O mercado promissor da odontologia: Tendências e perspectivas

A odontologia é uma área da saúde que se dedica ao estudo, diagnóstico e tratamento de problemas relacionados à saúde bucal.


Atualmente, o mercado de Odontologia oferece um leque de oportunidades, principalmente por ser uma área tanto da saúde, quanto da estética, onde o profissional pode atuar desde procedimentos para correções e imperfeições bucais à tratamentos estéticos. Graças a isso,  ao decorrer do tempo a procura pelos profissionais tem aumentando ainda mais. 

Um traço curioso nesta área, como também ocorre com a medicina, é que não importa o número de profissionais no mercado, a tendência é que a demanda seja alta. 

Em termos de remuneração, a  média salarial é de, aproximadamente, R$3.500,00. Para aqueles que optam em ter seu próprio consultório ou atuar em cargos públicos, o salário pode variar.  

Nesse sentido, aqueles que têm afinidade nesta área e são dispostos a resolver problemas bucais e atuar melhorando a estética do paciente, a Odontologia é o caminho para  ganhar estabilidade e sucesso profissional. 

Como está o mercado de trabalho em Odontologia

De acordo com os dados emitido pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), o crescimento do número de pessoas adeptas de planos odontológicos no Brasil, cresceu 9,61%. Ou seja, apesar da pandemia e das restrições sanitárias, não afetou o crescimento da prática odontológica, e os pacientes continuam procurando em grande escala cuidar da saúde bucal. 

Dessa forma, também trouxe benefícios para os dentistas, com o privilégio que os planos odontológicos oferecem, mais pessoas estão se interessando em cuidar da saúde bucal e intensificando suas visitas ao dentista.

Segundo o US News & World Report publicou os 100 melhores empregos nos Estados Unidos, entre uma das primeiras estavam a Odontologia com boas chances de crescimento na vida profissional e salarial.

Diante de uma época totalmente rendida aos avanços tecnológicos, os profissionais estão conseguindo equipamentos que melhoram sua prática odontológica, além de acrescentar novidades para o ramo da saúde bucal. 

A odontologia é uma área bastante tradicional no mercado, sobretudo é uma das mais promissoras, oferecendo aos seus profissionais possibilidades de crescimento e uma carreira notória em seu meio.

Quem se forma em Odontologia trabalha onde

O dentista tem ótimas condições para exercer sua profissão, podendo estar presente em alguns lugares com o intuito de promover qualidade e bem-estar a uma determinada população ou equipe. Confira os ambientes que os dentistas mais atuam:

  • Consultórios;
  • Postos de saúde;
  • Clínicas;
  • Participando da equipe de saúde de uma empresa, etc.

Além disso os dentistas podem atuar de forma autônoma, tendo o seu próprio consultório e com isso mais flexibilidade e autonomia com os seus horários.

Principais áreas de atuação da Odontologia

A odontologia é uma área que possibilita um leque de possibilidades de atuação aos seus profissionais, conheça alguma delas:

Clínica Geral 

A mais popular entre os dentistas, nesta área o profissional vai atender pessoas com diferentes queixas, ou seja, um público diversificado. Basicamente sua prática neste ramo, consiste em:

  • Realizar limpeza;
  • Aplicar Flúor;
  • Cirurgias simples;
  • Restauração e extração de dentes;
  • Tratamento da cárie, etc. 

Ortodontia 

O público atendido por esses profissionais que atuam na área de Ortodontia são adolescentes e adultos. Na maioria das vezes, a atividade mais recorrente são às análises dentárias através de fotografias e radiografias da arcada dentária, como também exames clínicos e moldes de gesso dos pacientes. 

Odontopediatria

Atualmente é uma das áreas mais procuradas, tanto para atuação do profissional, quanto em termos de busca por parte dos  pacientes. É focada diretamente na saúde bucal das crianças, até os seus 12 anos. 

Por essa razão o dentista que atua na Odontopediatria precisa ser paciente e criativo para cativar a criança e diminuir eventuais sentimentos de medo e insegurança dos procedimentos.

Odontologia Estética 

Um dos ramos de mais crescimento é a estética e, com isso, a saúde bucal não poderia ficar de fora. Os profissionais desta especialidade são os responsáveis por procedimentos para melhorar a autoestima e bem-estar dos pacientes.

Traumatologia e Cirurgia Bucomaxilofacial

O dentista vai trabalhar com traumatismo e anomalias na face, boca e no sistema de mastigação. 

Também em seus procedimentos de correção, é possível melhorar o sono, através de tratamentos da articulação, temporomandibular, transplantes e implantes dentários. 

A cada dia que passa, essa especialidade ganha mais ênfase no mercado, muito associado à constante evolução da tecnologia, que oportunizam mais  acréscimos e soluções para a área.

Perfil do profissional de Odontologia

A odontologia é uma das áreas que lida diretamente com o paciente, por isso certos aspectos devem estar presentes no profissional. Assim, ele pode atender de maneira adequada, proporcionando bem-estar e tranquilidade a quem procura por seus serviços. 

Por essa razão, os dentistas precisam ser sensíveis e empáticos à condição do outro, já que existem pessoas que são sensíveis a determinados procedimentos bucais, além disso tem dentista que seus pacientes são crianças. 

Além disso, todo profissional deve agir com ética e respeito e não seria diferente com o dentista, que vai estar diante da vulnerabilidade do seu paciente, por isso é importante ser discreto e atencioso, entendendo o que se passa. 

Também é crucial saber ter uma boa comunicação com o seu paciente para que os procedimentos sejam eficazes e ágeis.

Não se pode esquecer da importância de se manter atualizado sobre novos procedimentos e estudos da área, a fim de oferecer maior credibilidade e inovação aos seus atendimentos.

Curso de Odontologia da Unit 

O curso de Odontologia pode ser encontrado na Unit na modalidade presencial, que é uma das faculdades com maior prestígio no mercado, tendo uma das maiores notas no MEC (Ministério da Educação), sem dúvidas formando os melhores profissionais para o mercado.

A instituição conta com professores reconhecidos no mercado e com laboratórios diversos para disciplinas específicas. Veja os laboratórios que a Unit têm:

  • Anatomia de Cabeça e Pescoço;
  • Anatomia e Escultura Dental;
  • Biologia;
  • Histopatologia;
  • Bioquímica;
  • Microbiologia e Imunologia;
  • Dentística;
  • Periodontia;
  • Reabilitação Protética.

Com uma grade curricular focada em capacitar os seus estudantes para o mercado de trabalho, sendo ministradas de acordo com uma didática específica para cada matéria. 

Algumas das matérias, são:

  • Anatomia Funcional e Sistêmica;
  • Fisiologia Humana;
  • Estomatologia;
  • Dentística;
  • Periodontia;
  • Saúde Bucal Coletiva, dentre outras.

Não há dúvidas que a Unit oferece uma das melhores condições para o desenvolvimento profissional de um dentista, contando com uma estrutura e professores qualificados.

POSTS RELACIONADOS

emec