Descubra como é a Faculdade de Medicina

Saiba como é a faculdade de medicina e descubra se essa graduação é tudo o que espera e almeja para sua profissão do futuro. Confira nossas dicas!


A faculdade de Medicina forma profissionais capacitados a prevenir, diagnosticar e tratar doenças, portanto é comum existir dúvidas e curiosidades sobre o curso. Saiba mais!

A carreira médica é, sem dúvidas, uma das mais prestigiadas na sociedade e o curso requer muito comprometimento. 

Na faculdade de Medicina os estudantes aprendem conceitos de anatomia, fisiologia, bioquímica e muitos outros, além de ter a oportunidade de praticar habilidades em hospitais e clínicas durante estágios.

Portanto, se você tem interesse em ingressar na faculdade, mas ainda tem dúvidas que precisa tirar, este artigo esclarecerá tudo o que precisa.

Como é a faculdade de Medicina?

Falar sobre como são as aulas na faculdade de Medicina é relativamente simples: as aulas teóricas visam fornecer aos estudantes conhecimentos sobre o funcionamento do corpo humano e os mecanismos por trás das doenças.

Confira algumas disciplinas do curso de Medicina:

  • Anatomia
  • Biologia Celular e Molecular
  • Embriologia
  • Fisiologia
  • Oftalmologia
  • Traumatologia e Ortopedia
  • Imunologia
  • Ética Médica
  • Patologia

Já as aulas práticas e estágios clínicos permitem que os estudantes apliquem os conhecimentos adquiridos em situações reais, como consultas médicas, exames, cirurgias e atendimento a pacientes hospitalizados. 

Isso ajuda a desenvolver as habilidades clínicas, como comunicação e diagnóstico.

Além disso, os estudantes de Medicina também são estimulados a participar de projetos de pesquisa e atividades extracurriculares, o que os ajuda a complementarem sua formação e se prepararem para a carreira médica.

Assim, de modo geral, o aluno interessado na graduação deve levar em conta que o objetivo do curso de Medicina é formar profissionais capazes de cuidar da saúde da população.

Vale dizer que a presença de profissionais médicos é vital na sociedade, e por isso é importante tanto o oferecimento quanto a adesão de cursos na área da saúde.

É muito difícil se formar em Medicina?

estudantes-tendo-aula-de-medicina

Formar-se em Medicina é considerado um desafio, pois exige muito esforço, dedicação e estudo constante.

O curso é intensivo, cobrindo uma ampla gama de assuntos e disciplinas, e os estudantes precisam ter conhecimentos sólidos em ciências básicas, como biologia, química e física. Além disso, é importante aprender novas informações e habilidades a cada ano.

No entanto, a dificuldade do curso depende mesmo do estudante e de sua capacidade de lidar com o estresse e a pressão do ambiente de trabalho médico, pois, enquanto alguns alunos podem achar o curso difícil, outros podem encontrar mais facilidade e até desmistificar o que imaginavam sobre. 

O importante é que se tenha paixão pelo que está fazendo e esteja disposto a trabalhar para cuidar das pessoas da melhor forma. Quanto a isso, é bem-vindo buscar o suporte emocional (seja da família ou de amigos) e ajuda psicológica sempre que necessário.

O que um estudante de Medicina não pode fazer?

Embora existam muitas coisas que um estudante de Medicina possa e até deva fazer durante o curso, há algumas atividades e comportamentos que são considerados inapropriados, podendo prejudicar sua formação e sua carreira. 

Por isso, dentre as coisas que um estudante de Medicina não podem fazer, estão:

  • Uso de drogas ilegais: o uso de drogas é proibido e pode resultar em sanções disciplinares ou até mesmo na expulsão do aluno.
  • Plágios: os estudantes de Medicina precisam ter suas próprias ideias e trabalhos originais. O plágio é uma infração grave e pode resultar em sérias consequências.
  • Ausência de ética profissional: os graduandos precisam seguir as normas éticas da profissão médica e evitar comportamentos inadequados com pacientes, colegas e professores.
  • Negligenciar a saúde: é importante cuidar da saúde física e mental, evitando hábitos nocivos, como falta de sono, má alimentação e sedentarismo. Lembre, se não cuidar de você, dificilmente conseguirá cuidar dos outros.
  • Desrespeito às leis e regulamentos: o graduando de Medicina deve conhecer e seguir as leis e regulamentos relevantes para a profissão médica, incluindo as normas de segurança e privacidade de dados dos pacientes.

Quanto tempo dura a faculdade de Medicina?

O curso de Medicina dura normalmente 12 semestres, dependendo, é claro, da instituição (e principalmente dos resultados do aluno). Na Unit, a duração ocorre em período integral, está autorizada pelo MEC e possui a modalidade de Bacharelado.

Quais são as áreas de Medicina?

As áreas da Medicina mais comuns são:

  • Clínica médica;
  • Cirurgia;
  • Pediatria;
  • Obstetrícia e Ginecologia;
  • Dermatologia;
  • Neurologia;
  • Psiquiatria.

Como ingressar na faculdade de Medicina?

Para ingressar em Medicina, assim como nos demais cursos de faculdade, o estudante interessado precisa prestar um vestibular. Porém, o curso de Medicina normalmente possui um vestibular próprio. 

Na Unit, o vestibular de Medicina é um meio de ingresso que visa tornar mais prático o processo seletivo dos interessados na carreira médica. Desde seu cadastro, até a veiculação dos aprovados.

Financiamento para faculdade de medicina

Como já dito, a faculdade de Medicina tem muita notoriedade na sociedade. 

Por formar uma carreira muito importante, necessária e o tempo de curso ser maior do que os demais, uma das formas mais comuns de custear a graduação é através de financiamento.

Como é o começo de carreira de um médico?

A carreira inicial de um médico pode começar como residente em um hospital ou clínica. 

Neste período, o médico é supervisionado por profissionais mais experientes e tem a oportunidade de trabalhar diretamente com pacientes, participar de cirurgias e desenvolver habilidades clínicas. 

Qual o salário inicial de um médico?

Geralmente, um médico iniciante ganha entre R$ 4.000 a R$ 8.000 por mês, dependendo da especialização e do local de trabalho. 

Médicos residentes em hospitais públicos geralmente ganham menos do que aqueles que trabalham em clínicas particulares ou em consultórios próprios, mas em ambos os cenários o salário pode aumentar à medida que se adquire mais experiência e habilidades. 

Como pôde ver, a graduação em Medicina é bem ampla e pode oferecer oportunidades em várias especialidades. Não existem razões para o curso espantar interessados de verdade e a carreira retribui à altura os profissionais empenhados. 

Por isso, se deseja fazer Medicina, é essencial ingressar quanto antes na graduação. Aproveite todas as informações que conseguiu, conheça nossa faculdade de Medicina, e se inscreva no curso!

Leia também:

Vestibular Medicina: o que é e como funciona
O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina
Como passar em Medicina?

POSTS RELACIONADOS

emec