do espaço físico e da equipe de trabalhadores.

Além disso, os médicos são muito requisitados em centros de treinamento, principalmente em clubes de futebol, e também na universidade. Por mais esse motivo, a carreira acadêmica na medicina é fundamental para o crescimento da faculdade de medicina.

Portanto, vários mitos sobre o curso de medicina são apenas falta de informação por parte de quem os propaga. Se você tem interesse, ou conhece alguém interessado, não deixe de conferir o vestibular de medicina para iniciar a carreira tão prestigiada e importante.

 

Leia mais:

Vestibular Medicina: o que é e como funciona

O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina

A importância no oferecimento de cursos na área da saúde

POSTS RELACIONADOS

emec