Como passar em Medicina?

O vestibular de medicina é um dos mais concorridos do país, mas pode ser realizado com maior tranquilidade. Acesse já e conheça nossas dicas!


O vestibular de Medicina é concorrido, mas seguindo algumas orientações fica mais fácil. Veja as melhores dicas de como passar em Medicina!

A Medicina como ciência surgiu na Grécia há cerca de 2500 anos, quando Hipócrates compilou os seus primeiros relatos e experimentos e, por isso, ele é considerado o pai da Medicina.

A partir daquele momento, os estudos foram sendo aperfeiçoados, novos experimentos ocorreram e permitiram a descoberta de novas doenças e seus respectivos métodos de cura que conhecemos atualmente.

Independente do momento histórico, as pessoas que se ocupavam em descobrir os meios para curar os males do corpo sempre receberam um grande respeito e valorização da sociedade.

Nos dias atuais, a profissão de médico figura entre as mais prestigiosas e rentáveis na sociedade. Seja sua importância cotidiana ou nos momentos em que o médico é fundamental para a existência humana, como foi o caso recente da pandemia do Covid-19.

Essas situações mostram que a formação de mais médicos é essencial para que todas as pessoas possam cuidar da sua saúde, independente do tipo da doença, sempre obtendo atendimento de qualidade.

Por essas razões, a graduação em Medicina é uma das mais concorridas em todo o país, chegando em alguns casos a ter mais de 80 candidatos por vaga disponível no curso.

Apesar de muitas pessoas acharem quase impossível conseguir ingressar nessa faculdade, a aprovação no vestibular para Medicina pode ser mais tranquila. Além da dedicação e do esforço, há algumas dicas que podem facilitar esse processo.

Pensando nisso, reunimos as principais orientações sobre como passar em Medicina.

Dicas de como passar em Medicina

O segredo para conseguir a sonhada aprovação neste vestibular é saber se organizar e ter disciplina para aplicar no seu cotidiano as orientações que irão ajudar a aumentar o seu desempenho no dia da prova.

Confira o edital

O edital do vestibular é o documento que reúne todas as informações sobre a prova. Forma de inscrição, requisitos necessários, dia e horário de aplicação, como é calculada a nota, descrição dos conteúdos que são exigidos, entre outras informações.

É preciso ler por completo e com atenção,  esse documento é o primeiro passo para conhecer a avaliação e poder começar a se preparar para o momento da prova.

Cronograma de estudos

O cronograma é o principal aliado de todo vestibulando e indispensável para os que desejam Medicina. Planejar os horários de estudo, incluindo todas as disciplinas, períodos para revisão e resolução de exercícios é ideal para não ficar perdido sobre o que estudar.

Uma boa prática é evitar ficar longos períodos estudando sem pausas e uma mesma disciplina. O mais eficiente é definir pequenos blocos de 1h de estudo e intercalar com matérias diferentes e pequenas pausas para descansos.

Técnicas de aprendizado

Uma dúvida muito comum entre os candidatos é a respeito dos métodos de estudo. Qual funciona melhor, qual deles garante resultado mais rápido, entre outros questionamentos. A verdade é que não existe nenhum método que seja o melhor em absoluto.

As diferentes formas para estudar existem para que as pessoas encontrem o modo que funciona melhor para elas em particular. Assim, o indicado é identificar se para você o melhor é fazer anotações, resumos, criar mapas mentais, enfim, o que identificar como mais eficaz.

Responda as provas anterioresestudante respondendo prova

Um erro muito comum daqueles que estão se preparando para o vestibular de Medicina é focar apenas nas aulas, na resolução de exercícios de fixação e esquecer de fazer as provas de edições anteriores.

Conferir e resolver as avaliações passadas é a melhor forma de conhecer as características específicas do vestibular que irá prestar e melhorar o seu desempenho especialmente para ela.

Conhecer os tópicos mais cobrados, a quantidade de questões por matéria, como são formuladas as perguntas, são informações muito relevantes que ajudam nesse processo de como passar em Medicina.

Além disso, essa também é uma forma de simular o dia oficial de aplicação da prova e treinar o tempo gasto para resolver tudo sem nenhum problema. E claro, ajuda a saber quais são os seus pontos fracos para poder direcionar melhor os estudos.

Escute os especialistas

Conhecer e ouvir pessoas que são especialistas, seja em uma disciplina específica ou nesse formato de processo seletivo, é importante para aprender detalhes que sozinhos normalmente não identificamos.

E hoje é muito fácil acessar esses conteúdos. Canais do YouTube como o Estratégia Enem e Vestibulares, Professor Noslen e Débora Aladim, são alguns exemplos de pessoas dedicadas a ensinar os pormenores para facilitar a aprovação.

Não deixe o lazer de lado

A quantidade de conteúdo a ser estudado, o número elevado de concorrentes e mesmo a excessiva cobrança são algumas dificuldades que levam os candidatos a dedicarem todo o seu tempo livre aos estudos. Porém, isso pode vir a ser um grande problema.

O nosso cérebro é semelhante a um músculo, ele pode ser treinado e melhorar de desempenho, mas para isso ele precisa também de descanso para que o estudante tenha tempo de assimilar o conteúdo adquirido. E nesse caso, o lazer cumpre essa função.

Dedicar algumas horas para ver um filme com os amigos, participar de um encontro familiar ou até praticar um esporte são atividades que ajudam o cérebro a descansar e também deixa a rotina semanal mais fácil de ser cumprida.

Da mesma forma, manter uma boa alimentação e ter boas noites de sono são parte integrante de todo bom planejamento de como passar em Medicina.

Anotadas as dicas e seguindo ao longo da sua preparação, a sua aprovação para a faculdade de Medicina ficará cada dia mais próxima de se tornar realidade!

Leia mais:

Vestibular Medicina: o que é e como funciona

O que você precisa saber sobre a faculdade de Medicina

Mitos e curiosidades sobre a faculdade de Medicina

POSTS RELACIONADOS

emec